Ferramentas coaching – Como elas ajudam no desenvolvimento?

As ferramentas coaching são essenciais para obter os melhores resultados em seu desenvolvimento pessoal e profissional. A atividade de coach pode melhorar sua estratégia, implementar técnicas desconhecidas e até ajudar na conquista de autoestima no ambiente profissional.

Se você ainda baixinhas algumas das melhores ferramentas coaching, vamos te ajudar. Aqui, você aprende quais são elas e como elas te ajudam a chegar nos resultados desejados. Não perca!

O que são ferramentas coaching?

Ferramentas coaching,

Roda da vida

A roda da vida é uma ferramenta coaching muito usada em dinâmicas em grupo, mas também pode funcionar para casos de orientações individuais. Em termos gerais, você ajuda o coachee a entender as suas vivências em forma de conjunto. Para isso, é necessário separar cada áreas da vida em categorias.

As seguintes categorias fazem parte da análise:

  • Finanças
  • Família
  • Carreira
  • Educação
  • Amigos
  • Saúde
  • Cultura
  • Religião

Essas categorias estarão dispostas em um círculo, dividido entre as áreas. Cada pedaço do círculo, que corresponde a um setor da vida, deve conter uma escala que vai de 1 a 10. O número 10 seria a identificação total com a declaração fornecida ou com a área em si. O número 1 é a falta total de identificação.

Por meio desse diagrama completo, o cliente pode verificar se realmente há um equilíbrio entre todas as áreas de sua vida. Será que algumas delas estão sendo deixadas de lado? É o que vamos saber através da atividade.

Rota de ação

A rota de ação é uma das mais amplas ferramentas coaching. Você pode usá-la para desenvolvimento pessoal, na área de recursos humanos e até para organizar as finanças. Pela praticidade, esse é um recurso obrigatório para começar a colher os frutos do seu trabalho. E como funciona?

Simples! Essa ferramenta coaching consiste na seleção de um caminho para chegar ao objetivo principal que está sendo colocado. Vale pontuar que as metas precisam ser tangíveis e bem determinadas para que o exercício funcione.

Você deve estabelecer um número de passos e medidas a tomar para alcançar o objetivo. Depois, basta quebrar esses passos iniciais em alguns outros. É claro que o exercício demanda tempo e dedicação. Entretanto, com a técnica da diluição em vários outros passos, o resultado fica mais seguro e mais fácil de ser visto.

Rapport

O rapport é uma ferramenta coaching usada para melhorar a relação entre o coach e o coachee, ou seja, o prestador de serviços e seu cliente. A atividade consiste em melhorar a atmosfera e a relação entre as duas partes. Para isso, é essencial ter diálogo, descontração e segurança na conexão.

E como fazer isso? Como atingir objetivos? Vale pontuar que o rapport não é uma técnica tão simples e pontual como as citadas até agora. Você precisa ser flexível para obter os melhores resultados!

Dar atenção ao cliente, abrir um espaço de diálogo livre de hierarquia, ser educado e conhecer o seu parceiro são fatores essenciais. Não se esqueça de construir ideias de forma conjunta. Sempre que você fornecer uma solução, deve perguntar ao coachee qual é a sua opinião sobre o fato. Assim, o nível de compreensão e segurança aumentam.

Coaching assessment

Toda ferramenta coaching precisa ser desenvolvida segundo os resultados dessa poderosa técnica inicial de contato com o coachee. Para sabermos exatamente quais são os pontos chave dos clientes, precisamos mapear comportamentos.

É isso que o coaching assessment faz. Você pode traçar o perfil do seu cliente de acordo com os objetivos finais por meio de um questionário completo. A aplicação do questionário deve ser um ponto de partida.

Depois, basta analisar o quadro para entender quais são os pontos e traços de personalidade que estão bloqueando o desenvolvimento. Os potenciais devem ser mantidos, enquanto os pontos fracos precisam de modificação.

Feedback 360

O feedback 360 é uma ferramenta coaching melhor aplicada em grupos, como setores de empresas. Ele serve como uma medida para entender mais sobre a relação entre o cliente e seus pares. Esses pares podem ser tanto da empresa (outros funcionários, gerentes, diretores) ou da vida pessoal do coachee.

É essencial ter uma forma de abordagem de acordo com o ambiente em que estamos tratando. Se as pessoas que darão o feedback são familiares ou amigos, é melhor preparar um questionário mais detalhado. Se forem de uma empresa, o conhecimento sobre a atividade é maior.

PNL (programação neurolinguística)

Podemos utilizar essa técnica para conseguir os melhores resultados do cliente a partir de sua atuação. A PNL faz com que o cérebro use todas as suas potencialidades, com enfoque específico no objetivo final.

A ideia é fazer com que o seu coachee consiga controlar a mente de uma maneira mais próxima. Ele poderá voltar o foco para a meta quando for conveniente é necessário.

Se você acha que esse modelo não ajuda, está enganado. Ele foi desenvolvido com base nas maiores figuras de cada uma das áreas de conhecimento profissional. Casos bem sucedidos são revistos e incorporados para conseguirmos uma boa programação.

Mindfulness

Essa é uma das ferramentas que levam alguma controvérsia no campo de coaching. Ela é mais geral e não trabalha com orientação específica para o objetivo final. Na realidade, o mindfulness é uma técnica de meditação que foi importada pelo coach.

Sim, se você escolher utilizar o mindfulness, precisa estar atento a alguns pontos básicos de meditação. O seu cliente deve praticar um relaxamento para conseguir o enfoque somente no momento presente. Pode ser que, por exemplo, o bloqueio para o sucesso esteja em algo do passado.

Normalmente, esse método é usado para alívio de stress e ansiedade. Porém, ele também pode ser empregado em casos de dores crônicas decorrentes de situações estressantes. Os usos são realmente amplos, o que dá liberdade para que o coach escolha a orientação do caso.

Agora é sua vez! Se você é coach, já pode conhecer algumas das ferramentas mais populares do mundo. Se você precisa de orientações para se desenvolver em qualquer área da vida, é importante verificar quais ferramentas possuem o maior potencial para te ajudar.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top