O que é prosperidade para você?

O que é prosperidade? O que podemos esperar desse conceito? Como nos relacionamos as nossas metas para alcançá-la? Essas são perguntas frequentes, que podem ter respostas complicadas.

Se você ainda não sabe o que é prosperidade, deve definir primeiramente em quais termos estamos pensando sobre esse conceito. É claro que, aqui, estamos nos focando mais na prosperidade financeira, um dos grandes sonhos do investidor e mesmo do trabalhador comum atual.

Vamos nos aprofundar um pouco mais, para que realmente tenhamos um conhecimento de o que é prosperidade em nosso contexto atual. Se você está precisando de ajuda para se relacionar ao conceito, sugerimos embarcar com a gente nos conteúdos que separamos.

Verifique a seguir!

O que é prosperidade para você

O que é prosperidade?

Para que possamos começar a entender o que é prosperidade financeira, precisamos estabelecer que o conceito não está relacionado diretamente à quantidade de dinheiro que uma pessoa detém. Na realidade, a análise aqui deve se voltar a um aspecto mais qualitativo da saúde financeira.

Em termos mais simples, o que estamos querendo pontuar é: ter muito dinheiro não é ter prosperidade. Você já deve ter conhecido, ou ao menos ouvido falar, de alguém que tem muito dinheiro, mas os valores não sobram no final do mês. Essa pessoa tem realmente a prosperidade econômica da qual estamos falando? Não!

O que é prosperidade então? Quando uma pessoa tem essa prosperidade, ela possui todo o conforto que quer ter e, mesmo assim, consegue acabar o mês com a conta no azul. É claro que, partindo desse preceito, a prosperidade é muito relativa, e ela deve ser.

É por isso que dizemos que alcançar a prosperidade tem mais a ver com a sua relação pessoal com o dinheiro, do que com o acúmulo do mesmo. Sendo assim, vamos entender mais sobre como alcançar esse tão sonhado parâmetro.

Como podemos alcançar?

A seguir, você vai encontrar algumas dicas de como investir na sua prosperidade. Isso se torna mais fácil, agora que já sabe o que é prosperidade financeira. Na prática, só precisamos treinar para aplicar as técnicas.

Comece pelos problemas

O primeiro passo para alcançar qualquer tipo de prosperidade, mesmo que a definição pessoal seja diferente das demais, é acabar com os problemas relacionados às finanças. E por problemas, queremos dizer as dívidas.

Se você está endividado, cuidado para não se iludir na possibilidade de alcançar as suas metas. O fato de muitas pessoas acharem que a prosperidade tem a ver com ganhos em quantidade pode acabar fazendo com que o acúmulo de dívidas não seja sanado, antes de começar a investir em projetos futuros.

Você pode sim adiar os seus sonhos, se isso for realmente necessário. De fato, essa atitude só vai contribuir para melhorar a sua prosperidade no futuro: uma qualidade de quem não precisa se preocupar com cobranças ou com a má gestão financeira.

Faça uma revisão do seu estilo de vida

Definir o que é prosperidade não é simples, pois o conceito varia de acordo com o indivíduo. Para uma pessoa que mora no interior, onde os produtos não são supervalorizados, ganhar um salário de 4000 reais pode significar ter grande prosperidade, contanto que a pessoa não precise gastar todo o dinheiro.

Para uma pessoa que mora na metrópole, ganhar um salário de 4000 reais pode significar se encher de dívidas. O mesmo valor é colocado, mas a prosperidade é relativa. O que estamos tentando mostrar aqui? Estamos examinando o conceito de estilo de vida.

A sua prosperidade é extremamente dependente do seu estilo de vida. Por isso, se você não está tendo uma boa relação com o seu dinheiro, essa é a primeira coisa que deve ser analisada.

  • Será que manter o seu estilo de vida é viável, de acordo com o seu rendimento?
  • Não existem cortes que podem ser feitos para melhorar esse quadro?

Aprenda a estabelecer metas tangíveis

Para atingir a prosperidade, suas metas também precisam ser tangíveis. Quando falamos sobre ser tangível, estamos dizendo que uma meta precisa estar de acordo com os seus rendimentos e seu estilo de vida. Na realidade, esse é quase o mesmo princípio do tópico anterior.

Se você tem um rendimento médio, não pode estabelecer como meta uma viagem das mais caras do mundo. É necessário, nesses casos, encontrar uma saída que te satisfaça, mas que não deixe a sua saúde financeira debilitada. Por que não investir em uma viagem sem algumas mordomias?

Para que você esteja mais perto de alcançar sonhos, sugerimos uma revisão das suas metas, e adequação das mesmas. Assim, a sua relação com o dinheiro se torna bem mais fácil.

Aprenda a investir

Sabemos que o conceito de prosperidade não está relacionado aos ganhos, mas um estilo de vida mais satisfatório está, e ele afeta diretamente a saúde de suas finanças. Por isso, pontuamos que aprender a investir é um detalhe essencial para conquistar a prosperidade.

Ademais, esse conceito está diretamente relacionado à gestão do dinheiro, e estamos fazendo uma excelente gestão ao investir da maneira correta.

Para começar, você precisa definir o seu perfil de investidor. É necessário, na grande maioria dos casos, direcionar alguns dos seus recursos para esse fim. De maneira concreta, estamos falando em poupar no presente, para garantir as suas metas do futuro.

Com o passar do tempo, você verá quanto realmente pode ser investido. Se você ainda não pensou nessa possibilidade, vale dar o passo inicial.

Desenvolva a educação financeira como ferramenta poderosa

Por fim, precisamos falar da educação financeira. Esse é um conceito pouco explorado na nossa cultura, que não ensina como gerir o dinheiro nem na escola, nem através da família.

Você, como adulto responsável pela saúde financeira da casa, pode procurar por cursos e especializações em finanças e desenvolvimento. Não se esqueça, ainda, de educar os seus filhos e o restante da família. Assim, construímos o essencial para ter prosperidade no futuro: uma base sólida e apoiada em preceitos aprofundados.

Esse é um movimento raro, mas que precisa ser cada vez mais estimulado nas próximas gerações.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top