Formação em coaching – Como ela me ajudará?

A formação em coaching tem se tornado um sucesso nos dias de hoje. De fato, há muita procura pelo ramo por conta das excelentes oportunidades de ascensão. Os profissionais de coaching costumam ser verdadeiros mentores de seus clientes.

Você ainda não tem uma formação em coaching e está pensando em se dedicar à carreira? Conheça mais sobre os benefícios de uma boa especialização e procure pelas melhores opções ainda hoje!

O que a formação de coaching ensina?

O coach é uma atividade que visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional do coachee, o cliente que procura por esse serviço. O profissional é um guia, um líder que identifica potencialidades, pontos fortes e fracos e até oportunidades práticas na vida dos clientes.

A área não tem muitas restrições: você pode se tornar um coach independentemente do seu conhecimento. É necessário, entretanto, procurar uma formação completa e depois se aprofundar em um ramo específico, como o coaching financeiro.

Em termos simples, você pode ajudar o coachee a acelerar o processo de chegada a um objetivo e permanecer em contato com os resultados obtidos. Se necessário, o profissional também pontua o que está bloqueando a sua trajetória e como você pode lidar com o fato.

Selecionamos algumas das áreas de especialização para você:

  • Business coaching (para negócios)
  • Life coaching (para vida pessoal)
  • Coaching financeiro
  • Coaching esportivo
  • Coaching familiar

De fato, nota-se o tamanho da área. É por isso que a formação de coaching se faz tão importante. Assim, você se destaca da concorrência com imensa facilidade.

Agora que você já tem a definição da atividade, vamos entender de forma mais aprofundada a necessidade de uma excelente formação. Você não pode ficar de fora dessa imensa oportunidade.

Melhor comunicação com o cliente

Durante um curso de formação em coaching, você aprende muito sobre comunicação. Afinal, uma das bases de todo processo de orientação é o entendimento mútuo e o respeito entre ambas as partes.

Melhorar técnicas de comunicação também é essencial, pois os seus clientes nunca serão iguais. Você precisa se adaptar conforme a demanda do coachee e também de acordo com o modo de comunicação trazido por ele. Sem técnicas, a tarefa se torna realmente longa e complicada.

A formação não é como uma graduação em comunicação. Na realidade, os profissionais aprendem a linguagem de negócios, discursos persuasivos e até programação neurolinguística, em alguns casos. Vale dar uma olhada na matriz do curso de sua escolha para tirar dúvidas!

Resultados mais rápido

O cliente chegará a você por conta da necessidade (ou vontade) de se desenvolver e alcançar um objetivo final que será colocado por ele. A sua tarefa é fazer com que o processo seja tranquilo e rápido, sem esforços. É claro que traçar um caminho sozinho pode ser mais cansativo. O coach precisa dar motivação e persistência.

A tarefa de fornecer resultados mais rápidos não é fácil. Afinal, os casos são extremamente diferentes entre si. Não há uma fórmula mágica para fazer com que o seu cliente chegue onde almeja.

Por isso, a formação em coaching ajuda muito: você aprende a estar sempre à frente dos problemas do cliente, usa ferramentas e técnicas e pode melhorar a autoestima. Tudo isso com base nos aprendizados conquistados em um bom curso.

Uso pontual de ferramentas

As ferramentas de coaching são elementos que geram muita confusão, principalmente para os profissionais iniciantes. A formação em coaching pode ampliar o contato com esses métodos.

Mas o que são exatamente as ferramentas? Chamamos assim todos os exercícios implementados para que o coachee enxergue melhor a sua situação atual. Seja qual for, a ferramenta escolhida precisa fornecer também um caminho para o objetivo. Por isso, o coach deve trabalhar com mais de uma opção.

Rota de ação, feedback 360 e roda da vida são alguns dos nomes de ferramentas amplamente utilizadas. Os clientes mais informados costumam perguntar sobre determinada abordagem, e você precisa estar pronto para dar a resposta correta.

Conquista de segurança com facilidade

A segurança é fator essencial na relação entre coach e coachee. A troca funciona de maneira semelhante a uma empresa: você fornece os seus serviços e o cliente precisa confiar nos resultados para continuar comprando e passando a dica para conhecidos.

No caso da área de coaching, a única coisa que se modifica é o tempo e o produto. Até há fornecimento de mercadorias, como materiais complementares e e-books. Entretanto, esse claramente não é o enfoque principal da atividade profissional.

Parece mais difícil conquistar o cliente dessa forma? De fato, não é fácil. Você precisa de muito diálogo, de comunicação limpa e de uma verdadeira conexão para conseguir promover segurança sem que os resultados sejam alcançados.

Tome muito cuidado para estabelecer boas conquistas intermediárias. Para saber como estruturá-las, um curso de formação é a escolha ideal.

Autoridade na área

Você já desejou ser visto como uma autoridade no que faz? Quer ser um coach de sucesso é deixar a concorrência para trás sem muitos esforços? Uma boa formação também pode operar a seu favor.

Como você deve imaginar, o nível de confiança aumenta naturalmente quando o cliente está lidando com um profissional qualificado. Uma especialização pode te direcionar, também, para áreas de mais sucesso, como é o caso de um coach empresarial.

Maiores remunerações

E o dinheiro? Essa é mais uma qualidade da formação. As chances de ganhar mais por cada sessão aumentam à medida que você fica conhecido como uma autoridade no assunto. Você começa a construir sua imagem, e a remuneração acaba se tornando uma consequência.

Um coach pode cobrar de 300 reais a 700 reais em apenas uma sessão. O rendimento mensal varia ainda mais, mas pode chegar na faixa dos 10 mil reais, dependendo do seu sucesso frente à concorrência. Como você pode notar, os valores são muito distantes. É claro que você só conseguirá chegar ao topo se incluir uma qualificação em seus planos.

E aí, já está pronto para investir no seu futuro? Aposte em uma formação completa e chegue onde sempre sonhou!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top