Investimentos – O que você não deve fazer?

Quando o assunto são os investimentos em modalidades financeiras, sejam elas quais forem, falamos muito do que se pode fazer para obter o sucesso desejado. Entretanto, não falamos tanto do que não se pode fazer.

Muitas pessoas seguem um guia restrito e só entendem sobre o mercado e sobre a atuação desejada por meio das orientações do que se deve fazer. Quando você entende mais sobre as condutas inadequadas, fica simples conhecer melhor o quadro geral.

É nisso que vamos te ajudar aqui. Entenda, a seguir, o que você não deve fazer na hora de gerir os seus investimentos. Assim, você já toma cuidado no momento de aplicar o dinheiro, e não fica por fora de oportunidades valiosas. Nos acompanhe, que vamos te explicar!

Investimentos

Fugir de um planejamento detalhado

Para começar a se programar nos seus investimentos, você vai precisar de planejamento. E não estamos falando de pensar em ideias de aplicação ou pensar em modalidades que você gostaria de investir. Estamos falando de um planejamento efetivo.

Primeiramente, escolha uma plataforma. Depois, anote a sua programação e faça um guia dos seus principais investimentos. É claro que vai ajudar se você já discutir o assunto com um profissional capacitado. Assim, as suas ideias podem ser melhor estruturadas.

Não se esqueça que o planejamento não é final. Você pode modificar alguns dados de acordo com as alterações do mercado. Assim, você não fica por fora das suas aplicações.

Não entender sobre os seus objetivos

Uma das coisas mais graves é não entender sobre o objetivo final dos seus investimentos. Você precisa saber que caminho tomar, e para isso você precisa entender melhor onde quer chegar. Assim, o caminho não se torna obscuro.

Se você não possuir objetivos, pode acabar investindo nas áreas erradas. Há muitas pessoas que acabam, também, fazendo do investimento um jogo. Você deve tratar um investimento como uma aplicação séria. Afinal, estamos falando da sua receita.

O segredo é entender o seu objetivo com cada uma de suas ações, mesmo que seja uma pequena. Isso também deve estar na sua meta final e quanto mais específico melhor.

Perder a cautela na hora de investir

Fazer investimentos pode se tornar uma atividade rotineira, mas você não pode deixar de ser cauteloso. Muitas pessoas estão tão habituadas a investir, que acabam fazendo o processo no automático. Apesar de existirem esses casos, eles não são muito comuns.

Iniciantes também não podem se lançar no mercado sem uma preparação. Se isso ocorrer, você corre o risco de fazer um investimento pouco proveitoso. Na grande maioria das vezes, os resultados não são muito bons.

Por isso, não se esqueça: tenha cautela e estude mais sobre a sua modalidade antes de mergulhar no mundo financeiro. Assim, você vai fazer aplicações pensadas, sempre com uma base bastante sólida.

Se jogar em modalidades arriscadas de primeira

As modalidades arriscadas podem ser os melhores investimentos em alguns sentidos. Eles são, por exemplo, as que acabam por dar muitos lucros. Entretanto, você deve tomar cuidado e pensar sobre o seu conhecimento antes de se jogar nessas áreas de atuação.

Se você é iniciante, procure começar por modalidades mais seguras. Sim, a recompensa pode demorar e ela não será tão extensa, mas você vai agradecer por ter o seu primeiro sucesso em aplicações.

Quem quer investir em modalidades arriscadas precisa ser experiente: entender sobre o mercado, sobre as oscilações frequentes e sobre os fatores de risco para mudanças no mundo financeiro. Assim, você deixa a sua aplicação menos arriscada possível.

Seguir as tendências do grupo

As tendências podem ser boas quando falamos de alguns assuntos, mas geralmente no mundo financeiro, você deve ficar longe delas. Todo mundo está investindo em algo, por que eu não devo investir?

De fato, essa é uma pergunta muito frequente. Primeiramente, você precisa analisar as bases dessa modalidade que está em alta. Será que é apenas uma explosão do momento? Será que realmente os benefícios da modalidade vão perdurar?

Quantas vezes já vimos uma modalidade explodir no mercado financeiro, e depois deixar os investidores na mão? Se você parar para pensar, são muitos os casos. Por isso, aposte nas opções certas, as que possuem bases fortes.

Não estudar ou se informar sobre o mercado de investimentos

Se você está dentro do mercado financeiro, precisa estar atualizado. Essa é uma obrigação de quem está no ramo de investimento, pois o mercado em questão é extremamente volátil. Aceitar esse fato é o passo número um para começar o seu estudo.

Se você não sabe a quais fontes recorrer, pesquise em jornais e revistas especializadas da área. Assim, pelo menos você já saberá o que está ocorrendo com a bolsa no momento do investimento. Isso te tirará de erros frequentes na atuação.

Você ainda pode consultar um coach financeiro em qualquer momento. Basta recorrer ao serviço, que você ganhará um acesso ilimitado aos conhecimentos sobre o mercado. Ele ainda pode te posicionar em relação às tendências do momento.

Investir em apenas uma modalidade

Diversidade é a palavra de ordem para quem quer se dar bem no mercado de investimentos financeiros. Se você não recorrer a diferentes modalidades, a sua chance de fracassar aumenta.

Esse é um dos erros mais comuns para quem possui uma carreira iniciante no ramo. As pessoas acabam encontrando o seu perfil de investidor, acham uma modalidade ideal e se lançam no mercado. Acabam colocando todos os investimentos nessa modalidade.

O que acontece se a modalidade não der frutos? Ou então, se a modalidade sofre alguma falha e acaba com as aplicações? Você vai acabar sofrendo as consequências de uma maneira muito mais forte do que quem tem aplicações variadas.

Esse é o maior perigo de se focar em uma modalidade só. Por isso, nossa dica é simples: você pode se focar nas modalidades que atendam ao seu perfil, mas procure a diversidade. Assim, a sua gama de investimento se torna bem mais flexível, e você não sofre as consequências do mercado de maneira muito direta.

E aí, gostou das dicas?

Nos conte mais sobre a sua experiência na área.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top