Finanças pessoais – 10 dicas para organizar

As  são muito importantes para organizar as suas finanças pessoais. Afinal, você não pode deixar de considerar a sua situação econômica e seus gastos mensais na hora de falar sobre finanças.

Muitas pessoas cometem o erro de olhar para a situação financeira geral, antes de olhar para situação individual. Você pode até reclamar da economia e dos gastos no geral, mas você sabe como você está posicionado?

Para acabar com suas dúvidas e manter sua vida financeira tranquila, vamos te ajudar. Aqui, você entende tudo sobre finanças pessoais e não passa sufoco na hora de pagar as suas contas. Acompanhe nossas dicas e conheça mais!

Finanças pessoais

Tenha disciplina

Essa é uma dica mais geral para suas economias. Você deve ter disciplina se quiser ter sucesso no controle das suas finanças pessoais. Sem esse atributo, você pode colocar tudo a perder.

Realmente, qualquer coisa relacionada à economia ou controle dos gastos requer disciplina. Até para economizar 10% do seu salário todos os meses você precisará dela.

Por isso, entenda mais e pratique a disciplina financeira antes de prosseguir. Depois disso, você estará pronto para investir em metas e objetivos mais pontuais e direcionados ao acúmulo de capital.

Faça um orçamento para o mês

Para começar o seu planejamento de finanças pessoais, você deve organizar um orçamento mensal. Dessa maneira, você evita ficar perdido nos seus gastos e pode controlar o dinheiro com mais facilidade.

Esse orçamento deve incluir os gastos mensais já previstos, como pagamento de fatura ou gastos com transporte. Porém, não se esqueça dos gastos que não são feitos todos os meses. Para esses, você deve deixar uma quantia especial guardada em seu banco. Assim, você evita surpresas desagradáveis.

Seja fiel ao seu planejamento

Não se esqueça de ser fiel ao seu planejamento no momento de execução. Essa pode parecer uma dica mais simples, mas é muito difícil para algumas pessoas que são impulsivas no momento de comprar.

As finanças pessoais podem se abalar se não houver um compromisso com o orçamento. Por isso, evite fugir do planejado. Sabemos que algumas situações podem sair do controle, mas você deve evitar esse desfecho ao máximo.

Não se esqueça de pensar no seu orçamento inicial com propriedade. Afinal, você vai querer seguir algo que faça sentido e que não te prejudique, certo?

Cuidado com as contas

Um elemento chave para cuidar das finanças pessoais é a conta. Seja do que ela for, uma conta pode acabar com o seu planejamento se não for considerada.

Nesse contexto, nossa dica é simples, mas valiosa. Você deve computar todas as contas mensais no seu planejamento, e deve deixar a quantia separada para o pagamento.

É claro que, com algumas contas, não podemos prever valores exatos. Porém, você saberá com a prática o quanto você gasta de água ou de energia elétrica, mesmo que o valor não seja o mesmo todos os meses.

Evite gastar muito em pouco tempo

Uma das dicas essenciais para manter as suas finanças controladas tem a ver com o período de gastos. Algumas pessoas recebem o salário e já fazem compras altas logo na primeira semana.

É mais recomendado que você separe compras de grande valor ao longo dos meses, ou até ao longo de alguns anos. Um planejamento para o futuro também pode vir a calhar nessas situações.

Não se esqueça de evitar o parcelamento. Essa pode parecer uma boa alternativa, mas ela te prejudicará mais tarde.

Reveja suas metas

É interessante rever as suas metas mensais quando o assunto é finanças pessoais. Tudo pode mudar no período de alguns meses e sua situação geral pode influenciar diretamente no seu dinheiro.

Por isso, separe um momento do mês para rever os objetivos. Se algum deles não fizer mais sentido, você pode descartar e seguir em frente. Assim, as suas finanças ficam mais saudáveis e você pode controlar o dinheiro com mais facilidade.

Tudo é uma questão de prática. Você se acostumará mais rápido do que pensa a rever as suas metas.

Invista na entrada de dinheiro

Investir na entrada de dinheiro é um excelente plano para quem quer ter prosperidade econômica. Falamos isso, pois as pessoas estão muito focadas em planejar e gerir os gastos, e podem se esquecer da entrada de dinheiro.

Se esse é seu caso, cuidado. Você está deixando para trás uma parte importante do seu trabalho como gestor das suas finanças. Deixe as despesas de lado e se pergunte: o que eu posso fazer para melhorar a entrada de dinheiro na minha conta?

Considere sua família em suas finanças pessoais

Na hora de acompanhar os seus gastos e economias, você não pode deixar de considerar a sua família. Essa dica é voltada para quem já divide a vida com um cônjuge ou para quem tem dependentes familiares.

Suas finanças não estão separadas dos outros membros da família. Você pode até fazer um planejamento distinto, mas no final das contas terá que lidar com os pagamentos da mesma maneira.

Qualquer movimentação feita deve considerar os dependentes. Pense nisso antes de investir em uma viagem cara, por exemplo.

Acompanhe a fatura

Acompanhar a fatura do seu cartão de crédito pode te deixar menos perdido em seus gastos. É comum que as pessoas aceitem o valor da fatura sem checar as despesas feitas. Se você quer ter controle financeiro, esqueça essa prática.

Primeiramente, você deve manter a sua fatura em um valor próximo todos os meses. Assim, você saberá que está acompanhando o planejamento sem ter que checar absolutamente todos os gastos.

Cuidado com os parcelamentos. Você deve ver o que ainda está pendente e colocar no planejamento todos os meses.

Separe dinheiro emergencial

Nossa última dica é também uma das mais importantes. Se você quer realmente organizar finanças, não pode se esquecer do dinheiro emergencial.

Ele serve para tudo: desde pagamento de contas mais altas, até os custos de algum acidente. Você deve ter um dinheiro emergencial separado por todos os meses. Para começar, você pode pensar em algo como 10% do seu salário, uma ótima quantia!

Quer saber mais? Posso te ajudar em um de meus cursos!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top