Como organizar sua vida financeira? – Dicas úteis

Saber como organizar sua vida financeira é essencial para ter estabilidade. Entretanto, você pode passar por bons apertos antes de entender como deve manejar os seus gastos para evitar despesas e, mais importante, para conseguir poupar e realizar os seus sonhos.

A falta de organização faz com que você gaste tudo que tem ao longo de um mês, podendo até terminar no vermelho. Na maioria das vezes, as vítimas desse tipo de situação não sabem o que pode estar ocorrendo.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que ensinarão como organizar sua vida financeira. Assim, você retoma o controle de suas atividades, além de ter uma rotina mais tranquila. Acompanhe nosso conteúdo a seguir e veja o que fazer!

Como organizar sua vida financeira!

organizar sua vida financeira

Tenha um planejamento

Ter um planejamento é essencial quando você vai desempenhar atividades que necessitam de análise de dados, como organizar sua vida financeira. Se você ainda não tem uma planilha de ganhos e gastos, se empenhe nesse pequeno projeto agora.

Não adianta querer se organizar para poupar 10% da sua receita, por exemplo, se você não sabe de onde pode retirar essa quantia. Com a presença de uma planilha, as coisas começam a se tornar mais evidentes. Você identificará, sem maiores problemas, a quais áreas são destinadas as maiores quantias.

Escolha uma boa plataforma digital, em que você possa preencher as categorias de gastos em detalhes. Uma boa ideia é procurar por aplicativos de celular que contenham essas funcionalidades, tornando o acesso mais simples e rápido.

Invista em educação financeira

Não há segredo para saber como organizar sua vida financeira: um procedimento essencial é investir na educação financeira. Esse não é um hábito comum, uma vez que o assunto raramente é explorado na educação básica e mesmo na educação superior.

Existem sites, cursos online e livros que você pode ler se não quiser sair de casa, ou não possuir tempo para se deslocar em busca de explorar mais o tema. O importante é entender sobre o assunto, principalmente em relação às despesas familiares e domésticas.

Você não precisa se tornar um perito na área. Os seus conhecimentos precisam ser utilizados para a resolução de problemas comuns. Se você for investir, por exemplo, precisa saber o que é o conceito de renda fixa e variável. O mesmo ocorre com outros temas da vida financeira.

Reveja o seu estilo de vida

Agora que você já entende os conceitos básicos relacionados às finanças, é importante tornar os seus conhecimentos mais práticos. Só assim, você saberá como organizar sua vida financeira pontualmente.

Um dos assuntos essenciais nesse exercício é a revisão do seu estilo de vida. Uma grande parte das pessoas que não possuem controle em relação a finanças pessoais levam um estilo de vida que não condiz com seus ganhos. Se você não puder aumentar a receita, precisará cortar gastos.

Uma dinâmica que funciona na avaliação do estilo de vida é separar os gastos essenciais dos superficiais. Depois, você pode se perguntar quais dos elementos superficiais podem ser cortados sem interferências efetivas em sua vida. O resultado é surpreendente pela quantidade de despesas desnecessárias encontradas.

Estabeleça metas alcançáveis

Para saber como organizar sua vida financeira visando atingir a prosperidade, você precisará de metas. Essas metas podem ser estabelecidas em um prazo de alguns meses ou de alguns anos. Vai depender do seu objetivo e da quantia que você pretende poupar para realizá-lo.

Cuidado com um erro comum: definir metas que não estão de acordo com a sua condição atual. Se você não possuir a renda necessária, não estabeleça a meta de comprar o carro do ano em apenas alguns meses. Você deve começar com ações pontuais, baseadas em pesquisa.

Esses objetivos se tornam mais alcançáveis e bem trabalhados se você procurar fazer alguns cálculos.

  • Em quanto tempo eu pretendo atingir a meta?
  • Quantos reais por mês preciso poupar para isso?

Comece com esses questionamentos.

Tenha paciência e seja insistente

Duas coisas que não podem faltar quando estamos falando de como organizar sua vida financeira são a paciência no exercício de poupar e a insistência em relação aos objetivos e limites estabelecidos. No começo, você pode achar a tarefa de revisão da sua planilha cansativa. Entretanto, você deve tornar essa prática um hábito recorrente.

É possível que, nos primeiros meses, você ache que poupar é uma atividade complicada. Nesses momentos, é essencial insistir um pouco e acabar com a tentação de gastar em produtos superficiais. Assim, você consegue se acostumar a retirar dinheiro, pensando e priorizando o seu futuro.

Não se esqueça de ter paciência, também, para superar as épocas mais difíceis. Podemos fazer uma série de esforços para tornar a nossa vida financeira mais linear, mas isso nem sempre é fácil. Se organize, encontrando saídas alternativas, mesmo quando houver um problema financeiro.

Faça uma boa gestão

Fazer uma boa gestão é uma atividade ampla, que exige uma série de técnicas. De maneira mais geral, podemos afirmar que fazer uma gestão de qualidade é se empenhar em revisões periódicas do seu planejamento, na expansão da sua análise financeira e em estratégias para poupar.

Como já pontuamos anteriormente, você precisará atualizar o seu planejamento em detalhes a cada mês, mesmo que as mudanças sejam de pequeno impacto final. Quanto à questão da expansão, pense em planejar as finanças pessoais a nível familiar, incluindo os ganhos e gastos dos outros membros de sua casa.

Por fim, quando falamos de estratégias para poupar, estamos pensando em garantir que o dinheiro poupado seja devidamente separado todos os meses. Uma boa técnica para desempenhar essa tarefa é separar o dinheiro no dia do pagamento de contas, ou no primeiro dia após receber o salário.

Saiba como fazer o dinheiro render

Sua organização não pode visar manter o dinheiro parado. Você precisa investir quantias crescentes se quiser atingir as suas metas com prosperidade. Para isso, basta pesquisar mais sobre algumas modalidades de investimento para aplicação.

Você ainda pode contratar um coach financeiro. Esse profissional te ajudará a resolver todas as questões relacionadas às finanças com mais qualidade e profundidade.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top