Banco de investimento - o que é? - Roberto Navarro

Banco de investimento – o que é?

Muitas pessoas ouvem falar em banco de investimento, mas poucas realmente entendem o conceito. Ele é especialmente interessante se você está querendo se tornar um bom investidor, seja qual for a modalidade que escolheu.

A maioria dos investidores de qualidade conhece e entende todos os conceitos relacionados a essa área. É importante ter isso em mente e começar a se informar de fato o mais rápido possível. Afinal, quando estamos falando de investimento, tempo é dinheiro.

Hoje, para te ajudar nessa trajetória, vamos trazer um dos conhecimentos mais valiosos da área. Aqui, você aprende o que é um banco de investimento e o que você pode fazer com ele. Se você é um investidor iniciante, isso se torna essencial para progredir. Entenda mais abaixo!

Banco de investimento

O que é um banco de investimento?

A primeira coisa que você deve saber sobre um banco de investimento é que essa é uma instituição privada, que tem mais ou menos os mesmos fins do banco comum. Ele também atua conforme as regras do banco central, instituição que regula as atividades financeiras do país, incluindo, as do banco de investimento.

Mas no que trabalha esse tipo de banco? Administração de recursos, participação de caráter societário em transações financeiras e financiamento de produção empresarial são seus principais papéis. Até esse ponto, não há nada de novo.

O banco de investimento tem por papel a captação de recursos e a negociação dos mesmos por meio de transações. É como uma instituição regular que compra ações ou entra em outras modalidades de investimento, e depois faz transações com os consumidores.

Mas há uma diferença crucial! Apesar do banco se assemelhar muito com um banco comum, ele é uma sociedade anônima. Esse ponto é importante para entendimentos mais a fundo sobre a atuação dessa instituição. Aliás, vamos falar mais sobre as diferenças entre bancos comuns e bancos com investimentos abaixo. Não perca.

Banco de investimento X banco comum

Para aprofundar o conhecimento, é importante entender as principais diferenças entre um banco comum e um banco de investimento. Afinal, já deu para notar que as duas instituições possuem uma atuação próxima e se parecem muito. Porém, em alguns pontos, elas divergem sim.

Fomentar os mais diversos campos de investimento: é esse o papel do tipo de banco do qual estamos tratando aqui. É como se o banco colocasse dinheiro em circulação e ajudasse uma modalidade subir ou descer no mercado financeiro nacional. Se você parar para pensar, essa nem de longe é a principal função dos bancos comuns.

Além disso, os bancos de investimento não possuem conta corrente. Afinal, não é por meio da guarda do dinheiro do cliente que esse tipo de instituição consegue lucrar e se manter no mercado. Se você está procurando serviços financeiros voltados à administração de recursos pessoais, é melhor apostar em bancos comuns.

Há um grande divisor entre bancos comuns e de investimentos: os bancos comuns podem ser instituições públicas ou privadas, por mais que sejam comandadas pelo banco central. Com os bancos de investimentos, o mesmo não ocorre. Como mencionamos anteriormente, eles são apenas sociedades privadas.

Por fim, também podemos citar o fato de que os bancos de investimentos se preocupam com aplicações a longo ou médio prazo. A instituição só participa de captação de recursos, de investimentos ou de financiamentos com esse tipo de prazo, para que consiga fomentar os campos de investimento da maneira correta programada.

Quais as operações que podem ser feitas?

Agora que você já entendeu como esse tipo de instituição financeira funciona, podemos ir à parte mais prática do assunto. Temos muitas aplicações no mercado financeiro, mas quais são as operações que esse tipo de banco pode fazer? Ele pode se envolver em todas elas? A seguir, vamos te mostrar as principais.

Empréstimos

Primeiramente, você deve entender que, apesar do banco de investimentos não ser um banco comum, ele realiza empréstimos por meio de títulos de depósito bancário. O cliente interessado pode pedir por empréstimos, mas claro que terá que arcar com os custos e juros deles. Sobre esse detalhe, você terá que entrar em contato direto.

A questão é: os empréstimos são uma realidade, mas apenas a longo e médio prazo. Esses são os períodos de tempo com os quais esse tipo de banco trabalha, para que eles garantam o retorno útil e a aplicação em novos recursos. Dessa forma, a instituição se mantém em circulação.

Administração de capital de terceiros

Você pode encontrar uma atuação sólida dos bancos de investimentos em empresas ou sociedades que precisam administrar muitos volume financeiro. Afinal, você deve pensar nesse tipo de banco como um expert em administração de recursos. É ele que vai ajudar na aplicação e retirada de capital das empresas.

O banco, como já era de se esperar, lucra com essa função, e você, como administrador de uma empresa ou instituição parecida, pode controlar os seus investimentos com mais qualidade. Essa atividade do banco pode ser mesclada com empréstimos. Se você precisar de ajuda para construir uma imagem no mundo financeiro, o banco vai te ajudar.

Emissão de títulos

Um banco comum pode emitir títulos como o CDB. O mesmo ocorre com os bancos de investimentos, que apesar de serem sociedades privadas de aplicação, também conseguem emitir os títulos para investimento de clientes comuns. Se você está interessado, talvez seja melhor pesquisar mais sobre os bancos de investimentos e sobre suas atuações no mercado.

Fique claro que essa raramente é uma das opções mais apresentadas ao cliente. Muitas vezes, só se fala sobre os bancos comuns, e você não tem a oportunidade de conhecer diferentes tipos de atuação. Isso se torna ainda mais evidente se você faz parte de uma empresa, segmento de aplicações de capital privado, que é muito visado por esse tipo de banco do qual falamos.

E aí, o que você achou dos bancos de investimento? Acha que vale a pena dar uma olhada mais a fundo nas principais sociedades do Brasil? Certamente, existem bancos de alta qualidade para te ajudar a entrar no mercado.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top