Cooperativismo de Crédito-Alternativa de Investimento

Os investimentos financeiros diferem por produto, no entanto, entre as instituições financeiras, possuem características e rentabilidades similares. Basicamente, a escolha do parceiro financeiro se deve pelo relacionamento e assessoria recebidos.

Apesar de já existir no Brasil há mais de 100 anos, um tipo de instituição financeira vem despertando a atenção dos investidores, com vantagens competitivas bem interessantes, principalmente quando se fala de renda fixa.

São as cooperativas de crédito. Organização de pessoas, onde o cliente é sócio do empreendimento, e como tal, recebe a sua participação nas sobras, que são os lucros anuais, adicional aos rendimentos habituais de um investimento financeiro.

Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira que possui todos produtos financeiros importantes para atender as demandas dos usuários:

> Conta corrente
> Investimentos
> Crédito
> Financiamentos
> Cartões
> Seguros
> Consórcios
> Boletos
> Máquina de cartão
> Serviços financeiros, etc.

Procura atuar com preços bem competitivos, geralmente em condições melhores que o mercado.

Além disso, como o cliente é dono, o relacionamento é diferenciado, com atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada um.

Por ser cooperativa, tem uma questão social que é a sua essência: o desenvolvimento econômico da região, pois os recursos que giram na cooperativa são reinvestidos localmente, oportunizando o crescimento econômico através da produção e parcerias de negócios.

cooperativa de crédito

Parte das sobras também são direcionadas a projetos sociais, beneficiando crianças desamparadas, jovens e idosos, além de revitalização de praças e espaços públicos.

Nos primeiros quatro meses do ano, a cooperativa faz uma Assembléia para prestação de contas, e o associado vota a destinação do resultado. Cada pessoa um voto.

A distribuição das sobras, votada em assembléia pelos associados, considera a movimentação de cada um: se contribuiu para gerar, recebe de volta.

Quanto maior a movimentação, saldos, investimentos, poupança, crédito, produtos, maior a participação no resultado, cada item conta individualmente para a formação da fatia de cada associado.

Pode-se ter em mente: se recebo as sobras, posso ter perdas? É uma possibilidade, por isso a necessidade de avaliar a saúde da cooperativa e os demonstrativos de anos anteriores, que não garante resultado futuro, mas é um indício de gestão.

Também há diversos mecanismos de segurança, como auditorias do Banco Central, auditorias externas e internas, e o Conselho Fiscal, composto pelos próprios associados eleitos em Assembleia.

Outro item que traz segurança é o valor que a cooperativa tem no fundo de reserva, uma conta do patrimônio líquido, formada pela destinação legal ou decidida em assembleia de parte dos resultados anteriores, pois se em um exercício houver perdas, o primeiro valor acessado é este fundo, cujo objetivo é dar solidez ao negócio. Quanto maior, melhor.

Outra situação a avaliar: alguns sistemas cooperativos possuem fundos garantidores de solidez, que é um “plus” ao habitual fundo garantidor de crédito.

Fundo garantidor de solidez: é um fundo constituído entre as cooperativas de um sistema que pode ser acessado em caso de resultado negativo no exercício, após a utilização do fundo de reserva, que é individual. É um socorro que evita que o associado tenha o prejuízo. Se der sobras, divide entre os sócios, se der perdas, acessa o fundo de solidez.

Fundo Garantidor de Crédito de Cooperativas- FGCoop: é um fundo espelho do FGC dos Bancos, caso haja a liquidação de uma cooperativa, depósitos a vista (conta corrente) e depósitos a prazo (investimentos) até R$ 250.000,00 estão cobertos. Participam do FGCoop Cooperativas de diversos sistemas.

Para se tornar associado e investidor de uma cooperativa, recebendo além dos rendimentos dos investimentos, sua participação nas sobras (lucros), peça os demonstrativos financeiros dos últimos anos, avalie os números, e seja sócio de sua própria Instituição Financeira, potencializando os seus ganhos.

Se quiser conversar a respeito, envie suas dúvidas para [email protected] , que terei o maior prazer em auxiliar sua avaliação.

Eliane Jaqueline
Eliane Jaqueline D. Metzner

>>  Coach Financeira formada pelo Instituto Coaching Financeiro, com Roberto Navarro, e Master Coach pela International School of Coaching de Orlando, EUA, escritora, palestrante e treinadora de equipes em Mercado Financeiro, Investimentos e Educação Financeira

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top