Como controlar os gastos para fazer o dinheiro render mais? - Roberto Navarro

Como controlar os gastos para fazer o dinheiro render mais?

desenho de boneco ao lado de moedas e gráfico
Para controlar os gatos e fazer o dinheiro render, é muito importante economizar com o básico, evitar o uso excessivo do cartão de crédito e gastar de maneira consciente.

Você sabia que tanto a reformulação de pequenos hábitos como o desenvolvimento de um simples planejamento financeiro já podem ser o suficiente para equilibrar os gastos e fazer o dinheiro render mais?

Pensando nisso, o Instituto Coaching Financeiro separou algumas dicas de como fazer o dinheiro render. Mas antes de tudo, vale destacar que a reeducação financeira é algo que exige força de vontade e determinação.

Dicas de como controlar os gastos e fazer o dinheiro render

Economize com o básico

Água e energia elétrica são economias que farão grande diferença no orçamento mensal. Só para se ter uma ideia, reduzir os minutos de banho ou manter as torneiras fechadas na hora de lavar a louça/escovar os dentes já são atitudes que podem resultar em grande economia. E o mesmo vale para a troca das lâmpadas comuns pelas suas versões fluorescentes — que, é claro, podem ficar apagadas no decorrer do dia.

Controle os gastos do celular

Se você usa muito o celular, então comece a prestar atenção nas promoções oferecidas pela operadora que podem te beneficiar — especialmente em relação a ligações ou planos de internet. Além disso, outra dica de economia é apostar em celulares com dois chips, já que assim você economiza ligando apenas para números da mesma operadora que a sua.

Evite o uso do cartão de crédito

Parcelar pode ser uma ótima decisão quando você realmente precisa comprar um item que não pode esperar. Mas, se puder esperar, espere. Lembre-se que as faturas do cartão de crédito quase sempre viram uma bola de neve.

Antecipe compras que necessariamente precisarão ser feitas

Em mês das mães, das crianças, dos pais ou até mesmo em grandes datas comemorativas como no Natal, antecipe o máximo que puder as compras. Isso porque, quanto mais a data se aproxima, mais caras se tornam as opções de presente.

Leve marmita

Que tal economizar levando aquela famosa quentinha em alguns dias da semana para almoçar no trabalho? Comer fora todos os dias pode gerar um rombo de, em média, R$150 por semana — ou seja, mais de R$600 no mês. Se em alguns dias você conseguir levar sua deliciosa comidinha de casa, a economia será grande.

Faça revisões no seu veículo

Se você manter as revisões sempre em dia, dificilmente será pego de surpresa com algum problema no carro que fuja do orçamento. Além disso, fique sempre atento a promoções de troca de pneus e óleo.

Gaste de maneira consciente

Seja cuidadoso e evite exageros tanto na hora de gastar quanto nos momentos de economizar. A economia é importante, mas não deixe que isso chegue a afetar os seus momentos de lazer. Um happy hour com os amigos não deve ser evitado, mas você também não precisa participar de todos eles, não é mesmo?

Imagem: © Depositphotos.com / AnatolyM

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top