Planejamento financeiro – 7 passos que te levarão ao sucesso!

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para conseguir manter seus gastos em dia. Você também conseguirá juntar dinheiro com mais rapidez e facilidade, conquistando uma melhor estabilidade em todos os campos da sua vida.

Muitas pessoas, entretanto, não sabem como controlar os ganhos e podem acabar se endividando. É comum que se pense:

  • Não tem jeito, eu chego no final do mês com a conta no vermelho, pois gasto mais do que eu ganho.

Isso pode até ser verdade, mas por que há um gasto excessivo.

Hoje, vamos te ajudar a melhorar seu planejamento financeiro. Assim, você conseguirá mais sucesso nos seus investimentos e pode acabar o mês com dinheiro sobrando.

Quer saber como? Nos acompanhe a seguir!

Planejamento financeiro

Faça um acompanhamento diário para começar

Para começar o seu planejamento financeiro, você deve se atentar aos seus gastos. As pessoas que não estão acostumadas a planejar podem ter perdido a noção de gastos frequentes e de gastos em excesso nos últimos anos. É por isso que esse estudo inicial é interessante.

Você deve começar com uma base diária. Acompanhe todos os gastos: desde os menores, como um almoço, até os maiores, como o pagamento de uma conta. É essencial saber quanto você gasta por dia com tarefas recorrentes.

Depois desse estudo inicial, você pode deixar para fazer uma pesquisa semanal ou mensal. Não se preocupe em anotar absolutamente todos os gastos, pois eles podem não ser tão significativos assim para a soma final das despesas.

Peça a opinião de profissionais

Uma das melhores estratégias para fazer um planejamento financeiro de sucesso é pedir a opinião de profissionais do ramo. Agora que você já tem ideia dos seus gastos, pode falar sobre as suas finanças com mais propriedade.

O coach financeiro, nome dado ao profissional que cuidará das suas economias, é acessível e pode melhorar a sua relação com o dinheiro. Ele ainda saberá exatamente como estruturar o seu planejamento e pode te ajudar a melhorar suas análises dos gastos.

Esse tipo de profissional é aquele com quem você pode contar para tudo. Você poderá falar mais sobre as suas complicações ou até sobre dívidas. Ele dará um jeito e encontrará uma saída, mesmo para as situações mais difíceis.

Compare preços de produtos

Agora que você já está atuando ao lado de um coach, há uma coisa que você pode fazer individualmente e que melhorará a sua relação com os gastos mensais: comparar preços.

Muitas pessoas não possuem esse hábito no cotidiano e podem acabar adquirindo apenas produtos com baixo custo-benefício. Você não precisa ser uma delas! Agora, sempre que você for fazer compras, procure por uma opção mais em conta e de boa qualidade.

Essa é um exercício de paciência e perseverança. Você pode até achar que precisa dos produtos mais caros por conta da qualidade, mas na maioria das vezes há uma alternativa mais barata.

Não se esqueça de falar com o seu coach financeiro sobre alguns hábitos que você precisa cortar, ele pode te dar boas dicas para baratear os custos.

Saiba como usar os seus cartões

Saber como trabalhar de maneira estratégica com os seus cartões faz parte do seu planejamento financeiro. Afinal, você não pode deixar os gastos acumularem em um cartão, enquanto os outros estão inutilizados.

Para começar, você deve falar com o seu coach sobre os melhores planos para o seu cartão.

  • É interessante abrir qual tipo de conta, levando em consideração a minha condição financeira?
  • Quais são os custos e os benefícios?

Essas são perguntas básicas pelas quais você pode iniciar suas ações.

Uma dica pode ser usada em todos os casos: saiba como utilizar o cartão de crédito. Você pode consultar o seu coach sobre as vantagens de usá-lo em alguns casos.

Ele também te orientará melhor sobre as situações em que você deve deixar esse cartão de lado, e usar apenas o débito.

Defina metas mensais para melhorar seu planejamento financeiro

Agora, falaremos do planejamento financeiro em si. Para começar a trabalhar junto ao seu coach, você deve considerar todos os apanhados anteriores: gastos mensais, uso dos cartões e opções de produtos. Comece a organizar todos os elementos em uma planilha.

Você ainda deve pensar em metas e objetivos para seu planejamento. É importante considerar todos os seus gastos e os seus investimentos antes de começar. Se você quer fazer uma grande viagem ao final do ano, comece a planejar os custos desde já.

Cuidado para não ficar muito focado em metas pessoais. Você deve ter como meta o acúmulo de uma quantia mensal para emergências. É interessante se prevenir no momento de juntar dinheiro e de se planejar.

Reveja suas metas ao final do mês

Você deve ser extremamente controlado no momento de fazer e refazer o seu planejamento financeiro. É importante reservar um período do mês para rever projetos pessoais e avaliar as suas metas.

Sim, as metas podem mudar de maneira radical ao longo de um ano. Afinal, ninguém consegue prever o que acontecerá daqui alguns meses. Ainda mais se considerarmos que a área de finanças é extremamente instável.

Por isso, abra o seu planejamento uma vez ao mês para fazer modificações. Não tenha medo de mudanças de grande porte. Essa ação te ajudará a manter os gastos em controle e a considerar novas entradas e saídas ao longo do ano. Não deixe de falar com o seu coach financeiro sobre todas as alterações.

Use tabelas

Uma boa ação é o uso de tabelas para organizar as finanças pessoais. Você nem precisará de um aplicativo ou de um software para isso. Basta combinar a produção com o seu coach financeiro, que a tabela será atualizada constantemente de acordo com os seus gastos mensais.

É essencial que você saiba separar a organização das tabelas. Você pode deixar um espaço reservado para gastos com alimentação e mantimentos da casa, e algo separado parar o ramo de lazer, por exemplo.  Dessa maneira, as suas despesas não vão se embaralhar.

Viu como é fácil organizar o seu planejamento com sabedoria?

Posso te ajudar ainda mais, conheça meus cursos!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top