Corretoras de investimentos - O que são? - Roberto Navarro

Corretoras de investimentos – O que são?

As corretoras de investimentos estão entre as melhores opções para quem quer começar a atuar no mundo financeiro. Para investir, o primeiro passo é abrir uma conta corrente com valores para aplicação.

Muitas pessoas não sabem o papel das corretoras de investimentos. Elas sempre se perguntam:

  • Mas, já não temos os bancos?
  • O que uma corretora pode me oferecer?

Essas perguntas são completamente válidas, principalmente se você está começando a aplicar. Afinal, precisamos de segurança na hora de armazenar e manejar o nosso dinheiro.

Para que possamos entender melhor, vamos traçar um rápido panorama da atuação dessas entidades financeiras. Assim, você pode escolher a melhor opção entre as corretoras de investimentos atuantes no mercado de hoje.

Fique atento no conteúdo que separamos para você!

Corretoras de investimentos

O que são as corretoras de investimentos?

As corretoras de investimentos são instituições financeiras que possuem o papel de comprar e vender ações, e também de servir como uma negociadora para as transações dos investidores.

Funciona mais ou menos como um banco, com o diferencial de não ter interesses explícitos sobre as escolhas do consumidor. Mas vamos deixar esse assunto para mais tarde.

Para que o funcionamento seja de qualidade e confiança, você precisa verificar se a corretora está regulamentada.

Ela precisa ser autorizada pelo banco central do país, e precisa ser fiscalizada regularmente para verificar se tudo está sendo feito como esperado. Afinal, são as corretoras de investimentos que tomam conta do seu negócio uma vez que ele entra no mercado.

Os profissionais que atuam em corretoras precisam ser especializados e entender do ramo. Não é simples guiar um consumidor da entidade para investir nas melhores opções.

Por isso, você deve sempre estar atento às escolhas de corretoras. Assim, você não cai em armadilhas e não acaba fechando uma parceria com corretoras que não te darão frutos.

Ok, você já sabe o que é uma corretora. Nosso próximo passo é entender como ela pode te ajudar e qual as vantagens de contratar os seus serviços.

Para isso, separamos uma lista básica que pode te ajudar muito na hora de decidir pela contratação de corretoras de investimentos. Confira abaixo!

Lucros isentos

Primeiramente, precisamos deixar claro um ponto. Quando aplicamos no mercado financeiro através dos bancos, podemos ter um conflito.

Os lucros dos bancos provêm de algumas aplicações e investimentos feitos pelo consumidor. É o que ocorre, por exemplo, no caso de papéis de CDB. Por conta disso, pode ser que o banco tente fazer com que você invista em certas modalidades.

Quando estamos falando de corretoras, não corremos esses riscos. Afinal, não existem muitos interesses. É o que falamos quando pontuamos que o lucro é isento: as taxas da administração serão pagas de uma maneira ou de outra, não importa a modalidade que você escolher.

Essa é apenas a primeira vantagem de contratar uma corretora, mas existem algumas outras. Devemos destacar essa, pois ela realmente faz diferença na hora de selecionar o investimento mais vantajoso para o cliente, e não para a instituição.

Possibilidade de investir sem interesses

Esse ponto também decorre do que estávamos discutindo no tópico anterior. Às vezes, há um conflito de interesses quando estamos falando de parcerias com o banco. É claro que, se você quiser investir em uma modalidade que não é vantajosa para um banco, eles terão de aceitar. Porém, você vai ser sempre direcionado para as modalidades do banco.

Quando falamos em modalidades do banco, são aquelas que estão intermediadas por essa entidade. Já falamos do exemplo do CDB, que é realmente bastante claro, e podemos citar também o exemplo das capitalizações, serviços de investimentos inteiramente criados por e para os bancos.

Boa divulgação sobre o mercado

Um dos papéis essenciais da corretora é fazer uma divulgação do mercado financeiro e da situação em que os investimentos se encontram. Você tem boas vantagens no mercado se usar essas orientações. Afinal, essas instituições são totalmente voltadas para o mercado de ações, e podem te ajudar a entender o panorama geral.

Esse é um tipo de informação altamente especializado, que você só vai conseguir com a ajuda de profissionais realmente qualificados. Uma das vantagens é conseguir um diagnóstico financeiro condizente com os seus interesses e com a sua capacidade financeira também, algo que requer análise.

Intermediação de negociações

Já falamos que um dos papéis das corretoras é exatamente de intermediar o acordo financeiro entre você e uma outra entidade. Isso fica ainda mais claro quando falamos de bolsa de valores, em que você vai comprar títulos de empresas e vai receber seu lucro em troca. Muitas pessoas possuem a ideia de que você simplesmente precisa dispor do dinheiro, quando não é bem assim.

Você vai precisar de uma instituição financeira regularizada e fiscalizada para colocar a quantia que você quiser em circulação. Essa é uma parte básica das regras. A boa notícia é que é simples fazer isso. A corretora faz todo o processo de mediação e você não precisa passar por dificuldades e desafios que alguém mais despreparado pode passar.

Orientações de confiança aos investidores

Já pontuamos de maneira discreta esse tópico em alguns momentos anteriores, mas precisamos deixar claro. De fato, como você pode ver, as corretoras fazem um trabalho de confiança, que inclusive é legitimado pelo banco central e pode levar muitos dos investidores ao sucesso financeiro.

O que queremos dizer aqui é: quando você procura por informações financeiras em outras fontes, como nos jornais e na internet, pode até conseguir um panorama geral do que está ocorrendo, mas nunca conseguirá informações detalhadas e práticas sobre as melhores alternativas para você.

As corretoras pensam em tudo e te dão apenas informações atualizadas, que realmente vão pesar na sua situação. Pode ser que alguns índices estejam mais baixos, mas como fica a interpretação disso?

  • Afinal, isso é bom ou ruim para a sua empresa?
  • Você precisa investir em qual modalidade?
  • O que é recomendado?

Tudo isso pode ser destacado com qualidade. E aí, já se convenceu de que os serviços são bons? Comente abaixo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top