Plano financeiro – O que é?

Para organizar a sua vida financeira de maneira eficiente, você vai precisar de um bom plano financeiro. Muitas pessoas fazem a gestão pessoal de suas finanças de forma irresponsável e acabam sofrendo as consequências.

Para começar, você sabe o que é um plano financeiro? Sabe como estruturá-lo? E por que esse plano é tão importante assim para garantir a saúde financeira? Se você ainda não sabe as respostas, precisa aprender um pouco mais.

Acompanhe nosso artigo a seguir e entenda tudo que você precisa saber sobre o plano financeiro, voltado às suas finanças pessoais. Assim, começará a fazer uma gestão de qualidade!

Plano financeiro

O que é plano financeiro?

O plano financeiro é um padrão de estratégias, técnicas e racionalizações usado para gerir as suas finanças pessoais ou empresariais com qualidade e sucesso. Por meio desse plano, o objetivo é transformar o dinheiro em um meio de acúmulo de riquezas reais e de alcance dos seus objetivos.

Muitas pessoas acham que o planejamento pode ser usado apenas para finanças de grande porte, como medidas do desempenho total de uma empresa. Será que isso é verdade? Na realidade, você pode fazer planejamentos até das suas finanças pessoais. Basta ter um objetivo em mente e uma estratégia de gestão da renda que entra em sua conta.

E no que consiste o plano? Como essas técnicas são registradas? Para sua sorte, isso é bastante simples. Você só vai precisar de uma planilha para anotações e do acompanhamento de receitas e despesas pessoais.

Com essas ferramentas, você já pode calcular muito do seu orçamento.

Por que ele é importante?

Se você quer realizar projetos futuros e atuar financeiramente com segurança, o plano financeiro é uma obrigação. Poderíamos passar o dia todo aqui falando das razões que tornam esse plano essencial, mas vamos discutir o mais básico.

Primeiramente, o plano é preventivo. Você deve conhecer pessoas que sempre acabam o mês no vermelho ou que não conseguem pagar suas dívidas acumuladas. Será que essa pessoa apenas não ganha a quantia ideal? Ou será que é um problema de gestão? Na maioria das vezes, o problema é da gestão.

Se você não quer acabar o mês no aperto, quer ter um dinheiro de emergência ou deseja investir uma porcentagem da sua renda, precisará de um bom planejamento. O fator da segurança é extremamente importante no processo.

O segundo motivo é a garantia de uma boa saúde financeira no futuro. O seu “eu”, do futuro, precisará ter recursos. Afinal, a ideia é progredir financeiramente ao longo do tempo, e não ficar no mesmo patamar. Realizar os seus objetivos financeiros e fazer grandes compras só são ações possíveis com a ajuda de um bom planejamento.

Dicas para planejar com qualidade

Agora que você já sabe mais sobre a importância do plano financeiro, vamos dar algumas dicas para se sair bem nessa prática. Assim, você pode agir com sabedoria no momento de poupar, investir e gastar o seu dinheiro. Acompanhe!

Faça o orçamento doméstico

Para começar a trabalhar com um plano de qualidade, você vai precisar se concentrar no âmbito doméstico. Destacamos esse aspecto, pois ele é a base de todo planejamento de qualidade. É necessário começar pelo balanço dos fatores de dentro de casa e depois ir caminhando para fora.

O que podemos incluir no planejamento doméstico? Todos os gastos com a casa, incluindo contas e cobranças de imposto, e os gastos com a família. Uma grande quantidade de pessoas comete um grande erro ao planejar de maneira individual. A inclusão da família se torna essencial principalmente se você tem dependentes.

Nossa sugestão é fazer um diagnóstico geral de sua casa e definir a circulação do dinheiro por ali. Não se esqueça de apresentar a proposta a outras pessoas que vivem com você.

Corte gastos desnecessários

Um dos motivos pelos quais o planejamento financeiro não sai como o esperado são os gastos desnecessários. Muitas vezes, eles não são nem colocados no balanço final, por serem menos expressivos. Via de regra, você precisa colocar até o mais insignificante dos gastos no balanço e precisa urgentemente controlá-los.

Como fazer isso? Só você pode se organizar e cortar aqueles gastos que realmente não necessita. Esse tipo de ação requer uma dose extra de autocontrole e disciplina, que você pode treinar com o passar do tempo.

Não se esqueça de separar uma parte do orçamento para cada propósito ou para cada categoria do seu planejamento. Assim, você evita gastar com coisas que não são necessárias, pois a quantia disponível é limitada.

Cuidado com pagamentos a prazo

Outro erro comum é a técnica de pagamentos a prazo, no cartão de crédito, por exemplo. Sabemos que todo mundo usa o cartão de crédito e não queremos te impedir de gastar por meio dele. Estamos falando apenas para tomar alguns cuidados.

Um cuidado que você pode tomar é gastar maiores quantias no primeiro dia após o fechamento da sua fatura anterior. Assim, só pagará o produto no final do mês. Outra dica é manter os seus créditos dentro de um limite, que vai depender do seu rendimento mensal.

Você pode estabelecer um valor máximo, que não deve ser ultrapassado.

Por fim, fique longe de parcelamentos com juros. Parcelar as próprias cobranças do cartão de crédito é um exemplo de atitude perigosa, pois os juros costumam ser absurdos.

Considere investimentos

Por fim, considere os investimentos em alguma modalidade da sua preferência. Você pode escolher uma mais segura, como o CDB dos bancos, ou uma mais arriscada, como os investimentos diretamente na bolsa de valores. Vai depender da sua necessidade do dinheiro e da liberdade de sua margem de perdas.

Não se esqueça de, primeiramente, investir em conhecimentos. Comece conhecendo um pouco mais sobre o mercado financeiro. Afinal, ninguém pode se especializar sem entender profundamente o que está fazendo, certo? Com investimentos, não é diferente.

Você pode até pedir a ajuda de um profissional da área, um coach financeiro, para se especializar. Esse tipo de auxílio é sempre bem-vindo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top