É possível economizar dinheiro ganhando pouco?

mulher colocando moeda no cofre
Para economizar dinheiro ganhando pouco é essencial seguir algumas dicas, assim como: listar suas dívidas, estipular um teto de gastos e poupar.

Economizar dinheiro é uma ação recomendada não apenas para quem tem contas pendentes a pagar, deseja comprar algum item novo ou quer começar a investir. Essa prática deve ser incentivada a todos, especialmente em períodos de crise financeira como o que acomete o País.

Embora a maioria das pessoas tenha plena consciência da importância de economizar dinheiro, muitos acabam desistindo de fazer isso porque ganham pouco e acreditam ser impossível fazer com que sobre uma pequena quantia no final do mês. Mas será que esta tarefa é realmente tão impossível assim? Confira algumas dicas de como conseguir economizar dinheiro mesmo ganhando pouco:

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Faça uma lista com seus gastos

Crie o hábito de anotar todos os seus gastos ao longo do mês, sem deixar nenhum item fora da lista. Isso servirá para você saber para onde está indo seu dinheiro e, a partir desse dado, descobrir o que pode ser feito para poupar. Você certamente identificará gastos desnecessários que podem ser cortados e outros que podem ser reduzidos.

Liste suas dívidas

Se você tem dívidas que consomem boa parte do que você ganha, anote-as também. O ideal é pagar todas as suas dívidas antes de começara a poupar, visto que elas tendem a consumir cada vez mais dinheiro com o tempo. Organize suas dívidas da mais alta para a mais baixa, sempre levando em consideração a porcentagem dos juros que cada uma tem. Foque na dívida mais alta até pagá-la e depois vá para a segunda mais alta, até eliminar todas.

Estipule um teto de gastos

É importante saber de antemão o valor máximo que você deve gastar com as coisas pessoais. Se chegar ao meio do mês e você não ter mais nenhum dinheiro, não pegue da sua poupança. O dinheiro que você tem guardado não deve ser mexido, a não ser em caso de emergências extremas. Para essas situações, entretanto, o ideal é que você tenha um fundo separado.

Tenha um fundo de emergência

Para não criar o hábito de tirar dinheiro da poupança, guarde uma quantia suficiente para que você consiga se livrar de problemas e imprevistos financeiros. Se você ficar sem emprego, por exemplo, terá uma quantia para gastar até encontrar outro. É ideal que o fundo seja três vezes maior do que o que você gasta no mês.

Poupe

Faça o possível para poupar a todo momento. Guardar dinheiro sempre que sobra é importante para você se habituar a esta ação, de maneira que economizar seja tão normal quanto gastar. Pegue o dinheiro daquele cafezinho que seria tomado em determinada ocasião que não deu certo e guarde.

Tenha paciência

Se você não sabe esperar, trate de aprender imediatamente. Guardar dinheiro exige foco, já que você não pode nem sonhar em utilizar aquele soldo para quitar dívidas que aparecem no meio do caminho. Lembre-se que o tempo é favorável ao crescimento. Se você guarda 100 reais por mês para seu filho recém-nascido, por exemplo, será capaz de pagar toda a faculdade dele após 18 anos.

Imagem: © Depositphotos.com / coolfonk

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 94122.1847


Suporte ao Aluno:

(11) 96552.0697
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top