Aplicar dinheiro – Tem fórmula certa?

Aplicar dinheiro requer tempo, dedicação e sabedoria na hora de lidar com as finanças. De fato, essa não é das tarefas mais simples do mundo, e se você quer ter sucesso, precisa de informação e de estratégia.

Com certeza, você já ouviu falar de pessoas que conseguiram muito sucesso por meio da aplicação ou na verdade de múltiplas aplicações. Mas será que essas pessoas seguem o mesmo roteiro? Será que há realmente uma fórmula que funcione nesses casos?

É o que vamos descobrir hoje. Separamos um material interessante para que você aprenda como aplicar dinheiro com estratégia. Também vamos te contar como os grandes investidores subiram aos seus postos. Fique de olho e entenda mais sobre esse intrigante mundo dos negócios financeiros!

Aplicar dinheiro

A fórmula para aplicar dinheiro existe?

Vamos acabar com esse mistério de uma vez por todas. Não, não existe uma única fórmula se você quer aplicar dinheiro e ter muito sucesso. E podemos justificar as razões pelas quais ter uma estratégia única não é a sua melhor saída.

Primeiramente, todas as pessoas que vão aplicar dinheiro devem entender que o mercado se modifica com muita rapidez. Por isso, você não consegue ter uma previsão de grande qualidade. Se você não consegue ter uma previsão, isso é, se não há uma constante, fica realmente mais complicado formular uma técnica única.

Em segundo lugar, você deve entender que são diferentes modalidades de investimento, com diferentes características. Você pode até argumentar o seguinte: mas poderia ter uma fórmula para cada uma das modalidades. Verdade, entretanto, siga esse raciocínio:

Se existisse realmente uma estratégia única, todos que empregaram a técnica obteriam sucesso no mercado financeiro. Ninguém mais precisaria sofrer nas mãos das oscilações, certo? De fato, não é isso que vemos acontecer. Na realidade, é mais fácil fracassar nas primeiras vezes.

Como investir com sucesso?

Não há fórmula, então quer dizer que eu não posso aplicar dinheiro com sucesso garantido? Eu nunca vou ter um bom retorno? As pessoas mais conservadoras, isso é, as que procuram mais segurança, podem pensar assim. Entretanto, para mostrar que esse pensamento não é totalmente correto, podemos entender como os casos de sucesso funcionam.

Geralmente, o segredo de quem consegue se dar bem nos investimentos é análise especializada do mercado. Na verdade, você não pode prever o mercado. Isso raramente funciona. Porém, você pode achar leis gerais de funcionamento dentro do panorama financeiro.

Por exemplo, sabemos que quando a inflação está alta, você pode investir em algumas modalidades, mas é bom ficar longe de outras. Quando o país está passando por instabilidade política, muitas empresas podem querer retirar investimentos, e assim por diante.

Outra coisa essencial no trabalho contínuo para aplicar dinheiro com sucesso é ter a ajuda de profissionais capacitados. É por isso que falamos muito em coach financeiro nos dias de hoje. O coach não pode prever totalmente a oscilação do mercado, mas ele entende esse funcionamento geral.

Com a ajuda desse tipo de profissional, você consegue saber qual o melhor ramo e como pode variar o seu investimento por modalidades em diferentes períodos do ano. Assim, você sempre vai apostar na opção de sucesso mais provável. Não é garantia, mas já é uma segurança.

Técnicas para se dar bem

Agora que você já sabe que aplicar dinheiro pode exigir algumas competências a mais, vamos te dar uma ajuda nesse ramo. A seguir, você encontra algumas dicas extras para se manter no mercado financeiro e para conseguir se atualizar com facilidade e rapidez. Não saia daí!

Entenda mais sobre o mercado

Primeiramente, você precisa entender mais sobre o mercado financeiro em si. Falamos isso, pois muitos investidores iniciantes não sabem nem como o mercado opera. Sim, falamos que esse é um cenário imprevisível, mas entenda que o imprevisível é a oscilação. O funcionamento ocorre por meio de regras e normas, como quase tudo.

Se você ainda não está seguro dos seus entendimentos, estude. Estude como quem vai fazer uma prova, e entenda as regras que se aplicam para empresas na hora de colocar papéis em circulação, e para o consumidor que se interessa em investir nessa empresa. Assim, você já pode entrar no mercado com mais segurança.

Escolha a sua modalidade preferida

Todo investidor precisa de uma modalidade chefe dos seus investimentos. E isso vai variar de consumidor para consumidor, dependendo do perfil de investidor que está sendo trabalhado. Existem pessoas que, por exemplo, preferem investimentos mais arriscados. Esses geralmente são investidores mais experientes, que gostam de se lançar ao mercado.

Se você ainda é iniciante e precisa de mais segurança, outras modalidades são essenciais para garantir algum retorno. Lembre-se, entretanto, que você precisa de diversidade nos seus investimentos.

Não vale, apenas, investir em uma modalidade achando que isso vai te dar segurança no final. Se essa modalidade estiver passando por problemas, você perderá quase que a totalidade dos seus investimentos finais.

Se mantenha atualizado

Uma coisa que você precisa saber é que o mercado se modifica rapidamente. Já falamos isso em um momento anterior, mas é importante reforçar para que você entenda a urgência de estar atualizado quando o assunto é finanças.

Você pode se informar pelas mais diversas fontes. Aliás, quanto maior o número de fontes, mais você consegue manter os seus investimentos em dia, sem muitas chances de perdas. O essencial, entretanto, é manter ao seu lado um apoio profissional de um coach financeiro.

Você ainda precisa contar com jornais ou com portais online para entender mais sobre a bolsa e sobre a situação financeira do país. Não deixe de checar a seção de finanças de um veículo de comunicação de sua escolha!

Conheça os casos de mais sucesso do mercado

Conhecer os casos de mais sucesso do mercado financeiro pode te ajudar. Sempre há aquele investidor exemplar, que construiu uma técnica inovadora e até ficou rico por meio dela.

Mas cuidado, pois você deve analisar o contexto. Como não podemos usar técnicas pontuais para contextos diferentes, você vai precisar adaptar. Só assim, você conseguirá obter o retorno desejado.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top