Como poupar dinheiro e, mesmo assim, viver bem?

Saber como poupar dinheiro pode ser difícil para quem quer ter uma vida boa, com lazer e luxo. Muitas pessoas acham que poupar significa fazer sacrifícios e acabar vivendo uma vida com menos qualidade.

Mas será que isso é realmente verdade? Podemos entender como poupar dinheiro e mesmo assim manter um nível de vida satisfatório? Esse é um dos objetivos comuns de quem quer começar a poupar. De fato, ninguém quer sacrificar seu nível de qualidade de vida.

Vamos entender um pouco mais sobre viver bem, mesmo realizando atividades como poupar dinheiro.

Assim, você verá que existem meios para preservar o seu lazer e diversão, e mesmo assim conseguir guardar uma quantia.

Descubra como poupar dinheiro e viver bem!

Como poupar dinheiro

Reveja seu nível de vida

Primeiramente, você precisa rever o seu nível de vida para saber como poupar dinheiro e viver bem. O conceito de uma vida saudável e prazerosa pode ser diferente para grande parte das pessoas, e você precisa ver se as suas ideias condizem com a sua condição econômica. Vamos explicar melhor.

Se ganha 5 mil por mês e quer sustentar um hábito de gastar mil por final de semana, é claro que está vivendo um nível de vida que não é próprio para você. De fato, esse é um exemplo bastante radical, mas que nos mostra a gravidade de ter um estilo que ultrapasse os seus ganhos.

Mas eu preciso viver de maneira precária, então? Não é isso que estamos falando, mas você precisa rever alguns hábitos que podem não afetar o seu nível de vida diretamente, mas estão fazendo com que gaste muito.

Você precisa mesmo gastar os mil reais em um final de semana? Fazer outros programas de vez em quando não é uma alternativa viável? Pense nessas possibilidades e faça uma revisão do seu estilo de vida!

Registre todas as suas despesas mensais

Para começar a fazer uma revisão dos seus gastos e entender como poupar dinheiro sem sofrimento, você precisa saber com o que gasta. Essa pode ser uma constatação óbvia para algumas pessoas, que acreditam saber corretamente a fonte dos seus gastos.

Mas, você de fato sabe de onde vêm todos os gastos? Você já calculou quanto do seu salário é gasto em um âmbito da sua vida, como por exemplo, a alimentação?

As pessoas tendem a pensar que sabem exatamente qual a fonte dos gastos, mas uma análise mais profunda pode mostrar um certo nível de descontrole desses valores.

Para que você não corra riscos, o ideal é anotar todos os seus gastos em uma planilha ao longo do mês. Depois, você pode fazer um balanço dos gastos por setor da sua vida, e estipular valores futuros.

Controle os gastos inúteis

Para aprender como poupar dinheiro, você precisa dar uma atenção especial aos gastos menores. As pessoas tendem a calcular gastos mais expressivos, como a compra de um eletrodoméstico caro ou o pagamento de contas de telefone da família.

Entretanto, frequentemente nos esquecemos daquele almoço de final de semana, ou da ida ao cinema, ou até daquele café que tomamos todas as tardes.

Você pode estar pensando: mas esses são gastos mínimos. São mesmo? Quando se acumula todos os gastos pequenos, em diferentes ocasiões, há grandes chances de que você veja que essas atividades podem consumir uma parte expressiva do seu rendimento.

Não se esqueça de incluir, em sua planilha, esse tipo de gasto também. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.

Tenha objetivos concretos

Por que você quer aprender a poupar dinheiro? Você precisa viver bem, sabemos disso. Mas o que é viver bem na sua concepção? Estamos falando, aqui, dos seus planos, tanto para o presente e futuro próximo, quanto para um futuro mais distante.

Você precisa estabelecer metas alcançáveis e quando estamos falando de metas, estamos nos baseando na sua análise sobre estilo de vida, que pontuamos no primeiro tópico.

Observe os seus ganhos e gastos e estabeleça os seus objetivos para que você possa poupar com segurança, de modo certeiro.

Sugerimos, também, que reveja essas metas de forma periódica. Algumas delas podem ser modificadas ou até ampliadas conforme você poupa.

Veja quanto você realmente pode poupar

Muitas pessoas se empolgam na atividade de poupar dinheiro e querem viver bem mesmo assim. O que acontece é um sacrifício da sua conta bancária, que vai acabar o mês no vermelho, para satisfazer todas as suas demandas.

Por isso, sugerimos que você estabeleça de maneira exata o valor que pode poupar mensalmente.

Assim, você pode equilibrar os seus hábitos de uma maneira concreta e segura, sem que o mês termine no aperto.

Mas como decidir valores? É para isso que reforçamos a necessidade de analisar os seus hábitos e estilo de vida, assim como as despesas gerais do mês. É apenas dessa forma que você conseguirá saber quanto pode retirar sem que o valor faça falta.

Guarde dinheiro sempre no começo do mês

Poupar no final do mês, quando você está próximo de receber, nunca dá certo. Se você quer retirar sempre o mesmo valor da sua conta corrente para guardar, precisa fazer isso logo nos primeiros dias do mês.

Nossa dica é tentar retirar esse dinheiro, mesmo que seja para investimentos, no dia do recebimento do seu salário.

Sabemos que, no final do mês, o dinheiro está naturalmente mais escasso. Se você não tomar cuidado, pode acabar gastando tudo. Esqueça essa ideia de que sobrará dinheiro para guardar no final do mês, pois isso raramente ocorre.

Retirando o dinheiro no começo do mês, você ainda pode se conter melhor e controlar os seus gastos nos dias subsequentes.

Invista a quantia guardada

O que fazer com a quantia que você pretende poupar? Não dá para deixá-la parada! Uma das melhores alternativas é investir o dinheiro nas modalidades corretas, para que cresça cada vez mais.

A primeira coisa a se fazer é descobrir o seu perfil de investidor, para depois apostar nas modalidades corretas para você.

Traçar um plano de investimentos, de preferência ao lado de um coach financeiro, é essencial.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top