Controle financeiro – 6 formas de ter maior assertividade

Ter um bom controle financeiro é uma das atividades essenciais para que você tenha prosperidade econômica. Entretanto, poucas pessoas realmente conseguem organizar as suas finanças de uma maneira boa o suficiente para atingir objetivos e poupar dinheiro.

Se você está sentindo que gasta mais do que ganha, ou se o dinheiro não está sobrando na conta como esperava, é necessário montar uma planilha detalhada para saber como manter o controle financeiro e não passar por períodos de aperto.

A seguir, vamos te ensinar como trabalhar com mais pontualidade em suas ações, alcançando todas as suas metas de forma mais rápida. Separamos 6 dicas obrigatórias para chegar ao sucesso, e você pode realizar todas elas com rapidez!

Aprenda mais sobre controle financeiro!

Controle financeiro

Controle receita e despesas

O primeiro passo para ter controle financeiro é calcular as suas despesas a partir da receita. Em outras palavras, você precisa saber para onde está indo o seu salário, e quanto dos seus ganhos é gasto com cada área da sua vida.

É essencial observar as atividades de sua conta corrente por alguns meses, pois os gastos podem variar em pequena escala. Tudo conta quando estamos fazendo um balanço geral, pois o controle financeiro deve ser uma atividade que envolve detalhes.

Depois de alguns meses, basta separar os dados em categorias de despesa e analisar o que é realmente obrigatório. Lembre-se de revisar periodicamente o balanço entre ganhos e gastos, pois muitas coisas podem se modificar.

Depois de computar os dados de maneira completa, você precisará estabelecer valores de base: o objetivo é sempre gastar o que está programado, para não passar dos limites.

Registre as informações

Para que o seu controle financeiro se torne uma realidade, você precisará registrar todas as informações sobre a sua conta, como os ganhos e gastos dos quais falamos anteriormente. Nossa dica é usar um dispositivo para registro ou apenas um programa de computador. Você deve ficar longe de registros em papel.

Mas o que colocar no documento? Na verdade, isso vai depender de cada um. Se a sua prioridade for diminuir os gastos, você deve ver onde estão aparecendo despesas de maneira mais detalhada. Porém, se quer poupar, deve analisar as categorias com profundidade para entender de onde você pode tirar uma quantia.

O essencial mesmo, independentemente da prioridade que você vai dar, é ter esses dados em mãos. Não adianta apenas fazer uma análise visual do seu extrato e achar que o seu controle já vai melhorar.

Veja onde você está errando

Se o seu controle financeiro não está saindo como o esperado, é provável que você esteja errando em algum aspecto. Você pode estar gastando mais com alguns setores da sua vida, o que é o mais comum nesses casos.

O ideal é esperar por algum período e analisar os seus documentos de gastos antigos. Se você tem acesso as suas faturas e extratos do cartão, pode fazer uma checagem em detalhes para estabelecer em que categoria de despesas está gastando mais que o necessário. Você se surpreenderá com a quantidade de pequenos gastos que podem estar exercendo impacto na sua receita geral.

Não se esqueça de que, para essa etapa funcionar, você precisa manter um registro detalhado das suas transações mensais. Pode ser, também, que você não enxergue o erro de primeira, mas esteja gastando mais que o necessário. Se isso ocorrer, é importante revisar suas prioridades, assunto do qual vamos tratar a seguir.

Estabeleça prioridades

O seu controle financeiro se tornará mais fácil se você estabelecer prioridades de gastos. Ninguém pode gastar a quantia que deseja em absolutamente todos os setores da vida. Inclusive, essa é uma das atitudes que faz com que as pessoas percam o controle de suas vidas financeiras.

As suas prioridades devem estar baseadas em objetivos. Se você vai se organizar e controlar melhor as suas finanças, precisa saber para que está fazendo isso. Pense em questões mais urgentes, que geralmente são obrigatórias, como educação ou moradia.

Depois de estabelecer essas prioridades, você pode mexer na sua planilha de gastos à vontade. Comece a poupar e verifique como pode mover mais receita para um determinado objetivo, mas tome cuidado com exageros.

Compare preços

Muitas vezes, você está perdendo o controle de sua vida financeira pois gasta muito. Algumas pessoas podem se perguntar: como eu gasto muito, se não compro em quantidades maiores? Realmente, pode parecer que você está comprando apenas o essencial para passar o mês.

O que ocorre é uma compra irresponsável. Em outros termos, você não compara preços, optando por comprar a mercadoria que está mais acessível no momento. Dessa forma, você nunca controlará as suas finanças efetivamente.

A comparação de preços vale para tudo, desde pequenas compras em mercados, até a realização de um sonho, como comprar um carro de marca específica. Pesquise em bases online e também em lojas físicas, e registre os preços mais baratos.

Você deve fazer o mesmo com as condições de venda. Um produto pode ter um preço menor, mas não é confiável. Você vai precisar, essencialmente, fazer um balanço de todos esses fatores.

Cuidado com o crédito

O crédito costuma ser o grande vilão na vida das pessoas que alegam não ter controle financeiro. O que ocorre é um gasto excessivo no cartão de crédito, com o apelo do pagamento apenas no final do mês.

Entretanto, é preciso se lembrar de que, quando o pagamento cair, você pode estar apertado. Quando isso ocorre, as pessoas costumam fazer dívidas com imensas taxas de juros no cartão.

  • Então não posso usar o crédito?

Na verdade, essa é uma ferramenta boa se você souber usar.

Programe os seus gastos no crédito e já deixe o dinheiro separado. Se possível, faça com que a data da cobrança seja depois do seu pagamento do próximo mês. Assim, você já desconta os gastos logo que receber, controlando as suas despesas com mais qualidade.

E aí, está preparado para ter mais controle? O que achou das nossas dicas? Comente abaixo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top