Dicas de como controlar os gastos domésticos

foto de mulher segurando papel
Para ter uma qualidade de vida melhor é preciso controlar os gastos e manter a economia da casa sempre em ordem.

São considerados como gastos domésticos todas as despesas que estão relacionadas à sua casa e sua família, desde as compras de supermercado até os utensílios que são comprados para satisfazer as vontades de um dos membros da família. Os gastos domésticos podem variar bastante e, por isso, ter um controle sobre eles é fundamental para sua estabilidade financeira.

Vale lembrar que, quando as contas da sua casa ficam fora de controle, a tendência é que as dívidas apareçam e aumentem cada vez mais. Essa é uma situação que pode complicar bastante sua vida financeira e até prejudicar as relações familiares. Portanto, é preciso saber controlar os gastos e manter a economia da casa sempre em ordem para que você possa conviver bem com sua família e ter uma qualidade de vida mais elevada.

Veja a seguir quais são os principais gastos domésticos existentes e aprenda a lidar com cada um deles da melhor forma possível:

Principais gastos domésticos e como lidar com eles

Gastos fixos

Os gastos fixos são compostos por conta de água, luz, telefone, internet, aluguel, TV a cabo e outros serviços contratados por você ou alguém de sua família. Esses gastos — como o nome já diz — são fixos, ou seja: todo mês você terá que pagá-los. Portanto, saber o quanto essas despesas representam no seu orçamento é fundamental.

Para ter um controle maior e evitar fazer mais dívidas do que pode pagar, saiba que seus gastos fixos devem corresponder a no máximo 50% do orçamento total da sua família. Se eles ultrapassarem essa porcentagem, significa que você está gastando mais do que deve e vivendo acima do seu real padrão de vida.

Se, ao fazer as contas, você perceber que seus gastos fixos consomem boa parte da renda mensal da sua família, está na hora de reavaliar as suas prioridades e cortar os gastos desnecessários.

Supermercado

Os gastos com supermercado também são frequentes na sua rotina. Não dá para encaixar esses como gasto fixo, pois o valor das compras varia de acordo com o preço e a quantidade de produtos que são comprados. No entanto, esse é uma despesa que você certamente tem todo mês.

Para evitar comprar mais do que precisa, faça sempre uma lista com os itens realmente necessários. Outra dica é fazer o possível para comprar tudo de uma vez, pois quanto mais vezes você for ao supermercado, mais você vai gastar. Faça os cálculos de quanto você precisa de cada item para o mês inteiro e, assim, evite ficar indo no mercado toda hora.

Gastos variados

Por fim, os gastos variados são aqueles que não são frequentes, mas que comprometem o orçamento. Os gastos variados são aquelas pequenas compras do dia a dia que, quando são descontroladas, acabam com todo o salário. Isso é resultado da falta de planejamento e de controle.

Imagem: lolostock / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top