O que é balanço patrimonial

imagens e descrição
Balanço patrimonial pode ser definido como m demonstrativo composto de dados que permitem analisar o peso quantitativo e qualitativo da empresa dentro do mercado.

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo de contabilidade utilizado no ramo empresarial, sendo responsável por fornecer dados que permitem analisar o peso quantitativo e qualitativo da empresa dentro do mercado.

O balanço patrimonial demonstra a saúde financeira e dos patrimônios de uma empresa durante um determinado intervalo de tempo (geralmente um ano), e é um instrumento essencial para medir a posição contábil do negócio. Ele inclui em sua análise, além do capital que se tem em caixa, as propriedades, contas a pagar e a receber. O balanço patrimonial oferece um cenário amplo a respeito da situação empresarial, possibilitando um terreno mais sólido para se calcular resultados e fazer novos planos financeiros.

Dados analisados pelo balanço patrimonial

Ativo

É composto por todos os bens da entidade, entre eles: créditos, direitos e valores. Dentro do ativo existem subdivisões:

  • Ativo Circulante: tudo o que a empresa tem para fazer operações financeiras de curto prazo, como o valor em caixa ou estoque para entregas;
  • Ativo Não-Circulante: são os ativos que não estarão disponíveis dentro do período anual, e ele inclui tudo o que é usado como parte da empresa, ou seja, aquilo que é necessário para que ela funcione, como equipamentos, depósitos e veículos.

Passivo

É o saldo de obrigações que a empresa tem a arcar. É uma conta a se pagar, mas que provavelmente irá gerar lucros sobre ela posteriormente. O passivo é dividido em:

  • Passivo Circulante: todas as dívidas que poderão ser quitadas dentro de um ano ou menos, como impostos e salários;
  • Passivo Não-Circulante: dívidas a longo prazo e que possivelmente trarão retorno para o negócio, como investimento em novos produtos ou a compra de um espaço de publicidade.

Patrimônio Líquido

É o que foi investido no início da empresa pelos sócios e os reinvestimentos feitos a partir dos lucros obtidos pela própria empresa. Essa dívida com os sócios, no entanto, não tem como ser executada.

Como fazer o balanço patrimonial

O balanço patrimonial visa analisar a situação financeira de uma empresa em um período específico e, para que seja eficiente, é preciso que se preste atenção em algumas coisas. É preciso ajustar as contas quando o balanço é realizado, já que podem existir muitas mudanças de valor, além de lucros e despesas que não constam corretamente nos livros de contabilidade. Isso acontece porque as contas dos balancetes feitas mensalmente podem não refletir os valores e variações corretas, visto que é impraticável seguir essas alterações na velocidade em que ocorrem.

Analisa-se, então, as contas registradas juntamente com os dados externos, que precisam ser colocadas à parte e organizadas em classes. O balanço patrimonial representa o equilíbrio: o saldo dos ativos deve permanecer igual ao saldo dos passivos somado ao do patrimônio líquido, sendo representado pela fórmula Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido.

Imagem: © Depositphotos.com / ar130405

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top