Como transformar hábitos para melhorar o orçamento familiar

O orçamento familiar é a principal preocupação das mulheres e dos homens responsáveis pelas contas do lar, pelo bem estar dos filhos, e da diversão de toda a família. Mas às vezes a situação foge do controle, o que chega a provocar inclusive desentendimentos entre o casal pela falta de clareza que a questão financeira é normalmente encarada. Pensando nisso, o artigo de hoje traz algumas dicas de como tratar melhor as finanças da família, e como provocar a mudança de hábitos em prol de uma maior tranquilidade quando se trata de dinheiro, isso buscando o envolvimento inclusive das crianças. Confira!

Assuma qual é a verdadeira situação

Muitas das pessoas que detêm a tarefa de administrar o todo, ou a maior parte do dinheiro necessário para a manutenção da família, têm muitas dificuldades em conversar sobre o assunto com os demais membros e informar que existem questões que precisam ser melhoradas, reduzidas, ou até mesmo cortadas. Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é ter o pleno conhecimento do quadro geral, e admitir a todos que mudanças serão necessárias pelo bem da saúde financeira da família.

Faça com que todos participem

A primeira coisa a ser fazer quando surge a necessidade de modificar o orçamento familiar é reunir a família, e de forma direta e séria mas sem provocar uma situação de desentendimento ou drama, fazer com que todos compreendam a necessidade de serem mais organizados, reduzirem seus gastos, e terem o pleno controle sobre tudo aquilo que estão comprando. Quando todos os envolvidos têm a plena consciência dos objetivos, fica muito mais fácil de fazer com que cada um cumpra o seu papel sabendo exatamente até onde ir com o dinheiro o dinheiro que possui.

Estabeleça um objetivo que envolva a todos

As crianças, principalmente, acham muito difícil mudar hábitos de forma repentina, pois, ainda não possuem o entendimento pleno do valor que o dinheiro tem e do quanto é difícil ganhar e juntar algum. Dessa forma, para tornar mais fácil o envolvimento do marido, esposa e filhos, o ideal é que todos tenham uma recompensa, ou ao menos uma razão para que os hábitos sejam modificados em prol de melhorias no orçamento familiar. Podem ser programadas viagens em conjunto, festas comemorativas, a troca do carro, ou até mesmo a mudança para uma casa maior, de forma que ninguém deixe de se empenhar em troca da vantagem que obterão posteriormente, independentemente do tempo que isso levará.

Introduza uma maneira atraente de controlar o orçamento

Para saber bem o quanto estão economizando, e consequentemente contribuindo para melhorias no orçamento familiar, é necessário que todos façam anotações sobre tudo aquilo que envolvem gastos e ganhos. Mas acontece que nem todos se sentem motivados a fazerem contas em uma agenda e monitorarem aqueles dados. Uma das formas de agradar a todos, é sugerir que façam os lançamentos dos dados em aplicativos de celular, como se estivessem operando joguinhos da vida real. Não seria legal se o “campeão da economia”, medida em porcentagem relativizando seus ganhos e gastos, ganhasse uma recompensa que o destacasse dos demais? Fica a dica!

Gostou desse artigo? Então por que não aproveita e leia também o post “Dicas práticas para organizar o orçamento familiar”?  

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top