Aplicação financeira - Quais as mais rentáveis - Roberto Navarro

Aplicação financeira – Quais as mais rentáveis

Muito se fala sobre aplicação financeira, principalmente para quem está procurando aquela renda extra ou encontra nessa atividade um meio de se livrar das dívidas. De fato, quando a economia vai bem, as pessoas raramente optam por deixar o dinheiro parado em suas contas. Investir virou quase uma necessidade se você tem visão e quer lucrar.

O que ocorre, entretanto, é que poucas pessoas sabem sobre a aplicação financeira e suas diferentes nuances. Desse modo, elas podem acabar por escolher a aplicação errada ou investir em uma modalidade que não está tão bem. Como consequência, você pode até perder os seus recursos.

Para evitar que o pior aconteça e para te manter preparado, vamos te ajudar. Aqui, você entende tudo sobre aplicação financeira e sobre as melhores opções para quem quer investir com segurança e facilidade. Confira nosso conteúdo a seguir e não deixe de estudar nossas escolhas para se tornar um bom investidor no futuro!

Aplicação financeira
Aplicação financeira

O que é uma aplicação financeira?

Antes de irmos diretamente às modalidades mais rentáveis, vamos falar sobre o conceito de aplicação financeira. Ele pode deixar algumas pessoas com dúvidas, e por isso decidimos esclarecer melhor.

Uma aplicação é a compra de um ativo ou de um título emitido por empresas. Quando a empresa quer atuar no mercado financeiro, ela emite os títulos que possui, esperando que investidores apostem nesse título. Se a rentabilidade da empresa estiver em alta, e se a sua atuação for de qualidade, os investidores certamente vão procurar investir. É dessa maneira que ocorre a valorização.

As pessoas que investem nessa modalidade esperam ganhar algo em troca. Na realidade, como você já deve saber, elas esperam lucrar o máximo possível em um dado período de tempo. Por isso, há a importância de escolher uma boa aplicação financeira e colocar o seu dinheiro em circulação.

Ótimo, agora você já sabe o que é essa aplicação e o que esperar dela. O próximo passo é entender quais são as modalidades mais lucrativas. Assim, você pode optar pela melhor delas e ganhar mais com o mercado financeiro.

Confira o que separamos para você a seguir!

Leia também: Análise de investimentos – O Que é certo observar?

Bolsa de valores

Decidimos começar falando da bolsa de valores na nossa seleção de aplicações rentáveis, pois essa é realmente uma das modalidades mais populares e mais escolhidas de todos os tempos. A bolsa é uma opção de aplicação financeira já consolidada e conhecida no mercado.

De maneira mais simples, você pode entender a bolsa de valores como o ambiente em que ocorre a troca de investimentos entre os investidores e as empresas que emitem seus papéis para compra. É nesse local que ocorre, também, a valorização ou desvalorização de ações de determinados campos.

É importante pontuar que a bolsa de valores, apesar de realmente rentável, não é uma das modalidades mais seguras. Você deve entender que as empresas de fato aplicam recursos de grande valor ali, esperando o melhor. Porém, como as variações são imprevisíveis, você acaba por ter um ambiente mais volátil.

É por essa razão que muitas pessoas não gostam de investir na bolsa. Afinal, você não tem uma segurança garantida de que seus recursos serão utilizados e haverá retribuição. Na realidade, o que ocorre é: você precisa de uma análise e deverá jogar com sorte. Apenas muita estratégia é capaz de te ajudar a vencer a bolsa e conseguir os seus lucros.

Tesouro direto

Vamos falar, agora, sobre uma modalidade que está em alta, mas que possui um conceito totalmente diferente da bolsa de valores. No tesouro direto, você consegue que suas aplicações rendam bastante, mas não há aquela insegurança da qual falamos anteriormente.

Na realidade, muitas pessoas optam pelo tesouro direto por ele ser uma das modalidades mais seguras do mercado, com retorno de qualidade e garantia de lucros na maioria das vezes. Mas o que realmente ocorre quando você aplica?

Quando investe o seu dinheiro nessa modalidade, você está fazendo um empréstimo para o governo. Esse empréstimo será usado para pagar dívidas internas ou manejar recursos. Seja como for, o importante é que você receberá o seu dinheiro depois, acrescido de juros.

CDB

Quando você aplica em CDB, você está investindo no banco. Sim, são títulos emitidos pelo banco que te dão a oportunidade de lucrar. Por conta desse detalhe, podemos dizer que essa aplicação também se torna mais segura. Afinal, o banco é uma das instituições financeiras mais sólidas que temos atualmente.

O banco vai captar os recursos de vários investidores e usar internamente para as suas atividades. Pode ser que ele invista o seu dinheiro ou coloque no pagamento de alguma dívida. O importante não é isso. O essencial mesmo é entender que você coloca o seu dinheiro em circulação através do banco, e ele te devolverá.

Na hora de receber esse dinheiro, você consegue os seus lucros por conta dos juros. Note que você pode avaliar a situação do CDB dependendo da época do ano. Às vezes, é realmente uma ótima ideia investir em CDB. Entretanto, quando a economia vai mal, você deve evitar a modalidade, pois não há muita rentabilidade.

LCI e LCA

Essas modalidades são parecidas com o CDB, mas elas garantem um benefício inédito: a isenção de pagamentos no imposto de renda, quando se trata de pessoas físicas. Por isso, se você não quer que cobrem impostos em cima do seu investimento, vale a pena conferir essa modalidade.

A rentabilidade de um LCI ou LCA também vai depender do momento da economia, como falamos que ocorre com o CDB. Entretanto, você deve ter em mente que essa é uma das modalidades mais rentáveis e mais garantidas dos últimos anos.

Muitas pessoas também resolvem investir nessas duas modalidades por conta da segurança. De fato, há bastante segurança quando estamos falando de LCI e LCA. Se você está procurando por um investimento seguro, ou ainda é iniciante no mundo financeiro, é importante considerar essa opção como uma das suas principais.

E aí, qual a sua modalidade favorita? Deixe seu comentário.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top