Coaching financeiro: aprenda o que é e descubra como se tornar um profissional da área

57,1% das famílias brasileiras estão endividadas. É o que diz a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada em julho de 2017 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E, se controlar o orçamento de casa já é difícil para algumas pessoas, imagine quando entram em cena termos mais complexos, como aplicações e investimentos. É aí que entra o trabalho do coaching financeiro, um especialista que ajuda pessoas a melhorarem a saúde das suas vidas financeiras.

O que é coaching financeiro?

Antes de falar de coaching financeiro, é importante falar do papel do coach. Esse profissional procura entender as pessoas, seus desejos e o que as motiva para ajudá-las a explorarem ao máximo seu potencial, atingindo objetivos.

Essa habilidade, quando aliada ao conhecimento financeiro, resulta em um profissional capaz de avaliar a situação financeira na qual o cliente se encontra, ajudando-o a definir prioridades, avaliar o quanto recebe e o que pode gastar, organizar o orçamento, livrar-se das dívidas e assim por diante.

Um bom exemplo é o indivíduo que trabalha em um emprego fixo, com uma renda estável todo final de mês – seja ele bancário, funcionário público ou colaborador de qualquer empresa – e tem um sonho de um dia ficar rico.

Nem só para ajudar pessoas endividadas serve um coach financeiro: ele também pode ajudar empresários que querem entrar em contato mais próximo com as finanças da empresa, mas que não têm conhecimento para isso; pessoas que não têm problemas financeiros mas querem começar a investir; jovens iniciando a carreira profissional; dentre outros.

Coaching financeiro: como surgiu

O método de formação de coaches financeiros foi criado pelo coach Roberto Navarro, em 2005. Inicialmente, os cursos eram ministrados no Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp). Desde 2012, são oferecidos no Instituto Coaching Financeiro.

Atualmente, o curso abraçou o modo de formação de coaches profissionais. São trabalhados todos os módulos, mas existe um específico, que envolve transformação financeira.

Como se tornar um coach financeiro?

A melhor forma é procurando um bom curso de formação. O curso do Instituto Coaching Financeiro, por exemplo, aborda 3 questões fundamentais, com as quais todo indivíduo se depara: espirtual, emocional e racional.

O processo de formação de um coach financeiro visa potencializar sua performance financeira. A maioria dos problemas financeiros surge através do nosso comportamento com o dinheiro que, por incrível que pareça, é mais emocional que racional. Nossos gastos, consumo e até mesmo parte da nossa renda são realizados por meio de um disparo emocional.

A questão emocional domina quase todo o processo, porque sabemos que não devemos gastar mais do que ganhamos, por exemplo, mas muitas vezes escolhemos por fazer isso mesmo assim. Já a questão espiritual traz crenças que muitas vezes nos impedem de atingir determinado resultado.

Todos os três são trabalhados durante os cursos de formação, mas o foco é no racional: não gastar menos do que ganha, arrumar suas contas, dentre outras competências.

É um curso que promove mudanças na vida do próprio coach em formação, em primeiro lugar, pois trabalha todas as áreas da vida e ensina a construir o próprio negócio para, então, ajudar outras pessoas.

Ficou interessado em investir em uma carreira na área de coaching financeiro?

Conheça nossos cursos, disponíveis nas modalidades presencial e à distância. Oferecemos garantia de qualidade: se você não obter resultados, melhorando sua vida financeira em 6 meses, você recebe seu dinheiro de volta e mais R$ 500 de presente. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top