O que é o mercado financeiro e como investir

moedas e gráficos
Existem dois tipos de investimento dentro do mercado financeiro: as aplicações de renda fixa e as de renda variável.

O mercado financeiro está em constante diálogo com os demais mercados da economia e, se o financeiro vai mal, os demais setores da produção capitalista costumam ruir junto com ele. Isso foi observado na grande depressão iniciada em 1929, nos Estados Unidos. A crise econômica que nasceu na América do Norte, mas que influenciou o mundo todo, teve diversas causas e fatores, mas seu estopim foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, mostrando todo o peso do mercado financeiro dentro de uma sociedade.

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro compreende o conjunto de negociações cujo objeto de venda e compra é justamente o dinheiro. Em síntese, trata-se do repasse de dinheiro de quem tem (superavitários) para quem não tem (deficitários), e o pagamento posterior deste dinheiro fornecido recebe juros que acabam por se tornar o rendimento de quem cede o capital.

Essas negociações financeiras envolvem pessoas e instituições, mas também podem acontecer entre duas pessoas e duas instituições — como um banco que empresta dinheiro de outro banco para tentar recuperar as ações de solidez financeira. Considerando que estas transações envolvem dois agentes (quem cede o dinheiro e quem o recebe), existe ainda a figura do mediador devidamente credenciado pelo Banco Central para garantir as boas condições da negociação. O mediador também retira lucros destas ações.

Quem realiza a regulamentação e a fiscalização de todas as negociações do Mercado Financeiro é o Banco Central do Brasil (BACEN) e Comissão de Valores Mobiliários (CMV), duas entidades autárquicas federais que possuem subordinação em relação ao Conselho Monetário Nacional (CMN).

Além de regulamentar e fiscalizar para que não haja crimes nessas transações, as entidades responsáveis precisam garantir a arrecadação de impostos sobre estas negociações, além de incentivar que a movimentação de capitais seja benéfica para o desenvolvimento do país. Às vezes é necessário que a economia se expanda, e às vezes é necessário que ela se contraia. Para isso, o BACEN, o CMV e o CNV alteram as taxas básicas de juros, a porcentagem do depósito compulsório e tomam outras ações para intervir e fazer com que a economia só cresça no país.

Neste mercado existem dois tipos de investimento: as aplicações de renda fixa e as de renda variável. É importante ter sempre em mente que a possibilidade de rendimentos é diretamente proporcional à possibilidade de riscos que o investidor corre. Nos investimentos de renda fixa (cadernetas de poupança, CDBs e fundos de investimento), o risco é baixo e o rendimento também tende a ser. Já os investimentos com alto risco (ações, derivativos, swaps e outros), ao mesmo tempo em que se pode perder todo o dinheiro, também é possível multiplicar o patrimônio com mais rapidez.

É imprescindível, portanto, ter em mente qual tipo de investidor está entrando nesse mercado e realizar um bom planejamento de investimentos. Com todos estes dados na mão, conte com a ajuda de um profissional do mercado financeiro que possa orientar os passos, as compras e vendas necessárias para que os investimentos sejam bem realizados.

Imagem: © Depositphotos.com / chepko

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top