O que são investimentos inteligentes?

Pense nos seguintes questionamentos: o seu investimento modifica sua realidade? Você faz acontecer com o dinheiro rendido? Você consegue obter lucros consideráveis? Tudo isso conta na hora de fazer os investimentos inteligentes.

Se as suas respostas são positivas para todas as questões colocadas, você está de parabéns. Realmente, você está fazendo investimentos inteligentes com destreza. Entretanto, sabemos que o quadro acima nem sempre é real.

Todos os investidores cometem erros e se você é um deles, não pode deixar de ler nossas orientações. Não, não tem problema errar. Afinal, todo investimento é um risco a ser assumido.

Porém, você deve saber como fazer investimentos efetivamente inteligentes. Uma vez que você fizer isso, sua taxa de erros vai se reduzir de maneira significativa. Você conseguirá ganhos bem maiores.

Vamos ver como fazer o investimento inteligente?

investimentos inteligentes

O que são investimentos inteligentes?

Investimentos inteligentes não caem do céu. Eles são bem pensados, medidos e ponderados para atingir os melhores resultados no final do processo. É claro que todo esse caminho fica mais simples com a prática, mas ele deve ser exercitado.

Os investimentos inteligentes, de maneira geral, são compostos por ações, estratégias e técnicas que visam um investimento final mais seguro. Mas cuidado, pois você não precisa fazer um investimento inteligente apenas em modalidades conservadoras. Podemos fazer esse tipo de ação em investimentos de renda variável, daqueles que mais oscilam.

O segredo para ter investimentos inteligentes é entender sobre estratégias. Você pode ficar perdido com o excesso de informações sobre finanças. Por isso, separamos orientações valiosas. Vamos às nossas dicas.

Defina metas e objetivos

Algumas pessoas começam a pensar em investir sem o menor planejamento. O ramo certamente não funciona dessa maneira. Você não acorda um dia e pensa: quero investir, vamos ver como posso fazer isso. Se você realmente quer ser um investidor sério, precisa de metas.

Essas metas e objetivos devem ser alcançáveis pelo seu capital inicial e pela modalidade escolhida. Isso significa que não dá para você escolher uma modalidade sem antes avaliar a sua situação.

Para definir metas, você pode começar com algumas questões. Primeiramente, se pergunte qual será a renda investida e quanto você pretende lucrar. É interessante estabelecer uma meta inicial mais baixa e ir aumentando conforme a sua experiência com o setor de investimento.

Depois, defina todos os objetivos em relação as modalidades de investimento. Os investimentos inteligentes precisam de ações pontuais, do tipo: vou investir nessa empresa, nas ações verificadas pela minha pesquisa, em um dia e hora específicos.

Pense em diversificar

Diversidade é a palavra da vez quando se trata dos investimentos inteligentes. Você pode ser o investidor mais seguro do mundo, aquele que gosta das coisas bem definidas e de rendimentos sem perdas. Mesmo assim, você precisará diversificar.

A razão para isso é simples. Muitas vezes, as modalidades não rendem o valor esperado. Podemos fazer especulações de todos os tipos, mas elas podem se modificar de um dia para outro. Por isso, pense nos investimentos diversificados como medidas de segurança.

Mas tome cuidado. Diversificar não significa que você precisa sair por aí investindo no maior número de modalidades possíveis. Você ainda terá que fazer uma pesquisa detalhadamente. Porém, na hora do estudo, selecione mais de 2 opções.

Faça pesquisas

Como já havíamos mencionado, os investimentos inteligentes precisam de pesquisa. Sim, você vai ter que pesquisar muito, em diversas fontes e de diferentes maneiras. Essa estratégia inteligente garante que você tenha a menor margem de erro possível ao investir.

Sugerimos que você comece pesquisando sobre o mercado no qual vai investir antes de começar. Se você for investir em ações, deve entender como funciona o mercado de ações e o que pode fazer com que ele oscile. No final das contas, a tarefa não é tão complicada assim.

Organize a sua pesquisa como uma eleição. Você terá diferentes modalidades, distintos investimentos e, claro, diversos riscos para analisar. Agora, chegou a hora de eleger o melhor para as suas necessidades.

As pesquisas não param por aí. Muitas pessoas acham que só devem pesquisar ao definir um investimento inicial. Na realidade, você sempre precisa ficar de olho nas oscilações do mercado, nas notícias mundiais, entre outras informações.

Cuidado com as taxas de administração

Você já ouviu falar das taxas de administração? Se já conhece o mercado de finanças, esse termo não é tão desconhecido, certo? Vamos falar um pouco mais do importante índice para investidores.

Quando você investe, precisa pagar uma taxa para a administração. Afinal, todos os lados estão visando o lucro com um investimento. Você está querendo que o seu dinheiro renda, mas a empresa também quer lucrar nesse processo. E qual é o problema disso? Vamos entender melhor aqui!

Essa taxa que você precisa considerar pode afetar o seu rendimento. E isso sempre ocorre de uma maneira negativa. Afinal, o nome já diz: é uma taxa que você precisa pagar.

Nossa dica é simples. Antes de escolher uma empresa de determinada modalidade, olhe as taxas de administração. Se elas estiverem em mais de 1%, você pode ter certeza de que isso vai afetar o seu rendimento. É melhor procurar por outros investimentos, que tenham taxas menores.

A intuição não vale tanto assim em investimentos inteligentes

Se você quer investir com inteligência, precisa de estratégia. Já mencionamos isso anteriormente, mas precisamos reforçar. Muitas pessoas querem ser intuitivas no momento de investir e isso quase nunca dá certo. Usar a intuição é quase como brincar com o seu dinheiro.

Se você quer realmente investir com segurança e inteligência, esqueça a intuição. Afinal, ela é um elemento tão subjetivo que não temos como controlar. Os dados, por outro lado, são pontuais e controlados. As informações são precisas diferentemente da intuição humana.

O reforço é o mesmo: utilize as informações do mercado, entenda sobre estratégias de investimentos e diversifique pensando nos melhores resultados. Mesmo com sua intuição falando alto, você precisa checar os dados da empresa ou da modalidade de investimento antes de aplicar o seu dinheiro. Assim, você tem menos chances de errar nas finanças.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top