Como limpar o nome e sair das dívidas de vez

limpar o nome e sair das dívidas
Ter o nome sujo significa inadimplência, e é preciso quitar a dívida para solucionar o problema.

Muitas pessoas acabam endividadas por diversos motivos, seja pela falta de emprego ou por conta de uma má administração financeira. Como consequência, esses indivíduos ficam com o nome sujo no mercado, indicando que estão com alguma pendência financeira.

Nome sujo: o que é e como verificar

O nome de uma pessoa pode ficar sujo por variadas situações, tais como: passar cheque sem fundo, não pagar o carnê de loja, cartão de crédito, dentre outros débitos em aberto. Antes de o nome entrar no cadastro de proteção ao crédito (Serviço Central de Proteção ao Crédito –SCPC e Serasa), a empresa informa o cliente por meio de uma carta sobre a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes, caso a dívida não seja devidamente quitada.

É possível descobrir se seu nome está sujo no SCPC, que é administrado pela Boa Vista Serviços. Para isso, basta acessar o site do Portal Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br ou fazer a consulta pessoalmente nos postos de atendimento oferecidos pela instituição.

Para saber se seu nome está na lista da Serasa, é possível verificar pessoalmente, levando os documentos como CPF, e algum destes: RG, carteira profissional ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso necessite que outra pessoa compareça ao local, é necessário fazer uma procuração com firma reconhecida.

Como limpar o nome e eliminar as dívidas

Reveja seu orçamento

Após a consulta dos valores, é necessário dar um basta nas dívidas e limpar de vez seu nome. O primeiro passo é fazer uma avaliação de seu orçamento de modo a identificar onde o seu dinheiro está sendo gasto. Em seguida, é necessário reduzir os gastos com atividades que não sejam prioritárias.

Renegocie dívidas

Seu nome só ficará limpo depois que a dívida for paga. Depois de fazer uma avaliação do orçamento, é possível saber quanto de dinheiro pode ser transferido para a quitação da dívida. É necessário procurar o credor já com uma proposta de negociação da dívida. Assim que pagar a dívida, a empresa tem um prazo de até cinco dias úteis para relatar ao Serviço de Proteção de Crédito e solicitar a retirada do seu nome da lista de inadimplentes.

Faça um planejamento financeiro

Para não ter mais o nome sujo, faça uma avaliação dos gastos desnecessários e elabore um planejamento financeiro. Antes de sair comprando tudo o que gostar, pare e pense sobre a real necessidade de aquisição do produto, e não deixe que o impulso sobressaia o orçamento. Avalie se a compra condiz com a sua situação financeira do momento.

© Depositphotos.com / utah778

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top