Fundo de ações – O que é? Vale a pena investir?

O mercado financeiro e as modalidades de investimento podem ser extremamente diversos. Temos investimentos e possibilidades de ganhos para todos os gostos, para os mais seguros e para os que realmente gostam de se arriscar, como um fundo de ações.

Hoje, estamos aqui para falar do fundo de ações. Ouvimos comentários sobre essa modalidade de investimentos uma centena de vezes, se atuamos no mercado. Mas será que todos sabem o que significa investir em um fundo de ações?

É o que vamos entender agora. Acompanhe nosso guia e compreenda mais sobre essa modalidade. Afinal, ela pode compor o campo de sua atuação como investidor, e se você não conhecer, nunca saberá. Acompanhe nosso guia a seguir!

Fundo de ações

O que é a modalidade?

O fundo de ações é como uma organização de investimentos dos mais diversos investidores, de campos e áreas de atuação diferentes. Ele não é como os investimentos de bancos, que já possuem um canal de entrada e de saída.

Pense em uma organização de pessoas que investem no mercado de ações, mas que não precisam escolher uma empresa ou empresas do ramo para investir. Afinal, elas fazem parte de algo como uma sociedade organizada. Pensando dessa maneira, fica mais simples entender o conceito.

A principal característica que difere o fundo de ações dos outros fundos é a possibilidade de mudanças de acordo com o mercado. O mercado de ações é instável e pode se desvalorizar ou valorizar de forma súbita. O mesmo ocorre com esses fundos, já que as duas coisas estão intimamente relacionadas.

Mas será que, vale a pena mesmo investir em um fundo de ações? Ou é mais simples só investir nas empresas separadamente? Para te ajudar, separamos algumas das principais vantagens de uso dessa modalidade de investimentos. Assim, você não fica perdido e não precisa ter uma experiência ruim com o mercado.

O investimento vale a pena?

Escolhemos 5 fatores que comprovam que vale a pena investir em um fundo de ações. Não se esqueça de que, entretanto, há outros fatores que devemos considerar. Você precisa ver se esse tipo de investimento está ao seu alcance e se é condizente com o seu perfil.

Mas isso é conversa para depois. Por enquanto, vamos entender de maneira mais profunda quais são essas vantagens das quais tanto falamos durante as primeiras partes do artigo. Entenda melhor abaixo.

Diversificação de investimentos

Um fundo de ações é recomendado para quem precisa diversificar os investimentos. Isso pode ser necessário se você está perdendo para bolsa e tem apenas uma modalidade ou uma empresa na qual se sente bem em investir. Além disso, nunca é recomendado ficar apenas no mesmo e não diversificar.

Como se trata de uma associação de investidores, você pode colocar o seu dinheiro para circular em diversos ramos. Assim, você garante que há alguma possibilidade de lucro mesmo quando uma das suas áreas de escolha não vai muito bem. Assim, você garante que o seu dinheiro esteja sempre com possibilidades de valorização.

Distância de empresas

Você pode se distanciar das empresas e das suas condições quando escolhe investir em um fundo estruturado. Muitas pessoas podem achar essa parte de diálogo com a empresa bastante complicada.

  • Afinal, como você vai saber que aquela empresa possui os fundos corretos para investir?

Com um fundo coletivo, você pode investir tranquilamente nas melhores opções. Você não vai precisar procurar entender mais sobre a atuação financeira da empresa, o seu histórico de quedas e ascensões no mercado consumidor, entre outros detalhes que são importantes. Você pode, dessa forma, poupar tempo e se assegurar mais.

Facilidade para tomar decisões

Pense na seguinte questão: pode ser complicado trabalhar sozinho em investimentos, pois você não tem com quem se comparar. Não há uma troca efetiva de conhecimentos, que possa direcionar os seus aprendizados. É por isso que é perigoso se lançar no mercado sem apoio de um fundo ou até do seu banco.

Quando você investe em um fundo seguro, não precisa tomar uma série de decisões que seriam essenciais se fosse investir de maneira completamente autônoma. Principalmente se você é iniciante nesse ramo de atuação, é importante não se arriscar muito. Nesse sentido, um fundo pode ser o que você precisa.

Diversidade de modalidades dos fundos

Existem diversas modalidades nas quais você pode investir dentro dos fundos de ação. Não é apenas uma opção, e não é apenas uma possibilidade de ganhos. É por isso, também, que os fundos têm se tornado uma das melhores opções.

Você pode investir em, por exemplo, fundos de ações livres, fundos ativos ou fundos indexados. Os primeiros, como o nome já diz, são os que mais dão liberdade de investimentos, pois não há compromissos com uma estratégia de investimentos do fundo, como pode ocorrer com outras modalidades.

Nossa sugestão é procurar pela modalidade que mais te interessa e investir nela. Você não irá se arrepender se fizer uma boa pesquisa.

Opções conservadoras e agressivas

Quando você vai investir em fundos de ações, pode escolher opções mais agressivas ou mais conservadoras. Tudo vai depender do seu perfil de investidor e do tempo em que você se encontra no mercado de finanças, em atuação efetiva.

Os fundos multimercado, por exemplo, têm como artifício a diversificação de investimentos e de empresas nas suas opções de aplicação. Você ainda aplica tanto na renda fixa, quanto na variável, o que te dá mais segurança. É por isso que os investimentos nessa modalidade dos fundos são recomendados para pessoas mais conservadoras.

Já as pessoas mais agressivas podem optar por algo que não seja muito previsível. Temos, para isso, o fundo de ações livres ou os small caps. Eles podem mudar de maneira muito rápida, mas há a vantagem de liberdade. Muitas vezes, a vantagem da qual falamos também é monetária. Nesse sentido, você pode lucrar mais dependendo de qual modalidade escolher.

E aí, o que você achou dos fundos de ações? Será que essa é uma opção recomendada para você? Se sentiu mais seguro na hora de investir? Deixe seu comentário.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top