Como controlar as finanças – 7 dicas funcionais

Saber como controlar as finanças é um dos primeiros passos para começar a guardar dinheiro e realizar os seus sonhos. Afinal, se você não sabe como cuidar da sua saúde financeira, vai ser muito difícil ter um bom planejamento das suas estratégias.

A questão é: muitas pessoas ainda não descobriram realmente como controlar as finanças. E você até pode imaginar as consequências disso, certo? Elas não conseguem organizar investimentos, gastos e entradas de dinheiro.

É por isso que estamos aqui hoje. Se você precisa de ajuda, se está começando a organizar sua vida financeira, ou se simplesmente quer saber mais sobre essas estratégias, não saia daí. Separamos as melhores dicas para você, que quer aprender a controlar seu dinheiro na prática!

Como controlar as finanças....

Faça balanços de gastos

É interessante aprender como controlar as finanças por meio de balanços dos seus gastos diários, semanais e mensais. Assim, você não se perde no meio do caminho e já pode começar a se organizar para investir ou para somente guardar o dinheiro.

Esse controle pode ser feito de diversas maneiras. Vale lembrar que você precisa saber ao certo quanto dinheiro foi gasto em cada dia nos primeiros momentos. Afinal, você começará sem entender muito sobre a sua condição de gastos, e precisará de um parâmetro.

Quando falamos em parâmetros, queremos saber como você gasta, com o que você gasta e qual a razão da maioria das suas saídas de dinheiro. Essa razão pode ser, por exemplo, a alimentação, a gasolina ou até algumas compras supérfluas.

Crie planilhas e tabelas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como controlar as finanças por meio de balanços dos seus gastos gerais, chegou a hora de organizar efetivamente tudo que você for realizar. Esse é o momento de desenvolver as tabelas, planilhas e gráficos para entender melhor sobre a sua condição.

Você pode fazer isso como quiser. E não, não precisa ser experiente no assunto para organizar os seus gastos. É claro que não é necessário fazer uma tabela supercomplexa das suas entradas e saídas de dinheiro, com porcentagem e esses termos.

Você pode simplesmente organizar os gastos por categoria, por período do mês e até dividir entre os membros da família. Assim, a tarefa se torna mais simples.

Cuidado com suas dívidas

Se você tem dívidas, deve parar os seus aprendizados de como controlar as finanças para trabalhar nelas antes. Não adianta mexer em coisas como investimentos ou poupanças, se você está endividado.

Nesse caso, a melhor ação é se organizar para quitar esse valor, antes de prosseguir.

É importante entender de onde essas dívidas vieram e como elas podem ser pagas. Se você está com um problema um pouco acima da média, é essencial que você procure negociar ao lado da empresa em que conseguiu essa dívida. Assim, você não acaba no prejuízo.

Depois disso, pode prosseguir com a sua organização. Essa tarefa deve ser feita o quanto antes para seguir com a sua saúde financeira em dia, sem sequelas mais profundas.

Crie uma reserva

Aprender como controlar as finanças requer um certo controle de suas vontades. Você pode até estar com vontade de gastar com alguns acessórios, mas é importante priorizar a sua reserva de dinheiro.

Sabe aquele valor que, por algum motivo, ficou sobrando mês passado? Por que você não pega ele e investe em algum fundo de investimento? Dessa maneira, você já está se prevenindo, caso algo ocorra, e pode juntar um dinheiro a mais para realizar os seus sonhos no futuro.

Acredite quando falamos que a sua saúde financeira agradece, se você guardar um pouco mais de dinheiro. Por isso, se você ainda não tem uma reserva, o primeiro passo é começar. Programe uma quantia para guardar todos os meses.

Peça a ajuda de profissionais

Os profissionais do ramo financeiro podem te ajudar muito. Essa dica é, principalmente, para as pessoas que ainda não sabem muito bem como gerir os seus gastos e as suas finanças no geral. Não se preocupe, pois você pode ter alguém ao seu lado.

O coach financeiro, como é chamado o profissional que se dedica a esse ramo, pode te ajudar a entender tudo sobre a sua condição e sobre as suas potencialidades. Ele ainda pode te dar dicas de investimentos e até organizar documentos de análise financeira, se for o caso.

Lembre-se: o coach pode ajudar tanto as pessoas que não sabem gerir grandes quantias, quanto as pessoas que estão no vermelho. Basta que você procure pelo profissional certo!

Invista em aplicações

As aplicações possuem um grande valor quando falamos de organizar e controlar a sua vida financeira. Afinal, essa é uma maneira de manter o dinheiro em suas mãos enquanto você ganha mais. Mas cuidado, pois isso só vai acontecer se você escolher as aplicações corretas.

Elas podem ser de vários tipos: existem os investimentos, seguros ou mais arriscados, e até métodos alternativos de aplicar. De qualquer forma, é importante falar com um profissional capacitado antes de sair aplicando altas quantias.

Não tenha medo das aplicações. Se realizadas de uma maneira certa, elas podem dar muitos frutos. É assim que algumas pessoas conseguem um dinheiro extra ao final do mês. E você pode tentar também.

Tenha uma conta corrente e um cartão de crédito

Muitas pessoas gostam de investir em vários cartões e em várias contas correntes. Você deve conhecer pessoas que possuem diferentes cartões, por exemplo. Nossa dica no começo do seu controle financeiro é ter apenas um de cada.

Assim, você não se descontrola ou perde a noção dos seus gastos. Pense bem: é mais fácil controlar e gerir as finanças de uma conta corrente apenas. Se você estiver com mais de um cartão, por exemplo, pode ser mais complicado entender os seus gastos.

E aí, o que você achou das dicas de hoje? Agora, você já sabe como controlar as finanças de uma maneira mais estratégica. É hora de começar a colocar a mão na massa e planejar os seus sonhos. Deixe um comentário e nos conte sobre a sua experiência.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top