Planilha para Controle de Gastos-Leia o Artigo e Baixe a sua

Do que se trata a expressão “planejamento financeiro”?

Quem não deseja comprar um carro, adquirir um imóvel, fazer uma viagem dos sonhos, outro objetivo que envolva dinheiro? Acredito que todas as pessoas possuem sonhos e metas, e a maioria desses objetivos, envolve planejamento financeiro.  No final deste texto, disponibilizaremos uma Planilha para Controle de Gastos.

Antes disso, vale refletirmos sobre alguns pontos. Para a Conquista dos Objetivos citados nas linhas iniciais deste artigo, devemos ter em conta que o dinheiro suado de nosso dia, se não tivermos cuidado, pode ir para o ralo em segundos.

Mas por quê? Simples, por alguns motivos abaixo:

a) Impulsividade/Consumismo

b) Falta de objetivos com o dinheiro

c) Gastos excessivos com festas/eventos

d) Não tomar os devidos cuidados com cheques e cartões de créditos

Além do mais, existe uma infinidade de outros motivos pelas quais certas pessoas vivem sempre no vermelho, e isso tudo se resume a falta de planejamento! Então, como é possível se planejar, gastar o que for somente devido, e juntar uma graninha? Simples, vamos ajudar você a elaborar uma planilha para você efetuar seu controle de gastos. Portanto, vamos lá?

Por onde começar?

Para começarmos a elaboração da planilha, devemos ter a plena noção dos conceitos que envolvem o planejamento financeiro pessoal, que são:

a) Entradas – Salários, proventos de renda extra, juros sobre o capital aplicado, férias, 13º salários, outros.

b) Despesas fixas: Despesas que você terá certamente todo o mês sem sofrer oscilações, como por exemplo: aluguel ou financiamento do imóvel, gastos com faculdade, financiamento de veículos, entre outros

c) Despesas Variáveis: Despesas que oscilam de acordo com o mês, como contas de luz e água, gastos com alimentação, gastos com o carro, como manutenção, troca de óleo, etc.

d) Evolução – Acredita-se que é essencial notarmos a evolução do nosso caixa, logo, uma visão mensal e o acumulado ano para verificar o quanto foi gasto em cada tipo de despesa, é essencial. Isso nos faz com que forçamos uma redução de custos em determinada categoria.

Registrar na última coluna um totalizar de todos os gastos, receitas, e o seu saldo acumulado do ano, fará com que você faça uma “prova real” do que você possui disponível em caixa. Se os 2 números possuírem divergências, é sinal de que possa ocorrer falta de registros no meio do caminho, ou o não pagamento de uma determinada despesa.

Como posso realizar os registros?

Podemos realizar esse controle pessoal de diversas formas, mas sugiro que deva ser feita no Microsoft Excel, pois segundo especialistas é a ferramenta mais versátil e prática do mercado se tratando de cálculos e elaboração de planilhas. Para isso, é necessário que o usuário tenha uma breve noção do programa e quais as formas de inserir maiores despesas nos devidos campos, como excluí-las, e claro, a elaboração de fórmulas matemáticas dentro da mesma.

Se você possui uma profissão na qual você se locomove muito e não possui um ponto de trabalho fixo, pode também se realizado esse controle por aplicativos de celular com a função de Controle de Gastos. Basta acessar a loja do seu celular de acordo com a sua plataforma e lá você encontrará imagens, opiniões dos usuários que já utilizaram o aplicativo, entre outros. Segue abaixo o nome de alguns aplicativos:

a) Para iOS – Moni, Toshi Finanças, Finance, Checkbook, Just Money

b) Para Android – Money Wise, Finanças Pessoais, Minhas Economias. Cartão Fácil

c) Para Windows Phone – Bill Reminder, DinDin Pro, Finanças, Money Lover

É fácil efetuar o controle de gastos? Acho que não.

Controlar gastos não se trata de usar somente planilhas e outros sistemas na qual proporcionam esse controle, mas sim disciplina e atenção em relação aos seus gastos. O diferencial de toda a caminhada para um controle de gastos será o registro de suas atividades na planilha para que a planilha o auxilie em seus objetivos e metas pré-estabelecidos. Planejamento financeiro se resume na busca contínua por objetivos financeiros, e como você fará para concretizar esses objetivos. Portanto, nunca é tarde para se iniciar o controle de seus gastos, nunca!

 Para maior comodidade e solução de eventuais dúvidas, elaboramos uma Planilha com um Controle de Gastos muito Simples e Prática de ser realizados os registros, Clique aqui para baixá-la.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top