Controle pessoal, você faz o seu?

O controle pessoal tem a ver com as suas finanças em geral, mas também com o modo com que você lida com as despesas em família. Na verdade, podemos dizer que esse controle precisa abarcar diferentes áreas da sua vida.

Muitas pessoas possuem um grave problema com controle pessoal. O que isso significa? Elas não sabem investir em estratégias focadas para gerenciar a entrada e saída de dinheiro. Como você deve perceber, esse fator pode acabar com a saúde financeira de toda a família.

Hoje, vamos te ensinar um pouco mais sobre controle pessoal. Assim, você pode investir nas estratégias corretas e evitar um mal caminho ao longo dos anos.

Entenda como você pode controlar com qualidade e sucesso!

O controle pessoal dos seus gastos!

Controle pessoal

Verifique se você faz o seu controle

O controle pessoal não nasce de maneira independente. Você precisa realmente planejar fazer um controle eficiente para conseguir resultados. Por isso, o primeiro passo é verificar se a sua vida financeira está, de alguma maneira, sob seu controle.

Pense nas seguintes questões para te ajudar:

  • Você acaba o mês no vermelho?
  • Tem dificuldades para saber o que ocorre com o seu dinheiro até o próximo salário?
  • Gasta valores muito diversos ao longo de vários meses?

Se a sua resposta para essas questões foi positiva, você não está fazendo um controle pessoal eficiente.

Afinal, você não sabe, em termos simples, para onde o seu capital está indo. Esse é um dos mais graves problemas que a sua saúde financeira pode enfrentar.

Tenha disciplina

Não podemos falar em controle pessoal sem falar em disciplina. Mesmo que você não tenha começado a fazer esse controle, ou seja, organizar as coisas em uma planilha, a disciplina precisa ser um princípio seguido.

Se você não consegue se controlar na hora de gastar, ou se identifica muitos objetos inúteis em sua casa, que foram comprados em momentos de abuso, comece a se preocupar com a recuperação da sua disciplina.

Na realidade, quando falamos do conceito de disciplina, não estamos abarcando somente o universo financeiro.

Você precisa estar no controle de suas ações o tempo inteiro, seja no trabalho ou na família. Aqui, não falamos em exercer poder, mas sim em ter conhecimento e capacidade de mudar situações.

Avalie as suas necessidades financeiras

Do que você mais precisa no momento? Essa é uma pergunta das mais complicadas. Afinal, não é fácil decidir por apenas uma coisa. O mesmo ocorre em relação as suas finanças. É difícil decidir por usar seu dinheiro para alcançar uma única meta, mas você precisa desse tipo de noção.

Aqui, não precisamos estar falando de grandes sonhos e conquistas. Basta que você se pergunte sobre as suas necessidades básicas do cotidiano ao longo do mês.

Existem pessoas, por exemplo, que precisam almoçar em restaurantes todos os dias. Para outros, isso não ocorre, mas uma despesa maior com transporte pode ser necessária.

Sugerimos, nessa fase, um primeiro rascunho que pontue todas as suas necessidades, contanto que essas necessidades envolvam gastos. Esse é o ponto de partida.

Entenda mais sobre as suas despesas

Agora podemos entrar para a parte do controle pessoal que fala especificamente da sua saúde financeira. Primeiramente, para retomar um estado de controle, você precisa entender mais sobre as suas despesas.

A nossa dica é separar as despesas em categorias, como alimentação, transporte, educação e lazer.

Depois, você precisa avaliar todos os gastos feitos dentro de cada categoria nos últimos meses. Isso vai te ajudar a ter uma ideia mais concreta do que chamamos de estilo de vida.

O próximo passo é fazer uma programação de valores gastos, como projeção para os próximos meses.

Assim, você vai estar evitando surpresas desagradáveis, que podem surgir se não conseguir ter controle efetivo da sua vida financeira.

Organize os dados e planeje o futuro

Você já tem todos os dados em mãos: já sabe com o que você precisa gastar todos os meses, e o quanto deve gastar para não ultrapassar os seus rendimentos e acabar no vermelho.

  • E agora, o que você pode fazer para ter um controle de qualidade?

É essencial organizar os dados. Até o momento, estamos falando de rascunhos. Agora, você precisa colocar esses números em uma planilha e projetar os seus gastos nos meses subsequentes. Com as primeiras etapas, a tarefa se torna mais simples.

Não se esqueça de que, nesse momento, você já pode pensar em sonhos mais concretos para o futuro. Comprar uma casa ou um carro exige planejamento das suas condições financeiras atuais, para que você possa realmente poupar.

Reveja o seu planejamento de tempos em tempos

O planejamento é para sempre? Muitas pessoas cometem um grave erro ao acharem que podem usar o mesmo planejamento para sempre.

Na verdade, você precisa notar que estamos mudando nossos hábitos a cada momento. Fora isso, as suas condições de trabalho e rendimento podem se modificar também.

Por conta de todos esses fatores, é importante que você faça uma revisão do seu planejamento de tempos em tempos. Essa medida é usada para que o seu controle não seja perdido aos poucos. Com a revisão, você pode manter os dados mais condizentes com a realidade em pauta.

Você pode escolher o período que quiser para rever o planejamento. Sugerimos algo como o prazo de 6 meses a um ano, dependendo da estabilidade do seu rendimento.

Faça um controle em nível familiar também

Você vive em sociedade e provavelmente possui uma família. O seu controle não pode ser referente apenas a você mesmo. É necessário ampliar os seus conhecimentos para que a sua família consiga atingir os objetivos planejados em conjunto.

Sugerimos que você comece com a educação financeira familiar, um tópico que está sendo cada vez mais abordado. Você ainda pode estimular o planejamento por meio de planilhas para as outras pessoas de sua casa.

Se necessário, condense todas as necessidades e despesas familiares em uma planilha à parte, para que você planeje ações mais pontuais. Assim, o controle nunca escapará de suas mãos.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top