Controle financeiro pessoal – 7 dicas para ter mais controle

Fazer o controle financeiro pessoal das suas contas deve ser uma tarefa desempenhada com cuidado. De fato, existem muitas pessoas que fazem um falso controle e acabam terminando o mês no vermelho.

Se você está se perguntando o que está tornando o seu controle financeiro pessoal inválido para manter as suas contas em dia, é necessário fazer uma análise mais aprofundada dos seus erros.

Para começar, você precisa verificar se está desempenhando as ações a seguir, sintetizadas nas nossas 7 dicas para manter o controle efetivo, e não perder a linha na hora de administrar as suas finanças.

Entenda abaixo e seja responsável!

Faça seu controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal

Confira gastos

Para começar a fazer o controle financeiro pessoal da sua conta, você precisa se focar no controle dos seus gastos. Sabemos que a maioria das pessoas anota os gastos ou mesmo verifica a conta nos aplicativos de banco, mas o planejamento efetivo vai além disso.

O primeiro erro, que muitas pessoas cometem, é analisar apenas os gastos maiores. Aquele café que você compra no final da tarde e a pizza que você comeu no final de semana também são muito impactantes. Basta pensar que você pode tornar esse pequeno hábito um grande gasto no final do mês.

Nossa dica é sempre verificar todos os gastos, mesmo os menores, e fazer um balanço mensal. Algum período mínimo de análise é necessário para definir um valor padrão, que deve ser gasto todos os meses.

Separe o dinheiro no começo do mês

O controle financeiro pessoal exige atenção a dois fatores principais:

  1. O dinheiro que você vai gastar.
  2. O dinheiro que você vai guardar.

Os dois precisam estar separados de acordo com a sua análise de necessidades no começo do mês.

De preferência, você deve investir ou guardar o dinheiro que não pode ser gasto logo no dia do recebimento. Assim, você não cai em tentações e evita gastar o que não pode. Se você deixar para guardar no final do mês, é capaz de não sobrar muito.

O dinheiro que você pretende gastar deve estar dividido de acordo com as suas categorias de gastos.

Se você gasta 300 reais com transporte, já retire esse valor da sua receita final, que deve conter apenas o dinheiro extra, para lazer ou demais necessidades.

Gerencie seu dinheiro por meio de planilhas

Estamos sempre falando sobre gastos, ganhos e balanços. De fato, o seu controle financeiro pessoal envolve muitas variáveis. E para ficar atento a todas elas, você precisa de um controle mais tangível dos seus dados.

É para isso que usamos uma planilha financeira, feita por meio de um computador ou um aplicativo do seu gosto. Na realidade, não importa qual a plataforma que você vai usar. O importante mesmo é ter todas as informações concentradas em um local de fácil acesso e simples de analisar.

Assim, se você precisar conferir valores, pode ir à sua planilha. Não se esqueça de avaliar e renovar o seu planejamento todos os meses, pois um pequeno gasto, a mais ou a menos, na sua conta pode mudar o panorama completo.

Considere investir o seu dinheiro

O seu controle financeiro pessoal também envolve um controle do dinheiro que não está em circulação na sua conta. Afinal, deixar o dinheiro parado é a mesma coisa que perder grandes oportunidades, principalmente se você já tem objetivos definidos.

De fato, investir não é um passo muito simples. Você precisa consultar muitas variáveis, além de decidir qual a modalidade de investimento na qual deseja aplicar o seu dinheiro. Para isso, é essencial estudar sobre o assunto.

Se você precisar de ajuda, pode contratar um coach financeiro. Esse profissional é capacitado para orientar investidores sobre as melhores opções, dependo dos interesses pessoais e da demanda em relação à quantia disponível. Vale a pena consultar um coach se você é novo no mundo das finanças, assim como também fazer um curso sobre esse universo.

Observe as promoções disponíveis no mercado com cuidado

Sabemos que o maior desejo da maioria das pessoas é achar uma ótima oportunidade de promoção. Quando você está fazendo o controle financeiro pessoal, precisa pensar nos seus gastos motivados por promoções e afins.

Muitas lojas possuem uma atitude desonesta com relação as promoções. Algumas aumentam os preços e depois retornam ao valor normal, alegando que há uma promoção. Alguns lugares também aumentam o preço baseados em outros fatores, que não o produto.

Existem muitos elementos em questão para definição dos preços dos produtos em uma loja. Nossa dica é não cair em armadilhas, pesquisando com qualidade e profundidade sobre o produto que você quer adquirir, antes de ter uma atitude impulsiva, que depois pode acabar com o seu planejamento.

Cuidado ao gastar no crédito

Gastar no crédito é um hábito sustentado pela maioria das pessoas. Você até pode gastar no crédito, mas evite fazer com que essa dívida se acumule. Uma boa dica é gastar nos primeiros dias após o fechamento da fatura do seu cartão, para que você pague apenas no final do mês ou no começo do mês seguinte.

O que queremos sustentar aqui é que atitudes irresponsáveis com o cartão de crédito podem acabar com o seu controle financeiro. Afinal, grande parte das pessoas que possuem esse controle não incluem os gastos em cartão de crédito.

É essencial que você comece a computar esse tipo de gasto. Para isso, analise as suas faturas anteriores e observe quanto tende a gastar ali.

Analise o impacto anual de todos os seus gastos

Para melhorar o seu controle, você pode passar a analisar os seus gastos anualmente. Muitas vezes, alguns gastos esporádicos, como os que ocorrem geralmente aos finais de semana, parecem não interferir no seu rendimento do mês.

Entretanto, ao olhar para as despesas anuais, um outro quadro se destaca: aqueles valores foram se acumulando e acabaram por te fazer desistir de algumas metas mais pontuais. Se você preferir, pode colocar todos os seus gastos em valores anuais e analisar o real impacto que isso tem no seu orçamento.

As compras se tornam mais responsáveis a partir de atitudes como essa!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top