Processo de coaching – Como funciona?

O processo de coaching tem se tornado muito comum em diferentes áreas de atuação profissional. Você deve ouvir  falar de coaching a todo momento, mas será que realmente sabe o que o conceito significa?

Para acabar com as suas dúvidas, elaboramos um guia rápido para explicar como funciona o processo de coaching. Saio, você aprende tudo sobre essa excelente oportunidade de atuação que não para de crescer mundialmente.

Processo de coaching

O que é coaching?

O processo de coaching faz parte da carreira de coach. O profissional atua orientando, estabelecendo soluções e fornecendo objetivos alcançáveis em diferentes situações. Um dos ramos mais comuns é o de atuação frente ao mercado financeiro.

O objetivo final de qualquer processo de coaching é estabelecer um contexto benéfico de crescimento pessoal e profissional. Êxito nos resultados e alcance dos sonhos são algumas das conquistas para quem contrata um coach.

Além de fornecer soluções para situações tangíveis, o coach também tem o papel de estimular a confiança, melhorar a autoestima, incentivar ações e aumentar o potencial de seus clientes. São diversas estratégias empregadas para alcançar essas metas.

Ok, agora você já sabe o que é um processo de coaching. O conceito ainda está um pouco abstrato? Você não conseguiu entender muito bem? Vamos ver como tudo funciona na prática.

Como funciona o processo de coaching financeiro?

O processo vai depender de qual área de atuação estamos falando. Hoje, vamos nos aprofundar no ramo de mercado financeiro.

Primeiramente, o coach vai analisar uma demanda. Na maioria das vezes, os clientes chegam com reclamações ou objetivos que não estão sendo alcançados. O papel do profissional é entender as falhas que impedem o cliente de chegar onde precisa.

Durante o processo de coaching, um claro e preciso diálogo precisa ser estabelecido entre as partes. O objetivo é garantir que uma solução satisfatória seja encontrada.

Aqui, o coach é mais que um guia. Ele não diz somente o que o cliente deve fazer, mas também age como um mentor. Uma conexão próxima e familiar deve ser desenvolvida para que as soluções sejam alcançadas da melhor maneira possível.

Quanto dura o processo?

O processo de coaching tem começo, meio e fim. Geralmente, o profissional divide cada atuação em resolução de um caso. Vale pontuar que o coach não precisa atuar a todo momento ao lado do coachee. Muitas vezes, o serviço é encerrado. Entretanto, clientes inteligentes sempre mantêm um contato por perto para situações de aperto.

Para casos de resolução mais simples, falamos em 4 meses de atuação. O processo começa pelo diagnóstico do caso e termina pela prática da solução.

Os casos mais complexos, em que a pessoa está em situações de longo prazo, o processo pode demorar até 6 meses. O mesmo caminho é realizado. As soluções financeiras podem levar mais tempo para se concretizarem.

Vantagens do coaching

Para finalizar nosso guia, vamos verificar quais são as vantagens de investir em um coach.

Mais poder de decisão

É comum que o coachee esteja com dificuldades para investir na decisão correta. Na maioria das vezes, ele não sabe como agir frente a um problema prático.

O papel do coach não é de fornecer a solução correta. Afinal, a maioria dos casos possui mais de uma saída possível.  O profissional deve ampliar as possibilidades de ação de seus clientes frente a diversas situações. É isso que chamamos de poder de decisão.

Menos riscos

O mercado financeiro é uma das áreas mais arriscadas para quem quer fazer investimentos. Se você já perdeu uma grande quantia aplicando na opção errada, sabe disso. Um coach pode te ajudar a entender mais sobre os seus objetivos e possibilidades. Assim, você investe na ação correta.

Uma grande porção do papel de coach consiste em fornecer segurança ao coachee. Se você quer apostar na atuação, precisa estudar técnicas de persuasão é estabelecer confiança dos dois lados do processo.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Essa é uma vantagem para quem utiliza os serviços de coach para gerar autonomia de uma empresa ou negócio pessoal. Nesse contexto, é comum cometer o infeliz erro de não separar as finanças pessoais das profissionais.

Um coach pode ajudar a fazer uma separação saudável, que não acabe em prejuízos para nenhum dos lados. Esse tipo de problema é um dos mais frequentes. Por isso, a maioria dos profissionais pode fornecer um excelente plano de ação.

Melhorias na educação financeira

A educação financeira ainda não é muito estimulada entre as pessoas. Esse quadro acaba gerando diversos prejuízos, incluindo o acúmulo de dívidas e a má gestão do estilo de vida. Por conta disso, um dos papéis prioritários do coach financeiro é investir em educação para os clientes.

E como o processo é feito? Basicamente, a figura do coach precisa ser de autoridade na área. É necessário fornecer os corretos esclarecimentos para cada ação desempenhada em parceria. Explicações sobre o funcionamento do mercado de ações, por exemplo, são comuns durante a atividade.

Se você quer procurar um serviço, é indispensável entender mais sobre a sua situação e trazer dúvidas ao profissional para maiores esclarecimentos. Se você procura atuar no ramo, não se esqueça de se especializar na área e estudar constantemente sobre o assunto.

Melhor desempenho em atividades cotidianas

A atividade de coach financeiro tem uma relação íntima com o cotidiano. Era de se esperar, já que as relações financeiras circundam a nossa vida a todo momento. Se você está tendo problemas relacionados ao dia-a-dia, um bom processo mediado por um coach financeiro promete ajudar.

Questões como manejo de dívidas, gastos excessivos, má gestão das diversas áreas da vida, entendimentos sobre gastos fixos e variáveis e educação financeira familiar são atendidas por bons profissionais. Nem o menor dos problemas deve passar despercebido pelo coach. Ele vai avaliar a situação e dar o encaminhamento que julgar adequado.

No final do processo, a absoluta maioria consegue lidar com o dinheiro no cotidiano de uma forma mais saudável. Esse é o passo número um para conquistar sonhos e objetivos em um futuro financeiramente saudável.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top