Inteligência financeira – Você sabe usar a sua?

Você tem inteligência financeira? Já se perguntou se a sua gestão das finanças possui qualidade? Podemos te fornecer as respostas!

A inteligência financeira é indispensável para garantir liberdade e felicidade no futuro. Estratégias focadas no crescimento podem ser a chave para chegar lá. Saiba mais a seguir, e descubra se você está atuando corretamente.

Inteligência financeira

Você tem inteligência financeira?

Essa pode ser uma pergunta complicada de responder. Na realidade, você precisa fazer uma revisão individual completa da sua situação para saber mais. Entretanto, um bom conhecimento do conceito ajuda.

A inteligência financeira parte de diferentes princípios. Um dos principais deles é o desenvolvimento de qualidade de vida e de hábitos de consumo que condizem com a sua renda.

Você pode estar se perguntando: inteligência tem a ver com a quantia recebida? Esqueça essa ideia de uma vez por todas. A pessoa financeiramente inteligente não precisa ganhar muito.

Se você fatura 2.000 por mês e sempre está com a conta no azul, existe inteligência financeira. Se é rico, tem altos lucros, e está no vermelho, seus conceitos podem estar falhos.

Agora que você já entendeu o que é o conceito, vamos à aplicação. Verifique, a seguir, como anda o seu caso e o que fazer para ser mais inteligente ao lidar com finanças.

Como melhorar o uso?

Conheça conceitos relacionados aos investimentos

Muitas pessoas entendem a necessidade de aplicar dinheiro, mas não conhecem os conceitos necessários para fazer bons investimentos. Antes de apostar na primeira opção, conheça alguns fatores que podem modificar os rendimentos decorrentes de investimento.

Assim, você evita surpresas desagradáveis. Entender como funciona o mercado, a diferença entre investimentos seguros e arriscados e variações nas taxas de juros são bons exemplos de desenvolvimento da inteligência financeira.

Em termos gerais, a dica que fica aqui é: não aposte no que você não entende. Como o mercado financeiro é muito volátil e delicado, é preciso saber mais sobre cada passo dado.

E como fazer isso? Pesquise, leia e estude. Se você precisa investir grandes quantias com inteligência, a melhor saída é procurar por um curso de especialização na área. Assim, entende mais do que o restante dos investidores.

Não deixe dinheiro parado

Essa dica para melhorar a inteligência financeira vai para aqueles que gostam de poupar. Não há nada de errado nisso, mas você não pode guardar todo o dinheiro sem investir.

Você já deve ter ouvido que é ruim deixar o dinheiro parado. Na realidade, todas as vezes que essa decisão é tomada, o dinheiro se desvaloriza. Por que? Por conta das taxas de juros e da inflação.

Vamos supor que o seu dinheiro está parado em uma conta. Você já está perdendo todos os rendimentos que uma aplicação com bons juros pode fornecer. Se a inflação subir demais, a sua quantia desvaloriza. Você também perdeu!

Por isso, a decisão mais sábia é sempre achar um investimento. Se você for conservador em relação às finanças, e escolher uma aplicação de baixo rendimento, não há problemas. Pelo menos, o seu dinheiro não está se desvalorizando.

Esqueça o valor da sua conta bancária

Como mencionamos anteriormente, ter inteligência financeira não está relacionado ao valor que há em sua conta bancária. Se você pensar assim, pode nunca alcançar uma boa gestão dos seus ganhos e gastos.

Existem pessoas que concentram todos os esforços em ganhar mais. O correto é começar trabalhando para melhorar a relação com o que você já tem. Antes de achar outras fontes para faturar, verifique se não está gastando com hábitos desnecessários.

Se essa revisão não for realizada, você pode ganhar mais e mesmo assim perder muito. Aqui, podemos afirmar que a questão é mais profunda do que simples ganhos extras.

Cuidado com as tendências populares

Tendências populares são inteligentes? Depende. Você já deve ter visto vários casos, mesmo os não relacionados as finanças, em que tendências são extremamente maléficas.

O mesmo ocorre com a gestão. Um dos exemplos mais frequentes está relacionado aos investimentos. Muitas vezes, um grande grupo de pessoas decide apostar em uma modalidade ou empresa. Normalmente, esses momentos de exaltação das aplicações são seguidos por quedas imediatas.

Para você ter uma ideia da dimensão do problema, existem investidores que perdem mais da metade do investimento inicial com essas desvalorizações. Não deixe que isso ocorra com você.

Lembre-se: antes de apostar em uma tendência popular, procure estudar o caso e entender mais sobre o que está acontecendo. Assim, você evita problemas.

Outra ação completamente errada é ir contra as tendências apenas por suas naturezas. Não estamos dizendo que um investimento em alta é necessariamente ruim. Porém, é necessário se aprofundar, assim como em todas as questões relacionadas ao mercado.

Evite os extremos!

Invista em educação formal

O número de pessoas com educação formal relacionada as finanças é extremamente pequeno. São poucas as pessoas que se preocupam em adquirir capacitação para gestão de orçamento.

Mesmo quando o caso é pessoal, ou seja, quando você não atua no setor financeiro de uma empresa, pode ser necessário investir em educação formal. Os benefícios são evidentes para a grande maioria das pessoas.

Quem conta com excelente educação financeira toma menos decisões erradas. Se uma falha ocorrer, ela costuma ser menos impactante em relação as perdas de capital. Em suma, você só sai ganhando com esse tipo de seguro para tomada de decisões.

Ajude parentes e pessoas próximas

Você já ouviu falar que aprendemos melhor quando estamos ensinando? Pode ser verdade no caso de educação financeira. Se você quer realmente ter inteligência, é importante desenvolver métodos de controle e investimento e repassá-los.

Uma excelente dica, muito praticada, é ensinar conceitos de finanças para os familiares. Se a educação formal já é baixa em adultos, imagine em crianças e adolescentes. A maioria das famílias não se preocupa com essa questão.

Você pode ser pioneiro. Invista na sua inteligência com qualidade e sabedoria, e passe os ensinamentos para os demais. Você está ajudando a outras pessoas e melhorando a sua relação com o dinheiro.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top