Dicas de como economizar morando sozinho

foto de mulher colocando moeda dentro do pote
Quem mora sozinho precisa controlar todos os seus gastos e economizar o máximo possível para evitar imprevistos e problemas futuros.

Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas, principalmente dos adolescentes — que acreditam que sair da casa dos pais significa conquistar a tão sonhada liberdade. De fato, morar sozinho é sinônimo de liberdade e independência, mas também envolve alguns encargos que precisam ser muito bem organizados para que não acabem se tornando um verdadeiro problema.

Um desses cuidados diz respeito à situação financeira. Isso porque quem mora sozinha precisa controlar todos os seus gastos e economizar o máximo possível para não passar apuros: afinal, a pessoa não conta com ninguém para dividir as despesas básicas da casa. Veja, a seguir, algumas dicas de como economizar morando sozinho:

Dicas de economia para quem mora sozinho

Aprenda a guardar dinheiro

Um dos grandes segredos para morar sozinho é aprender a guardar dinheiro para as coisas que são realmente necessárias. Isso significa abrir mão de comprar tudo o que você deseja e juntar e poupar dinheiro para possíveis imprevistos. Isso porque, quando você começa a morar sozinho, se depara com despesas que antes sequer notava: gás de cozinha, problemas no encanamento, chuveiro queimado, compras de mercado, entre outros.

Contabilize seus gastos

Outra dica fundamental para economizar morando sozinho é fazer a contabilidade dos seus gastos. Para isso, marque exatamente tudo o que você gasta, de modo a perceber para onde vai o seu dinheiro e avaliar se essas despesas realmente valem a pena.

Economize

Tenha em mente que você é a única pessoa na casa e, por isso, não é necessário ter uma lâmpada acesa em um cômodo em que você não está. Economize também nos banhos, na televisão que pode ficar desligada quando você não estiver assistindo, entre outras pequenas ações que fazem total diferença no seu orçamento.

Coma na sua casa ou leve marmitas

Quem mora sozinha geralmente desenvolve o hábito de comer fora de casa, pois fica com preguiça de cozinhar apenas para si. Porém, por mais barato que seja o preço do seu prato, você certamente vai economizar muito mais se fizer as suas refeições em casa e levar marmitas.

Pague as contas em dia

Outra dica muito importante para economizar morando sozinho é pagar todas as contas em dia. Fique atento às datas de vencimento e quite as dívidas antes que elas gerem qualquer tipo de juros. Se você perceber que o dinheiro não vai dar, dê preferência para àquelas contas que possuem taxas de juros mais altas.

Tenha apenas o necessário em sua casa

Outro erro comum de quem passa a morar sozinho é querer comprar toda a mobília de uma só vez. Compre apenas os móveis que realmente são necessários e deixe para depois aqueles que você quer apenas por luxo. Quanto mais você conseguir se controlar, mais você vai economizar!

Imagem: Photobuay / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top