Investimento automatizado: saiba porque utilizar os robôs investidores

foto de robô segurando cofre que está em cima do computador
Os robôs investidores são utilizados, pois possuem maior objetividade técnica, maior agilidade, praticidade e dados mais precisos.

Quando se fala em mercado financeiro a primeira imagem que vem à cabeça é o ritmo frenético dos operadores das Bolsas de Valores, ou a de alguém que passa o dia inteiro conectado à internet acompanhando a movimentação do mercado financeiro e os reflexos dos indicadores econômicos sobre suas aplicações.

O que muita gente ainda não sabe, é que existe um mecanismo de investimento automatizado chamado robôs investidores. Trata-se um de um programa de computador que processa informações técnicas e financeiras e executa os trades da Bolsa de Valores de modo que o investidor possa gerenciar melhor o próprio tempo de trabalho.

Por que usar robôs investidores?

Objetividade técnica

O robô investidor executa as operações programadas com base em uma análise técnica. Uma pessoa está sujeita a variações do estado emocional por uma série de fatores como a ansiedade, medo de perder o dinheiro investido, ambição, entre outras emoções e sentimentos que podem levar a decisões erradas.

Agilidade nas operações

Como o robô investidor segue uma programação preestabelecida, com base em análise técnica de cenário, as operações são realizadas com mais agilidade. Assim, é possível aproveitar melhor as oportunidades para vender ou comprar, no momento certo.

Dados precisos

A utilização do robô investidor reduz o índice de erros, ao contrário de uma pessoa que, por falta de atenção em momentos de maior tensão, pode cometer falhas no lançamento de informações ou na tomada de decisões. O robô investidor processa os dados, segundo a programação prévia, com muita precisão.

Praticidade

O investimento automatizado proporciona mais tempo ao investidor, que poderá realizar outros trabalhos que ainda não podem ser feitos por robô. Se ele tiver que ir a reuniões, viajar ou ficar sem acesso à internet, não entrará em pânico e nem precisará se preocupar com os investimentos, porque o robô investidor já está preparado para fazer as operações do trade.

Mais controle

Diversificar os investimentos é uma forma de reduzir os riscos. O problema é administrar uma carteira de investimentos muito diversificada, com grupos de ativos que exigem estratégias diferenciadas. Mas para o robô investidor esta missão é mais fácil.

Como testar o robô investidor?

Antes de optar pelo uso de robô investidor é possível testar o programa sem utilizar dinheiro real. Com softwares gratuitos o investidor consegue fazer diversas simulações, utilizando dados consolidados (cenários do passado) e informações em tempo real. Assim, a tomada de decisão será mais segura. A pesquisa de mercado se faz necessária para escolher empresas que ofereçam todo o suporte técnico ao investidor.

O robô investidor pode ser personalizado conforme as necessidades de cliente. Há sistemas gratuitos e outros com o pagamento de assinatura mensal ou anual. Fornecedores desse tipo de tecnologia trabalham com especialistas que fazem a programação do robô investidor, seguindo as informações desejadas pelo cliente.

Imagem: ktsimage / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top