Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Saber economizar dinheiro é um hábito, independentemente de quanto você ganha. Muitas pessoas acham que, para economizar todos os meses, é preciso ganhar muito. Mas será que isso é realmente verdade?

Na realidade, você não precisa ter uma renda acima da média para saber como economizar dinheiro. Basta ter um planejamento de qualidade e seguir uma rotina programada para economizar com sucesso.

O ato de economizar em si não depende da quantidade. Isso significa que você pode estar economizando 10 reais, ou 1000 reais. Tudo é uma economia e tudo te ajudará a alcançar os seus objetivos finais com qualidade.

Frequentemente, as pessoas possuem dificuldades em saber como economizar dinheiro ganhando pouco. Se você está com essa dúvida, veio ao lugar certo. Confira nossas dicas e descubra como isso pode ser feito!

Entenda mais sobre a sua renda para conseguir economizar dinheiro

economizar dinheiro

A sua renda é a base de toda a sua economia. Para começar a entender como economizar, você deve ver exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta por mês. Mas isso pode ser complicado para algumas pessoas, principalmente as que possuem imprevistos e gastos eventuais o mês todo.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Para começar, você pode garantir uma organização das suas finanças para entender se você realmente possui gastos eventuais, ou se é tudo uma questão de organizar. Isso pode parecer estranho para alguns, mas a maioria das pessoas possui gastos similares e parece o contrário por uma falta de planejamento.

Nossa dica é simples: anote todos os seus gastos por alguns meses. Assim, você pode verificar o quanto de renda sobra para outras atividades.

Reveja seu consumo

Agora que você já sabe sobre a sua renda, o próximo passo para entender mais sobre como economizar é rever os gastos. Você já sabe o que precisa pagar, quanto precisa pagar e em quais datas essas cobranças ocorrem.

Agora, você deve ver se esses são gastos realmente necessários para a sua vida, ou se você está gastando muito mais do que precisa. Transporte e alimentação, por exemplo, são gastos extremamente necessários. Afinal, você não pode simplesmente cortar alimentação em um mês.

Já aquela ida ao cinema ou um jantar mais elaborado em um restaurante, não são necessariamente essenciais. Veja se você não está gastando demais com o lazer ou com atividades de distração. O mesmo vale para bens materiais.

Não deixe a economia para o fim do mês

Muitas pessoas possuem o seguinte modelo de economia: guardar apenas o que sobra no final do mês, sem ter um valor certo para depositar. Essa é uma péssima técnica se você quer realmente aprender como economizar dinheiro.

Nossa dica é simples e muito efetiva. Você deve economizar uma quantia por mês e fazer a retirada da sua conta no dia do pagamento do salário. Dessa maneira, você garante a entrada do dinheiro na poupança independentemente dos seus gastos.

Vale lembrar que você deve calcular uma quantia que não fará falta depois. Se você está ganhando menos, não adianta guardar metade do salário. Você pode começar guardando 20% ou 25%, contanto que não faça diferença na qualidade da sua vida.

Crie metas

É essencial que você crie metas antes de começar a entender como economizar. Afinal todos precisamos de um objetivo para guardar dinheiro. Não basta simplesmente fazer a promessa de guardar uma quantidade por mês.

Tente começar pelo seguinte esquema: analise suas venrbas e veja o quanto você pode economizar. Guarde mais ou menos a mesma quantidade todos os meses. Depois, comece a pensar nos usos desse dinheiro.

Você pode querer programar uma boa viagem com a família ou querer comprar um bem de qualidade. Não importa o objetivo, o que importa é planejar. Assim, você fará uma boa economia, mesmo ganhando pouco.

Cuidado com os imprevistos

Os imprevistos sempre podem acontecer. Eles podem ser mais leves, como um simples gasto a mais, ou mais pesados, como uma diminuição do salário. Não importa o motivo, você deve se preparar.

A melhor maneira de fazer isso é por meio das economias. Falamos, anteriormente, que você deve criar metas. Porém, não se esqueça de incluir os imprevistos nelas. É sempre interessante deixar um dinheiro para emergências.

Comece pensando em porcentagens. Do dinheiro guardado, você pode deixar uma porcentagem, como 50%, para emergências. Não se esqueça de que guardar dinheiro é uma atividade que leva tempo. Por isso, não se sinta inclinado a guardar muito de uma vez. Você pode precisar da renda ao longo do mês.

Escolha a melhor maneira de guardar

Existem várias maneiras de poupar dinheiro. Você pode, por exemplo, colocar a quantia em uma poupança. Se o valor for mais alto, você pode fazer um investimento para que o dinheiro renda. O importante é não ficar de mãos vazias.

Para que as suas economias possam valer a pena, é interessante escolher uma maneira de poupar. Você prefere usar a poupança? Será que guardar dinheiro em casa é realmente uma boa opção?

Se você estiver com muitas dúvidas, pode pedir ajuda a um profissional. Converse com o seu gerente ou com um coach financeiro. Ele estará preparado para te orientar da melhor maneira possível.

Atenção na hora do lazer

Nossa última dica é também uma das mais importantes para atividades como economizar dinheiro. Uma quantidade considerável de pessoas se perde por conta do lazer. Afinal, todos queremos um tempo de lazer e, muitas vezes, não medimos esforços nesses momentos.

Se você gosta de sair e se divertir, tome cuidado. Para não acabar usando dinheiro extra, que poderia ser economizado, você deve se programar. Quantas vezes você sai no mês? Com o que você costuma gastar?

Digamos que você saia todos os finais de semana, na sexta e no sábado. Isso dá uma média de 8 saídas por mês. Gastando 50 reais por saída, você terá um gasto médio de 400 reais, apenas no lazer. Agora, é só consultar a sua renda e ver se esses valores podem ser alterados.

Quer aprender mais? Conheça um de meus cursos!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top