O que é renda variável

A renda variável é um dos assuntos que mais dá o que falar no mundo financeiro. Se você ainda não sabe muito sobre o conceito, está na hora de começar a entender mais. Assim, você conseguirá coordenar os seus investimentos de maneira saudável e garantida.

Muitas pessoas não entendem o conceito de renda variável e acabam por fazer investimentos arriscados, que depois podem gerar problemas para a parte concedente. Se você não quer correr esse risco, é sempre interessante fazer uma boa pesquisa, antes de começar os seus investimentos.

É para isso que estamos aqui hoje. Vamos explicar o conceito de renda variável, assim, como os detalhes que podem fazer com que você se interesse nesse tipo de aplicação. Depois, basta estudar sobre o assunto e você estará preparado para encarar o mundo financeiro de frente. Entenda melhor a seguir.

renda variável

O que é renda variável?

Os investimentos de renda variável podem ser definidos como todos aqueles em que você está lidando com ativos financeiros. Por isso, dizemos que eles são um pouco mais arriscados. Primeiramente, é interessante entendermos como são os investimentos não arriscados.

Quando estamos tratando de um investimento não arriscado, você pode ter uma garantia quase total de que o seu dinheiro vai retornar às suas mãos. Assim, você pode controlar o quanto você investe com mais qualidade. São investimentos mais seguros, os oferecidos por bancos, como CDB, e os fundos, por exemplo.

Nos investimentos de renda variável, as empresas emitem ações para o mercado financeiro e depois recebem os lucros. Elas precisam de investidores para que esse esquema funcione, como você pode notar. É nesse momento que entra a pessoa física, que está interessada em investir.

O câmbio e as ações são exemplos de renda variável, dos mais perigosos. Falamos perigosos não para assustar o investidor, mas sim, pois esses investimentos são muito voláteis. Eles podem crescer ou diminuir dependendo da qualidade da empresa e do momento em que ela se encontra. Por isso, a certeza de retorno do investidor fica em segundo lugar em todos os casos. Não há uma garantia.

Como você pode investir?

Para investir, você vai precisar de ações. Na realidade, quem fornece as ações é sempre uma empresa. Você só vai avaliar a condição geral do mercado e decidir pela melhor opção de compras. Parece simples, mas é nesse momento que as coisas começam a se complicar.

Os números de empresas podem se modificar conforme o tempo de uma maneira impressionante, e isso pode ocorrer em um curto período. É por essa razão que precisamos tomar cuidado com esse tipo de investimento. Afinal, você não consegue ter mais certezas.

Você precisa, com base nessas informações, escolher uma linha de análise para avaliar a viabilidade de comprar ou não ações. Você precisa de duas coisas fundamentais na hora de avaliar, seja qual for o seu método.

A primeira delas é entender quais ações você deve comprar, dentre milhares presentes no mercado. A segunda é entender em que momento você deve comprar.

Tendo esses demonstrativos de quando e onde, fica mais simples investir. É claro que os seus resultados nem sempre serão positivos, mas você pode pelo menos ter um pouco mais de fundamentação e não jogar na sorte.

Quais são as vantagens?

Uma das maiores vantagens de investir em renda com potencial de variação é exatamente os seus lucros. Você deve entender que esses tipos de investimento fornecem mais lucros se comparados com os investimentos de renda fixa. E essa discrepância é enorme, se você parar para analisar.

Algumas modalidades de renda fixa não estão rendendo quase nada. Enquanto isso, quem realmente se dá bem na modalidade de investimentos variáveis cresce financeiramente de um modo impressionante. Esse é o principal motivo pelo qual você consegue encontrar muitos investidores de renda variável.

Outra coisa é a quantidade de empresas que emitem ações para o mercado. Elas são muitas, pois as chances de lucro são realmente grandes. Se você quer ter muitas opções, está no lugar certo. Só tem que entender se essas opções são viáveis.

Quais são as desvantagens?

As desvantagens podem ser condensadas no risco que você estará correndo ao investir nesse tipo de modalidade. Como já pontuamos diversas vezes, você não conseguirá bons resultados se investir nas ações erradas, ou se a empresa entrar em baixa sem avisos prévios.

Por isso, recomendamos avaliar a situação. Esse tipo de investimento é para pessoas mais experientes, que sabem como estudar o mercado com qualidade.

Se você ainda é iniciante, o melhor é recorrer a outra área. Os investidores dessas modalidades de risco costumam ser altamente agressivos, sem que haja investimentos pequenos na área. É isso que as empresas também esperam.

E aí, está preparado para investir em modalidades de alto risco? O que você achou do tipo de investimento em questão?

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top