4 ferramentas de coaching para ficar rico! - Roberto Navarro

4 ferramentas de coaching para ficar rico!

Sabe o que é ferramentas de coaching?

O coaching é uma área cada vez mais famosa no mundo financeiro e dos negócios. Essa pode ser a porta de entrada para que você seja realmente bem sucedido.

Sabemos que não é fácil economizar ou colocar o seu dinheiro para render com qualidade. Muitas dúvidas podem surgir no momento de manipular as suas finanças e é por isso que você pode precisar de ajuda.

Antes de começar a falar das ferramentas de coaching que podem ser suas maiores aliadas, vamos falar um pouco sobre a atividade em si. Assim, você entende um pouco mais sobre esse mundo e pode usufruir das suas finanças de maneira proveitosa. Vamos lá? Fique de olho no conteúdo a seguir!

ferramentas de coaching

O que é coaching financeiro?

O coach financeiro, profissional responsável pelo coaching, é quem pratica a atividade em questão. Ele usa diversas ferramentas de coaching no processo, que pode durar cerca de 90 dias. A duração, na verdade, vai depender das necessidades dos clientes e da sua disposição.

Mas o que exatamente faz o coach? Em termos gerais, ele ajuda o cliente a se comportar melhor financeiramente. Organização e planejamento são palavras essenciais nesse tipo de atuação.

Se você está com problemas para economizar ou investir o seu dinheiro, uma boa prática de coaching pode te ajudar. Da mesma forma, um profissional treinado será sua melhor saída, se você não souber como organizar as suas finanças e seus gastos do mês.

Pense no coach financeiro como um treinador ou, em uma analogia, um reeducador alimentar. Na alimentação, o profissional mudará as suas perspectivas e te ajudará a se alimentar melhor. Nas finanças, o profissional também mudará as suas perspectivas, mas te ajudará a lidar melhor com o seu dinheiro.

Agora que você entendeu como atua o profissional, podemos te apresentar algumas ferramentas de coaching que podem te ajudar. Assim, você não fica na mão na hora de economizar e atingir os seus objetivos.

Acompanhe a seguir!

Análise de ganhos e perdas

A análise de ganhos e perdas é uma das ferramentas de coaching mais eficientes para quem quer entender mais sobre a vida financeira. Você deve saber usar essa técnica com destreza para melhorar os seus entendimentos.

Em termos básicos, essa ferramenta é usada para entender como o dinheiro entra e como ele sai do seu bolso. Você deve, ao começo do mês, fazer um balanço de todos os seus ganhos. Isso se torna mais fácil para quem não divide a renda ou possui um emprego fixo.

Ao final do mês, você deve fazer o balanço contrário. Calcule todos os seus gastos e monitore os valores usados para cada um dos fins listados no seu planejamento. É essencial entender como e com o que você gasta o seu dinheiro.

Com o passar do tempo, você já conseguirá um planejamento financeiro de qualidade. Só não se esqueça de que a análise financeira pode levar alguns meses para se concretizar.

SWOT

Em segundo lugar, entre as nossas ferramentas de coaching, está a matriz SWOT, que é muito conhecida em empresas e negócios no geral. Ela serve para avaliar as vantagens e desvantagens de um certo negócio, mas pode ser usada para organizar a sua finança.

Essa matriz avalia as forças (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T) de uma ação. Você deve se lembrar de que as siglas estão em inglês, por isso o nome SWOT e não FFOA. No ramo financeiro, usaremos essa ferramenta para tomar decisões.

Vamos entender melhor com um exemplo simples. Digamos que você queira fazer um investimento arriscado, mas não sabe se é uma boa ideia. Você pode aplicar a matriz para descobrir se esse investimento é vantajoso. É claro que o risco será colocado em ameaças, agora falta descobrir se os ganhos e as oportunidades, compensam.

Toda matriz precisa de uma análise antes de começar. Ela diz muito sobre o seu dinheiro, principalmente na parte de forças e fraquezas.

Roda da vida para ferramentas de coaching

A roda da vida é uma das ferramentas de coaching mais eficientes do mercado. Ela serve para analisar a sua situação pessoal e profissional em relação às suas finanças. Nesse quesito, deve destacar as modalidades que têm mais valor para você.

São quatro partes do ciclo que contam: a qualidade de vida, o setor pessoal, o setor profissional e o setor de relacionamentos com o outro. No setor pessoal, colocamos, por exemplo, desenvolvimento intelectual e saúde. Na profissional entra a maioria das partes relacionadas ao dinheiro.

Você pode até pensar que essa seria uma daquelas ferramentas de coaching para a vida integral e não para a área de finanças. Porém, com um pouco de adaptação, tudo é possível. Você pode mudar os setores e pensar na qualidade de vida como despesas com alimentação, transporte, etc.

O mesmo vai para as outras partes do ciclo. O que vale é ter criatividade e planejamento para colocar os itens corretos no local indicado.

Perfil comportamental

O perfil comportamental é mais uma dessas ferramentas que são consideradas de análise geral da sua vida, mas que podem ser adaptadas para o setor financeiro com exclusividade. Basta operar como falamos no tópico acima.

O perfil comportamental, como o nome já diz, vai contar mais sobre você e seus hábitos. Tudo é válido em um perfil financeiro se estiver ligado aos seus gastos. Se você é uma pessoa que tem hábitos de lazer particularmente caros, esse é um traço pessoal que deve ser considerado, correto?

Para saber o que considerar, você deve usar a análise inicial de ganhos e gastos. É interessante fazer ao menos uma pequena análise, se você não quiser prosseguir com o uso da ferramenta completa.

Assim, você consegue saber o que é necessário mudar e o que precisa reforçar. Digamos que você é uma pessoa precavida e deixa dinheiro separado para emergências. No quesito financeiro, esse é um traço de qualidade.

E aí, gostou da nossa seleção de ferramentas? Qual a sua ferramenta ideal? Não se esqueça de experimentar todas elas antes de tomar uma grande decisão financeira. Assim, você organiza sua renda com mais qualidade e sucesso!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top