Despesas pessoais – O jeito certo de controlar

Você sabe controlar suas despesas pessoais com qualidade? Sabe com o que você gasta e quanto precisa gastar para que as coisas corram conforme o planejado? Grande parte das pessoas não tem um controle eficiente de despesas pessoais.

Para que você consiga poupar dinheiro, alcançar suas metas e viver sem preocupações, é necessário controlar suas despesas pessoais da maneira correta. Assim, você evita surpresas na hora dos pagamentos.

Hoje, vamos te ensinar a fazer o controle eficiente, que vai garantir o seu rendimento e sua paz no futuro.

Aprenda a maneira correta de gerenciar as despesas pessoais por meio das nossas dicas a seguir.

O jeito de controlar suas despesas pessoais!

Despesas pessoais

Entenda os seus tipos de gastos

As despesas pessoais podem ser de vários tipos e, isso, vai variar de acordo com o seu estilo de vida. Existem pessoas, por exemplo, que preferem investir mais dinheiro em lazer, pois não precisam investir em transporte e alimentação.

Existem outras pessoas que possuem famílias com filhos pequenos, e precisam considerar as despesas com escola e uma ampliação das despesas com alimentação. Por meio desses casos, você pode notar que as categorias de gastos podem ser muito distantes, dependendo da pessoa.

Você precisa saber onde se encontra. Você tem filhos? Possui algum dependente financeiro? Em qual área da sua vida estão concentrados os maiores gastos? Você pode começar respondendo esses tipos de questionamentos para entender mais sobre o seu funcionamento em relação as despesas.

Divida os gastos entre fixos e variáveis

As suas despesas pessoais podem ser divididas em dois grandes grupos, para te ajudar na gestão estratégica. O primeiro grupo é chamado de gastos fixos, e o segundo grupo é chamado de gastos variáveis.

Em relação aos gastos fixos, podemos considerar todas aquelas despesas que teremos, com certeza, todos os meses. É o que vemos ocorrer, por exemplo, com contar bancárias ou até com escola e universidade para os filhos. Você sabe que vai pagar valores próximos sempre.

Os gastos variáveis são aqueles que ocorrem esporadicamente, como os gastos em lazer ou a maioria das compras de maior porte. Carros, casas, eletrodomésticos: todos esses são gastos que você não tem todos os dias, e precisam ser organizados de maneira independente para melhores resultados.

Reveja hábitos

Se você está tendo dificuldades com despesas pessoais, ou seja, está gastando mais do que deve, é necessário rever os seus hábitos de consumo. Grande parte das pessoas possui problemas com gastos excessivos que se resumem ao estilo de vida extravagante.

Você precisa entender, primeiramente, onde está o erro. Se você sai para jantar todos os dias em restaurantes caros, enquanto pode investir em alimentação em casa, esse é um dos hábitos que pode mudar. O mesmo pode ser dito em relação as outras áreas da sua vida.

O ideal é observar, para mudar os hábitos financeiros, os seus gastos com despesas variáveis. Entretanto, você também pode diminuir os gastos fixos. Afinal, eles são fixos, mas não significa que o valor cobrado é sempre o mesmo. Você pode mudar, por exemplo, o valor das contas.

Cuidado com as dívidas

As dívidas são os piores inimigos de quem precisa fazer a gestão de despesas. Se você possui dívidas, é melhor começar a planejar uma boa estratégia para quitá-las, antes de pensar em planejar o futuro.

Você não precisa pagar tudo de uma vez. O que estamos dizendo aqui é simplesmente para você incluir o pagamento da dívida como uma das principais necessidades dos meses subsequentes, até que esteja livre dessa cobrança.

Existem pessoas que preferem seguir a vida financeira, e planejar o futuro, sem antes olhar para as dívidas. Depois, isso pode se tornar um problema gigante. Afinal, as taxas de juros costumam ser absurdas.

Se você está com problemas para realizar o pagamento integral, tente negociar outras saídas com a empresa.

Faça uma planilha de projeção para os próximos meses

Se você já entendeu um pouco mais sobre os seus gastos e está livre das dívidas, é hora de expandir o seu manejo de despesas e olhar para o futuro. Sabemos que existem cobranças que não vão sumir de sua vida, e na verdade elas nem precisam.

Você só precisa saber gerenciar esses gastos para que consiga comportar os seus sonhos. Em termos mais simples, por que não sacrificar um pouco dos seus gastos com lazer para investir em um carro novo no final do ano, por exemplo?

Para avaliar se essa é realmente uma boa estratégia, você precisa entender um pouco mais sobre as suas metas.

Para isso, sugerimos que você planeje de acordo com os seus rendimentos, e a longo prazo.

Calcule as despesas em bases anuais

Uma das técnicas que ajudam a melhorar o seu planejamento relacionado as despesas é o cálculo em bases anuais. Vejamos um exemplo a seguir.

Se você gasta 200 reais por mês em um restaurante, o valor pode ser considerado baixo em relação ao seu rendimento total mensal. Mas quanto fica isso em bases anuais? O valor sobe para 2400 reais.

Agora, você precisa avaliar se vale a pena gastar 2400 reais em apenas um restaurante por vários meses. O que ocorre quando colocamos os gastos em valores anuais é uma perspectiva mais global das suas despesas. É dessa maneira que você consegue avaliar com mais qualidade.

Sugerimos que siga o mesmo processo para os demais campos da sua vida. Assim, você com certeza entrará em contato com valores mais sólidos.

Tenha organização

Nossa última dica é simples, mas essencial para organizar as suas despesas. Você precisa de organização se quiser investir em estratégias de sucesso.

Se você ainda não possui essa organização, que pode se estender para outros campos da sua vida, pode começar com o exercício simples de criação de uma planilha de gastos.

Ao longo do tempo, você vai se tornando mais organizado. Assim, pode gerir as suas finanças com sucesso e pode calcular os gastos necessários.

Uma política de redução de gastos sempre encontra as suas bases mais sólidas na organização.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top