Coaching: história, conceito e definições

foto de mão tirando uma letra da palavra coaching
O coaching é um método que se utiliza de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências para melhorar o desenvolvimento humano.

Coaching é o nome dado para um processo de desenvolvimento humano que utiliza diversas ciências e técnicas da Gestão de Empresas e Gestão de Pessoas, além de disciplinas como Psicologia, Sociologia, Programação Neurolinguística e até conceitos do mundo dos esportes. Com isso, o Coaching auxilia na contínua evolução de um indivíduo, uma equipe ou uma empresa, levando ao alcance de metas.

Coaching: conceito

O processo de Coaching é definido por dois fatores essenciais: o coach e o coachee. O primeiro é aquele que exerce a profissão e é responsável pelo treinamento e pelas aplicações metodológicas do Coaching, enquanto o coachee é o indivíduo a receber o treinamento e aplicá-lo.

Ainda que seja um conceito utilizado profissionalmente na maior parte do tempo, é possível que coaches ajudem coachees a desenvolver habilidades pessoais e melhorar sua qualidade de vida. Tanto nesse aspecto quanto no empresarial, o Coaching é uma das melhores formas de lidar com tempos de crise.

Os procedimentos adotados pelo coach dependem bastante do coachee, que deve se comprometer a executar ações fundamentais a cada encontro. Nas sessões de Coaching, será possível definir quais habilidades o coachee não possui e quais podem ser melhoradas. Serão tratados tópicos como inteligência emocional, comportamento, cenário social, cultural e organizacional, visão e valores da empresa, entre outros. Também será discutido cada meta e o plano para alcançá-las, para que ambos traçam um caminho com menos obstáculos.

Como o Coaching é específico para o desenvolvimento de algo, todo o seu processo tem começo, meio e fim — e não corre o risco de se tornar uma assessoria indefinida. As orientações apresentadas pelo coach serão aplicadas de maneira rápida e efetiva, e todas as sessões são absolutamente confidenciais.

Os benefícios obtidos com o coaching incluem resiliência, planos mais bem detalhados, maior adaptabilidade às mudanças, e melhora no ambiente de trabalho.

Coaching: história

A palavra Coaching significa “treinamento” em inglês, e é um termo que vem sendo utilizado desde a idade média, quando ainda eram utilizadas carruagens de quatro rodas. Esses veículos eram guiados por cocheiros, como passaram a ser chamados na Inglaterra do século XVIII.

Então, por volta de 1830, surgiu o Coaching como ele acabou sendo conhecido posteriormente, na universidade de Oxford. O coach, na ocasião, era o nome dado para um tutor que auxiliava um aluno em uma determinada matéria, especialmente para que ele se preparasse para os exames finais.

A partir dos anos 1960, o Coaching Esportivo começou a ser utilizado nas empresas, e as técnicas que já melhoravam o desempenho dos atletas foram adaptadas para situações corporativas. Nas décadas seguintes, essa profissão foi sendo cada vez mais modernizada e aprimorada.

Imagem: ChristianChan / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top