7 dicas importantes antes de investir em ações

desenho de boneco segurando cofre e pensando em gráficos
Antes de investir em ações é muito importante conhecer os riscos, fazer um plano de investimento, saber qual empresa está investindo e conhecer as taxas.

Em uma tentativa de economizar dinheiro e fazê-lo render, muitas pessoas acabam escolhendo pela opção de investir em ações. Para que esta ação seja realmente vantajosa, entretanto, é importante se informar a respeito de alguns detalhes para saber a maneira certa de investir. Caso contrário, ao invés de economizar, você poderá gastar muito e até perder dinheiro.

Dicas para investir em ações

Se você está pensando em começar a investir em ações, acompanhe as sete dicas a seguir para não errar na hora do seu investimento e evitar ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho:

Conheça os riscos

Muita gente se deixa levar pelo pensamento de que o mercado de ações é o que possui maior taxa de lucro e, por isso, é a melhor opção para investir. No entanto, não é tão simples assim, pois as ações oferecem sérios riscos, e assim como o lucro pode ser bem maior as perdas também são maiores.

Conheça o seu perfil de investidor

Cada pessoa possui um perfil diferente, e isso acontece também no mercado de ações. Conservador, moderado, moderado-agressivo e agressivo são os principais perfis existente entre os investidores. Em qual deles você se encaixa? Se você está começando, provavelmente estará entre os conservadores, podendo subir de perfil com o tempo. Quanto menos perto do perfil agressivo, menores são os riscos.

Faça um plano de investimentos

Antes de começar a investir você deve saber que as diferenças entre os investimentos de curto, médio e longo prazo, avaliando quais valem mais a pena. Além disso, você deve calcular o quanto quer receber e, consequentemente, o quanto pode investir. É importante também calcular a periodicidade das suas aplicações, sabendo que todo mês uma parte do seu salário será destinada para as ações.

Saiba em qual empresa está investindo

A verdade é que você precisa ter uma razão para investir em uma determinada empresa. Isso quer dizer que é de grande valia conhecer o ramo em que ela atua, qual o seu histórico, a situação financeira em que ela se encontra e quais foram os rendimentos anteriores dela. Assim, você reduz os riscos de ocorrerem grandes prejuízos.

Diversidade de investimentos

Um dos segredos para conseguir ter sucesso no mercado das ações é investir em empresas diferentes, isto é: de áreas de atuação diferentes. Isso porque, se uma empresa for à falência, você não perderá todo o seu investimento de uma só vez, como vai acontecer se você investir em apenas uma empresa.

Escolha uma boa assessoria

Para quem está começando, a melhor forma de conseguir se dar bem no mercado de ações é contratar uma assessoria financeira. Ela conta com profissionais qualificados para avaliar a sua situação, formular melhor a sua carteira de investimentos e, assim, te ajudar a investir melhor e com menos riscos.

Conheça as taxas

Se você pretende começar a investir, deve saber que o mercado das ações cobra taxas por cada transação. Isso significa que você deve estar preparado para, além da quantia do investimento, ter dinheiro para pagar as taxas referentes à bolsa de valores, aos impostos e à corretora.

Imagem: © Depositphotos.com / chanisorn99

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top