Gastos pessoais – Como ter controle?

Ter vontade de gastar: essa é uma das coisas mais difíceis de controlar do mundo moderno. Se tudo ao nosso redor nos chama para gastar, como controlar os gastos pessoais? Existe uma maneira realmente eficiente de ter saúde financeira economizando?

A maioria das pessoas que encontramos já está desacreditada. Elas dizem que não é possível controlar os gastos pessoais e economizar dinheiro. Dessa ação, saem vários comportamentos que podem te prejudicar. Afinal, sem juntar dinheiro, você não realiza os seus sonhos.

Para te ajudar, separamos algumas orientações das mais valiosas. Aqui, você aprende, de uma vez por todas, como controlar os seus gastos para conseguir juntar dinheiro. Se você tem interesse, leia com atenção!

Gastos pessoais

Corte as dívidas

É interessante começar a fazer o seu controle dos gastos pessoais por meio do corte de dívidas. Afinal, elas são os elementos mais alarmantes da sua condição de vida. Você não pode deixar de pagar uma dívida se quer começar a controlar os gastos.

Isso é o que chamamos de começar “limpo”. Se você possui dívidas, pode tentar algumas estratégias de negociação com a empresa responsável. É interessante avaliar também se você realmente possui os meios para negociar e para pagar. Se você já tem um dinheiro guardado, pode sair na frente.

Não se esqueça que você deve tornar isso como uma de suas prioridades. Você não pode começar a investir sem as dívidas quitadas. É importante entender isso, pois o termo é de cunho legal.

Conheça o seu rendimento mensal

Agora que você já realizou o pagamento de dívidas, vamos à uma das partes práticas de mais peso no seu corte de gastos pessoais. Antes de começar a falar sobre métodos e estratégias, você precisa entender um pouco mais sobre a sua condição.

  • Você já parou para se perguntar se realmente entende da sua condição financeira?
  • Você realmente sabe sobre o seu rendimento, tem essa soma feita e pode trabalhar em cima dela?

A maioria das pessoas se sente insegura sobre esse fator.

Se esse também é o seu caso, não se preocupe. Basta uma rápida análise, por alguns meses, do seu rendimento e das suas saídas de dinheiro para você entender melhor sobre a sua condição. Assim, você pode aplicar o dinheiro tranquilamente.

Avalie seus hábitos de consumo

Agora que você já sabe mais sobre o seu rendimento mensal, podemos passar para a próxima etapa do seu controle dos gastos pessoais. Você precisa avaliar hábitos de consumo, e essa avaliação precisa ser mais crítica.

  • Você realmente precisa gastar o que gasta com certos bens?
  • Você não pode economizar todos os finais de semana em algum aspecto?

Essas perguntas são essenciais para começar a pensar sobre a avaliação dos seus hábitos.

Muitas vezes, temos um quadro de hábitos ruins e excessivos apenas por conta de costume. A pessoa não precisa consumir, mas está acostumada e não quer se desvincular disso.

Viu como o quadro pode ser tóxico para a saúde financeira? É pelos primeiros passos que combatemos.

Divida os seus gastos por categorias

Para ter um controle mais eficiente dos seus gastos pessoais, você pode dividir as suas despesas gerais em categorias. Elas podem ser criadas manualmente, ou por meio de um sistema eletrônico.

Você pode dividir os seus gastos da seguinte maneira: alimentação, lazer, transporte, educação, etc. Você precisa verificar quais são as áreas mais relevantes da sua vida pessoal, e colocar em uma lista. Assim, você pode ter um controle mais visual da sua finança pessoal.

É importante locar os seus gastos nas categorias devidas. Assim, você acompanha diariamente os seus custos e seus ganhos. É importante ter um compromisso: separar as suas finanças na devida categoria todos os dias ou todas as semanas, dependendo da frequência dos gastos.

Saiba comparar os preços

Para gerir os seus gastos pessoais, você precisa começar a comparar preços. Muitas pessoas já estão acostumadas a comprar de uma marca, de um fabricante ou em um local só. Por isso, elas pagam mais caro e muitas vezes não vale a pena.

Comece a fazer as compras, independentemente do que for, de outra maneira. Você pode comparar os preços de diferentes marcas e comparar os produtos. Sabemos que pode ser complicado confiar em uma marca de primeira, mas você pode sempre testar e tirar as suas conclusões.

Assim, você mesmo pode concluir o que é melhor para os seus casos. Fique ciente de que não é sempre que você conseguirá economizar. Muitas vezes, você vai precisar comprar o produto mais caro. Porém, deixe esses gastos apenas para casos obrigatórios.

Defina metas de investimento

Para continuar abatendo gastos pessoais e ainda ganhar com isso, você deve considerar os investimentos. Se não conhece muito sobre as vantagens, você sempre pode se consultar com um coach financeiro. Ele te ajudará a entender melhor a sua situação.

É necessário produzir algum material em relação às metas de investimentos. Não dá apenas para investir de acordo com a sua intuição. Fazer isso seria como dar um tiro no escuro, e esse tipo de ação é muito descuidada, principalmente quando o assunto é dinheiro.

Para não ter erro, estude e pesquise mais sobre as possibilidades que a sua quantia te dá. Você verá que um amplo leque de investimentos é aberto quando você se informa um pouco melhor sobre eles.

Não radicalize demais nos gastos pessoais

É essencial que, depois de tudo isso, você ainda saiba fazer um controle dos seus gastos sem radicalizar muito. As atitudes extremas não te ajudarão em nada. Na verdade, elas só atrapalharão a tarefa de alcançar os seus objetivos.

Por isso, se permita de vez em quando. Deixe que os investimentos se valorizem, sem ficar controlando toda hora, ou gaste só uma vez com aquele bem de consumo que você não precisa, mas quer. Ter controle não deve ser uma maneira de retirar a felicidade.

O que você achou das dicas? Já tem alguma em mente para melhorar a sua saúde financeira? Comente abaixo como você controla os seus gastos pessoais! Assim, os demais leitores também podem te ajudar e serem ajudados por você.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top