Aprender a investir na bolsa - 7 dicas incríveis - Roberto Navarro

Aprender a investir na bolsa – 7 dicas incríveis

Aprender a investir na bolsa parece algo muito complicado, mas na realidade não é uma tarefa impossível, como algumas pessoas podem pensar. Se você quer começar a faturar com o mercado financeiro, é importante entender e estudar sobre o ramo.

Mas qual é a primeira coisa que podemos fazer quando precisamos aprender a investir na bolsa? A melhor ação é começar a se informar por meio de fontes confiáveis. Afinal, você nunca sabe o que pode ocorrer se não souber estudar o assunto.

Aprender a investir na bolsa

Para te ajudar a melhorar os seus aprendizados e evitar cair em armadilhas no momento de investir, selecionamos algumas das melhores dicas em relação à bolsa de valores. Assim, você não precisa percorrer caminhos mais complicados. Confira a seguir e saiba mais!

Aprender a investir na bolsa

Entenda sobre o perfil de investidor

Aprender a investir na bolsa não é uma tarefa feita em pouco tempo. Ela requer passos essenciais para começar a entender a atividade e o seu posicionamento no ramo de negócios que é a bolsa de valores.

Vamos deixar algo claro: você pode ter o seu próprio perfil de investidor, mas precisa seguir alguns comandos se quiser se dar bem nessa modalidade. Por exemplo, a bolsa de valores é um investimento de risco, com instabilidade relativa. Se você quer melhorar os seus investimentos, precisa arriscar um pouco mais.

Só não se esqueça de que arriscar não é o mesmo do que assumir uma postura mais irresponsável. Você deve sim analisar os investimentos, mas se for deixar para investir apenas no que é realmente seguro, pode acabar sem nada.

Construa um plano de funcionamento

Construir um plano de funcionamento, mesmo que mais arcaico, vai te ajudar a aprender a investir na bolsa com mais qualidade. Afinal, você deve pensar que essa é uma ação que leva tempo: você não vai aprender a investir de primeira, mas vai aperfeiçoar a técnica aos poucos.

O primeiro passo é sempre definir os seus objetivos, o que você pretende ganhar por meio das ações na bolsa. É claro que mesmo esse passo inicial requer uma análise detalhada, para que você não se pegue fazendo planos muito fora do padrão, inalcançáveis para um investidor da bolsa.

Depois, você pode programar quanto vai investir, quando vai investir e o que vai fazer a partir dos seus ganhos. Assim, já dá para melhorar o seu quadro geral de aplicações.

Coloque metas financeiras na sua atuação

Uma das coisas mais valiosas para quem quer aprender a investir na bolsa é entender mais sobre metas financeiras. Você precisa das metas, como falamos anteriormente, mas elas devem abranger números e previsões com a maior taxa de exatidão possível.

Se você quer investir nos papéis de uma empresa determinada, por exemplo, é importante entender mais sobre o rendimento dessa empresa, sobre a sua receita e sobre o fluxo de caixa, além de outros detalhes que podem fazer a diferença no valor do título emitido.

Só assim você poderá dizer mais ou menos quanto espera ganhar com cada aplicação. Mas fique calmo, pois essa tarefa leva tempo e pode conter previsões erradas. Apenas com o tempo você melhorará as suas metas financeiras.

Cuidado com o senso comum

O senso comum é um dos elementos que mais podem atrapalhar quando se trata de aprender a investir na bolsa. Como essa é uma das modalidades mais populares de investimento, muito se fala sobre ela. A bolsa é complicada, é arriscado investir na bolsa, e alguns outros comentários.

Não se deixe levar por esse tipo de suposição se não houver uma base realmente confiável para afirmar que, por exemplo, não é legal investir na bolsa em dado período. Aliás, as suposições mais técnicas também podem atrapalhar.

Um grande crescimento de um tipo de investimento na bolsa ou de uma empresa pode ser fundado em algo falso. A empresa pode estar se desvalorizando, mas as pessoas, por acreditarem no contrário, resolvem investir em massa naqueles papéis. É por causa de coisas como essa que você deve pesquisar antes de assumir certo fato.

VEJA TAMBÉM: Aprenda a investir na bolsa com a Formação em Coach Financeiro.

Não invista apenas em uma modalidade

Investir em uma modalidade é um atentado se você quer realmente aprender a investir na bolsa. Ao menor sinal de falha, o seu investimento pode quebrar, e você vai achar que não tem a habilidade para fazer tal investimento ou para atuar na modalidade.

O interessante mesmo é investir em modalidades diversas, sabendo quais delas são boas e evitando as piores. Vão existir empresas em que você não precisa investir, e é melhor mesmo evitar esse contato. O que queremos dizer é: diversificar também não quer dizer sair investindo em empresas diferentes apenas por investir. Tudo que você for fazer precisa de pesquisas anteriores.

Cuidado para não se tornar agressivo demais

Uma das coisas mais temidas quando falamos da bolsa de valores é a agressividade, que é muito cultivada em investidores com sede de lucro. É claro que você precisa ter vontade de lucrar, mas não precisa se tornar cegamente agressivo.

A postura agressiva, de quem investe sem medo de quebrar, de quem assume riscos, é valorizada. Mas você precisa ser o tipo de investidor que assume riscos calculados. Assim, você não acaba investindo apenas no calor do momento e sofrendo as consequências mais tarde.

O nosso conselho é: seja arriscado, mas com cautela. Entenda o que você está fazendo e quais as consequências de tais atos. No final das contas, você pode até perder, mas vai ter feito uma ação pensada.

Tenha ajuda profissional

Se você ainda tiver dúvidas sobre o ramo da bolsa de valores, pode contratar um profissional, um coach financeiro. Ele te ajudará a entender o funcionamento dessa modalidade desde a definição de uma bolsa de valores, até a parte mais prática.

Não se esqueça de que esse tipo de profissional é especializado nesses conhecimentos. Ele pode realmente te ajudar a entender como investir e, mais importante, quanto e quando investir. Se essa é a sua preocupação, ou se você ainda é leigo, pode tentar recorrer à esse tipo de auxílio.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top