Investir em ações – 7 dicas fundamentais

Investir em ações não é tão simples quanto parece. Na realidade, você precisa de uma série de técnicas e estratégias para conseguir fazer investimentos de sucesso. Afinal, não é apenas realizar a aplicação, mas assegurar que ela seja rentável de acordo com os seus objetivos.

Muitas pessoas ainda não sabem como investir em ações com qualidade e inteligência. Geralmente, se pensa que as ações são complicadas de manipular e que você vai estar investindo em um ramo muito incerto do mercado. De fato, as ações podem ser traiçoeiras, mas não é impossível faturar.

A seguir, você vai entender tudo sobre como investir em ações da maneira correta. Assim, você não cai em armadilhas e consegue desenvolver as suas aplicações em uma progressão lógica e coerente com a sua situação financeira atual.

Observe as orientações e entenda mais sobre investir em ações!

Investir em ações

Entenda mais sobre o perfil das ações

Investir em ações é arriscado, você raramente ganha. Quantas vezes você já ouviu essa frase? De modo geral, essa é realmente a ideia que temos dos investimentos em ações, na bolsa de valores. Mas será que tudo isso é verdade?

Antes de começar o seu investimento, você precisa entender que investir em ações é sim arriscado, pois não há garantias de ganho, como ocorre com outras modalidades de investimento que são mediadas por bancos, por exemplo.

As ações são os papéis que compramos por meio de transações com empresas. A bolsa de valores é apenas um local para essas trocas, que organiza a situação e dá mais poder de escolha para quem quer colocar o dinheiro em circulação.

Em suma, você precisa saber que: investir em ações é arriscado, é algo para quem tem um perfil mais agressivo, mas não é um investimento em vão. Com os meios corretos, você consegue faturar e começar a lucrar apenas com esse tipo de aplicação.

Escolha uma boa corretora

As corretoras são instituições financeiras que possuem como objetivo coordenar os seus investimentos no ramo. Elas são importantes, pois estão cheias de profissionais com amplos conhecimentos na área e não possuem interesses “conflitantes”, como os bancos, as outras opções de parceria para investir em ações.

Enquanto os bancos possuem interesses em suas modalidades de investimento, as corretoras se mantêm com a gestão de aplicações dos clientes. Você vai precisar pagar uma taxa mínima, mas terá mais confiança em suas escolhas financeiras.

Mas cuidado, pois hoje em dia temos uma grande quantidade de corretoras no mercado. Você deve fazer uma pesquisa prévia para definir as melhores opções de acordo com os seus interesses.

Faça um plano de orientação

Você não vai começar a investir em ações sem um plano anterior. Afinal, você precisa se pautar em algo para começar. Se você apenas aplicar no mercado, tudo pode dar errado, e ficará pensando que a bolsa não é um investimento interessante. Na realidade, ela só precisa de um pouco mais de atenção.

Trace os seus objetivos, construa uma base de valores que você quer usar para investir e calcular ganhos. Cuidado para não calcular um valor maior do que você pode ganhar. O segredo é sempre calcular com o mínimo de lucro possível, para não cair em decepções.

Você pode colocar o que quiser nesse plano, inclusive algumas informações mais técnicas sobre as modalidades de investimento que vai escolher. Só tome cuidado para fundamentar todas as afirmações.

Invista em diferentes modalidades

Muitas pessoas acham que reduzir os investimentos a apenas algumas modalidades é o melhor procedimento. Mas não se engane, pois elas estão erradas quanto a esse ponto. O correto é diversificar, mas diversificar com inteligência e bases sólidas.

Ter uma ou duas modalidades de investimento pode ser considerado ruim para o ramo. O ideal é investir em até 10 ações em carteira.

No mínimo, recomendamos que você invista em 6 ações em carteira. Esses números são satisfatórios para começar a sua trajetória.

Todas as modalidades escolhidas devem ser avaliadas, para entender se essas realmente são as melhores opções. É importante considerar que nem sempre as modalidades escolhidas serão as melhores do mercado, mas você não pode incluir um péssimo negócio na sua seleção.

Cuidado com opiniões populares

Existem momentos em que as pessoas entram em um consenso popular sobre alguma modalidade, ou seja, algumas modalidades ficam extremamente populares em alguns períodos do ano. É nesse momento que o investidor inexperiente pode cometer grandes erros.

Se alguma modalidade está em alta, você deve verificar as bases dessas ações e das empresas que estão emitindo esses títulos. Assim, você não corre o risco de investir de acordo com as tendências e acabar no vermelho mais para frente.

Você deve se atentar principalmente a ações que possuem baixa liquidez, pois elas são voláteis e podem te colocar em posições ruins no mercado. Sabemos que, algumas vezes, esse tipo de ação é muito atrativo, mas você deve evitar!

Tenha um limite de perda

Existem investidores, principalmente os mais novos no ramo, que começam a investir e não querem parar mais. Você ganha uma vez e já quer investir quantidades maiores no mercado. Como você pode notar, isso caracteriza uma atitude agressiva e impulsiva.

Para que você não caia nessa, deve usar o limite de perdas, chamado popularmente de Stop, de acordo com a linguagem financeira. Esse limite permite que você pare de investir quando atingir um determinado valor.

Você pode voltar a investir depois de um período, nas modalidades que preferir. Esse limite só serve para evitar que você sofra uma grande perda por não conter os seus impulsos, ou por má avaliação de condições de investimento.

Peça a ajuda de um profissional

Por fim, você também pode pedir uma ajuda profissional para começar e para se estruturar no mercado financeiro. O coach financeiro, uma das figuras mais populares da atualidade, está atuando no mercado ao lado de centenas de investidores.

Esses profissionais sabem onde, como e quando é melhor investir. Você ainda pode, ao lado do seu coach, fazer um plano de aplicações de qualidade.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top