Fundos de investimento – Com o que você precisa se preocupar?

Começar a atuar com fundos de investimento não é tão simples assim. De fato, as seguradoras responsáveis querem que você tenha uma boa experiência com aplicações, mas você também precisa estar preparado para saber o que vai enfrentar.

E como vamos fazer isso? A melhor maneira de entender as preocupações que você precisa ter com fundos de investimento é se informando. E é isso que pretendemos aqui.

Imagine a seguinte situação: você quer começar a investir, mas não sabe como se comportar no ramo e não entende muito do negócio. Você pode até pedir a ajuda da seguradora, mas é importante ser independente nessas horas também.

Viu como conhecer mais sobre suas preocupações é importante? Vamos te ajudar nessa! Observe as informações a seguir a saiba tudo sobre os fundos.

Fundos de investimento

Escolha um perfil de empresa para Fundos de investimento

Muitas empresas de fundos de investimento vão fazer o seu perfil. Acredite quando dizemos que a maioria das corporações se comporta de maneira semelhante. Mesmo assim, é interessante fazer uma escolha bem pensada.

Você pode escolher, por exemplo, entre um fundo de renda fixa, um fundo multimercado ou um fundo de ações. Isso dependerá do seu perfil como investidor e também do perfil da empresa. Esse último é o essencial no primeiro momento.

Entenda seu comportamento como investidor

Ok, você já escolheu um perfil empresarial. Entretanto, os fundos de investimento não requerem apenas essa análise. Você também precisa entender mais sobre o seu perfil como investidor. Esse é um exercício individual e imersivo, mas que precisa ser feito antes de continuar.

 

De certa maneira, a tarefa não é tão complicada assim. Você só precisa pensar em como você se comporta em relação às finanças. Você é mais seguro ou gosta de arriscar? Prefere lucros menores com recorrência ou a aposta em uma grande recompensa?

São essas pequenas coisas que podem te ajudar a ir traçando o seu perfil como investidor. Não se esqueça de estudar sobre o perfil da sua empresa de preferência. Isso também te ajudará a entender mais sobre você mesmo.

Empresa Nacional X internacional para Fundos de investimento

Fundos de investimento podem ser de modalidade nacional ou internacional. Você também precisa tomar cuidado com essa decisão. E claro, você precisa conhecer mais sobre a empresa para saber se ela prioriza as ações nacionais ou internacionais.

Cuidado com essas modalidades de investimentos. Se você é um dos investidores mais seguros, pode ser melhor começar com um investimento em nível nacional. Assim, você não tem que lidar com moedas de outros países.

Se você se sentir encorajado, pode arriscar um investimento internacional também. Existem fundos com excelentes posições nos rankings mundiais que não são nacionais, ou que não possuem uma representação forte por aqui. Mesmo assim, eles são válidos como investimento possível.

Cuidado com os bancos

O seu banco pode até te oferecer uma boa proposta, mas ele raramente será a sua melhor opção de fundos de investimento. Mas, por que não? Simples! Vamos entender esse argumento a seguir.

Uma empresa que investe em ações ou em qualquer modalidade de investimento tem como objetivo final prospectar clientes e fidelizá-los. Se você vai investir no seu banco, isso significa que já é um cliente fidelizado.

Eles podem te dar taxas baixas e condições excelentes, mas não estão te dando o melhor que tem a oferecer. Os bancos em que você não atua ou as associações externas possuem mais chances de te dar melhores condições.

Observe o índice de liquidez

O índice de liquidez é muito importante quando se trata de fundos de investimento. Você precisa estar atento a esse índice principal para entender mais sobre o ramo e fazer investimentos mais pensados.

Esse índice te mostrará, de maneira simples, em quanto tempo você pode pegar o seu dinheiro de volta. Existem as empresas que possuem mudanças na liquidez e ganhos diários. Já outras, demoram mais para mostrar um índice de qualidade.

É essencial que você escolha a sua modalidade de investimentos. Muitas pessoas tendem a pensar que, só porque demora a receber o dinheiro de volta, o investimento não vale a pena. Esse pensamento está equivocado, pois cada investimento é particular nesse sentido.

Você deve pensar que tipo de investidor você é: o tipo que espera resultados imediatos e quer fundos de investimento que tenham aumento na liquidez em um dia, ou um investidor mais planejado e paciente. Pense, também, no que é melhor para você se estiver começando a investir em uma empresa específica ou em uma nova modalidade.

Acompanhe resultados

Chegamos à nossa última dica. Ela pode ser a final, mas mesmo assim é uma das mais importantes do nosso artigo. Para investir com qualidade em um fundo que traz resultados, você deve pensar nos índices mais atuais.

Nesse sentido, estamos querendo dizer que você não pode começar a investir em uma modalidade ou em uma empresa específica sem que pesquise sobre os resultados dela. Você precisa estar informado para começar a pensar nos seus investimentos. Assim, pode controlar as suas ações.

Você pode se informar das mais diversas maneiras. Por que não entender mais sobre os índices da bolsa nos jornais? Fique atento aos noticiários na televisão, por exemplo.

Outra boa ideia é manter um bom contato com a sua corretora. Só assim, você garante que os índices que está vendo sejam bem interpretados. Afinal, não podemos entender tudo sobre um fundo, pois não estamos atuando na área com a mesma propriedade das corretoras.

E aí, você ainda possui alguma dúvida sobre os fundos de investimentos? Está mais atento às preocupações que você precisa ter? Deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de fazer investimentos de qualidade.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top