O que fazer para conquistar o sucesso e a independência financeira?

foto de homem olhando desenho de escada
Para conquistar a sua independência financeira é preciso  saber quando você ganha e aprender a economizar.

Alcançar a independência financeira é o sonho de praticamente todas as pessoas. Afinal, quem é que não deseja ter as contas em dia e ainda conseguir ter dinheiro no final do mês para novos investimentos? No entanto, este sonho muitas vezes se torna mais difícil, pois a independência financeira depende de inúmeros fatores, inclusive da disciplina na hora de gastar.

Mesmo que pareça uma tarefa difícil (e realmente é), alcançar o sucesso financeiro é possível com um pouco de esforço e dedicação.

Dicas para conquistar a independência financeira

Saiba quanto você ganha

Se você tem um emprego fixo, essa medida fica bem mais fácil, pois você sabe quanto vai receber todos os meses e tem a certeza desse valor. No entanto, se você não possui uma fonte de renda fixa, fica mais complicado, pois você pode ganhar mais em um mês e menos em outro, ou vice-versa.

Independentemente da situação, faça os cálculos e saiba exatamente qual é a sua renda mensal, pois é a partir dela que você vai dar os próximos passos para alcançar o sucesso financeiro.

Avalie seus gastos

Todo mundo possui gastos mensais e, a respeito deles, não há muito o que fazer. Em outras palavras, você já sabe que vai ter que pagar contas de água, luz, telefone, internet, aluguel e os demais gastos de todo mês. Além deles, existem também os gastos eventuais, que não são fixos. Avalie quais deles realmente são necessários e quais servem apenas para gastar o seu dinheiro sem trazer nenhum retorno.

Faça uma planilha

A melhor forma de conseguir controlar o quanto você ganha e quanto você gasta é por meio de uma planilha para controle de gastos. Nela, você deverá anotar tudo o que ganha e, principalmente, tudo o que gasta, de modo a nunca perder o controle e acabar perdendo o controle dos gastos.

Economize

Se você realmente deseja alcançar a independência financeira, é necessário aprender a economizar. Depois de colocar todos os seus gastos na planilha, avalie suas anotações e veja quanto sobrou, separando uma quantia para guardar. Para não correr o risco de gastar esse dinheiro, escolha depositá-lo em uma poupança ou outro tipo de investimento.

Imagem: © Depositphotos.com / pyotr021

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top