O que é Independência Financeira?

Cada pessoa tem seu sonho, mas a menos que você faça parte do 1% da população mundial que não precisa dele, muito provavelmente você compartilha com o resto da Humanidade a vontade de ter sua Independência Financeira. Muita gente, no entanto, acha que ela significa ter um bom salário, um emprego estável ou simplesmente não depender de outra pessoa, um provedor, para ter seu dinheiro para pagar contas.

Acontece que Independência Financeira é uma coisa muito diferente – e mais fácil de ser conseguida do que você imagina. Saber exatamente o que significa é o primeiro passo para conquistá-la.

Se o padrão de vida mudar, você vai precisar de mais dinheiro?

Há duas situações clássicas que exemplificam a Independência Financeira para a maioria das pessoas: quando um jovem começa a ganhar seu próprio dinheiro sem precisar da ajuda dos pais e quando, já mais tarde, um casal estabelecido pode viver apenas dos rendimentos (aluguéis, investimentos, poupança etc) sem precisar de salário para viver.

No entanto, mesmo que o jovem guarde parte do seu dinheiro e viva bastante confortavelmente uma vida de solteiro, muito provavelmente ele terá que gerar outra renda se quiser casar e ter filhos – afinal as despesas de solteiro e de casado são bastante diferentes. Da mesma forma, se o casal quiser ter mais um filho e a renda mensal não for suficiente para arcar com despesas de plano de saúde extra, escola, etc, ele também ainda não é independente financeiramente.

Fluxo de renda deve ser perpétuo

Na verdade a Independência Financeira está diretamente relacionada à geração mensal de um fluxo de renda, de caráter perpétuo, que seja capaz de manter aquele padrão e qualidade de vida por tempo indeterminado. Isso é sonho de todo mundo? Muito provavelmente à exceção daquele 1% de pessoas que já a conquistaram. Acontece que há formas de você ter a sua Independência Financeira e ajudar a engrossar esse percentual. Claro que quanto mais cedo começar, mais fácil será, mas veja algumas dicas de como fazer para chegar onde sempre sonhou e ter o rendimento dos seus investimentos bastante superiores aos seus gastos mensais.

Ganhe dinheiro

Óbvio, você vai pensar, mas não tem jeito, se você quer economizar, investir, tem que ganhar primeiro. Então deixe o comodismo de lado e procure uma posição melhor na profissão, invista em você mesmo em cursos e especializações, comece uma atividade lucrativa extra no seu tempo vago. E para poder ter dinheiro para investir é preciso que você mantenha o foco em uma relação simples: ganhar mais e gastar menos. Assim o que sobrar você vai começar a montar sua cartela de investimentos.

Corte tudo o que for desnecessário

Não deixe de comprar aquela blusa ou CD que você está a fim há meses, claro que você precisa se fazer feliz, mas também não precisa entupir o armário de roupas e sapatos nem trocar de carro a cada dois anos. Aproveite para guardar e poupar o que seria gasto nessas coisas, evite dar dinheiro para cartões de crédito e juros bancários de qualquer tipo. Passe a ter um consumo consciente.

Comece a investir

De acordo com os especialistas,a Independência Financeira é quando seus investimentos são cerca de 200 vezes maior do que seus gastos mensais. Por exemplo, se o seu gasto mensal está em torno de R$4 mil, você terá conquistado sua independência quando tiver R$ 800 mil livres para viver, de rendimentos perpétuos. Então você precisa começar a investir.

Comece com a alocação de ativos, uma estratégia que procura reduzir a reação entre risco e retorno, e que traz quatro vantagens básicas: risco reduzido da carteira de investimentos, sendo fácil de entender e de aplicar, custos menores e planejamento a longo prazo.

Reinvista a sua rentabilidade

Começou a receber renda? Então a hora é de reinvestir tudo. Isso mesmo, apenas o reinvestimento e o tempo é capaz de fazer os juros compostos funcionarem. Pegue seus dividendos e aluguéis de imóveis e fundos imobiliários e reinvista-os para otimizar seu investimento inicial.

Faça um curso de coaching financeiro

Claro, quanto mais você se envolver em investimentos mais deve entender sobre eles, então invista na sua educação financeira. Assim você estará apto a tomar as melhores decisões para o futuro do seu dinheiro: são mais de 30 treinamentos que vão deixá-lo ainda mais próximo da sua Independência Financeira. Você escolhe se prefere o curso presencial ou online de acordo com o que for melhor para a otimização do seu tempo – afinal, tempo é dinheiro.

Você vai aprender, por exemplo, a definir melhor as suas metas, o que são ativos e passivos, a controlar a sua compulsividade na hora de comprar, a investir com segurança e inteligência, a desenvolver ao máximo a sua capacidade empreendedora e a colocar tudo em prática com facilidade, conquistando sua Independência Financeira. Além disso, você ainda poderá dar novo rumo à sua vida profissional ajudando outras pessoas como você a conseguirem o sucesso financeiro que você já estará conquistando. Afinal, depois do curso você também será um coach, um treinador especializado em conseguir riquezas.

Acesse aqui e Saiba mais sobre a Formação em Coaching Financeiro. Este Treinamento é essencial para quem deseja chegar a Independência Financeira.

Não esqueça, pode até não ser fácil, mas está longe de ser impossível conseguir o sonho da Independência Financeira. Afinal, você é o seu melhor investimento.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top