Qual melhor investimento para fazer quando se é jovem?

Saber qual melhor investimento para se fazer não é uma das tarefas mais simples. Você pode ter algumas dificuldades se não estudar sobre o assunto, principalmente se você ainda é jovem e não conhece o mercado ou não tem muitas experiências.

Algumas atitudes relacionadas ao mundo financeiro podem ser impulsivas, principalmente quando somos jovens. Porém, decidir qual o melhor investimento não pode ser uma delas. Aprendemos com os nossos erros a todo momento, mas não podemos cometer muitas falhas quando estamos falando de dinheiro, correto?

Para te ajudar a decidir qual o melhor investimento para se fazer quando é jovem, vamos te dar algumas opções. Assim, você já aprende mais sobre o mundo das finanças.

Acompanhe, ainda, algumas dicas essenciais para não errar, e se saia melhor do que esperava. Entenda mais abaixo!

Qual o melhor investimento para fazer quando se é jovem?

Qual melhor investimento para fazer quando se é jovem?

CDB

Os chamados certificados de depósito bancário são ótimas opções para jovens que querem se descobrir no mercado e saber qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil. De fato, não é fácil escolher nessa idade, e você pode cair em algumas armadilhas.

É por isso que, para inaugurar a nossa seleção, pensamos em começar com algo mais certeiro. O CDB é uma das opções mais seguras do mercado, pois são os bancos que pegam o seu dinheiro emprestado, para aplicar em funções internas. Em troca, você ganha uma taxa, pelo empréstimo.

Por conta dessa estrutura de negociações, essa modalidade pode ser uma boa escolha por sua segurança. De fato, você só corre o risco de perder os seus investimentos se o banco quebrar, e mesmo assim temos um fundo de garantia de bases nacionais para te ajudar.

Fundos de investimento

Muitas pessoas citam os fundos de investimentos quando vão escolher qual o melhor investimento para se fazer quando você é jovem. Isso ocorre por motivos parecidos com os anteriores: esse é um tipo de investimento bastante seguro, que você pode começar com pouco dinheiro.

Funciona da seguinte maneira: você faz um empréstimo para um fundo de alguma empresa, mas tudo é mediado pelo banco. Isso significa que você não precisa escolher individualmente em qual fundo vai aplicar. Os bancos já separam as melhores opções de acordo com o seu dinheiro e com o tempo que você pretende manter a quantia em circulação.

Mais uma vez, como ocorre com a modalidade anterior, você está protegido pelo banco. Se os fundos não estiverem dando frutos, você não perde o seu dinheiro, como é comum em investimentos mais arriscados. O máximo que pode ocorrer é não conseguir os lucros que esperava anteriormente.

Capitalização

Quando nos perguntam qual o melhor investimento para jovens, não podemos deixar de citar a modalidade das capitalizações, que está ganhando destaque principalmente por seus baixos valores de base para investir. Essa estratégia foi pensada exatamente para jovens que ainda não podem retirar muito dinheiro de suas contas, mas querem começar a faturar.

Tudo funciona de uma maneira simples. É como se você estivesse emprestando dinheiro para o banco, e esse dinheiro fosse devolvido posteriormente com os seus juros. Porém, enquanto as transações ocorrem com o seu capital, você pode concorrer a prêmios semanais de altos valores. Geralmente, os sorteios ocorreram aos finais de semana, e você pode sair da agência com uma quantia impressionante.

Os planos variam de acordo com o banco que você escolher. Porém, via de regra, você pode aplicar a partir de 20 reais por mês, mas precisa deixar o seu dinheiro em circulação por algum tempo. De fato, essa é a má notícia: você não vai poder mexer na quantia até completar o prazo, que vai variar. Sugerimos que você pesquise mais ao lado da sua agência.

Letras de crédito

Quando pensamos em qual o melhor investimento para jovens, essa é uma das modalidades que podem ser consideradas. Quando você adquire letras de crédito, está emprestando dinheiro para financiar outros empréstimos no setor. Esses setores podem ser o imobiliário ou o de agronegócios, os únicos que emitem esse tipo de título.

Ao emprestar dinheiro, os emissores vão investir em determinados recursos para aumentar a sua rentabilidade. Porém, eles precisarão te devolver a quantia com benefícios, ou o acordo não foi valioso para você, não é mesmo? Esse lucro é o que torna essa modalidade uma das principais eleitas para os jovens, já que normalmente traz bons frutos.

Devemos citar, também, que essa é uma modalidade que apresenta poucos riscos. Se você possui quantias menores e não tem experiência no mundo financeiro, é inteligente apostar em investimentos mais seguros. Mais para frente, você pode pensar em aplicar quantias estratégicas em modalidades arriscadas e começar a fazer seu nome de negócios.

Tesouro direto

Você já deve ter aprendido que algumas empresas emitem papéis em que você pode investir. Esse é o princípio básico de uma bolsa de valores. Com o tesouro direto, também há a emissão de papéis. A diferença é que esses papéis são emitidos pelo governo federal, e por isso adquirem um caráter de título público.

O governo, assim como as empresas, precisa de dinheiro para funcionar e investir em suas atividades internas. Com o investimento, ele consegue isso. É o melhor de tudo: os rendimentos são prefixados. Você já saberá quanto espera ganhar com o valor que investir. Esse é outro fator que traz segurança a essa modalidade.

Os valores que você pode aplicar são baixos. Eles variam, mas, normalmente, você encontra aplicações no tesouro direto por pelo menos 30 reais. O seu lucro será menor, claro, mas você pode ir aumentando essa quantia aos poucos, até chegar em um rendimento aceitável de acordo com as suas necessidades financeiras.

E aí, qual a sua modalidade favorita? Cuidado para não se jogar em algumas opções mais arriscadas, pois, geralmente, quando se é jovem, não estamos muito preparados. Começar no mundo financeiro é uma tarefa desafiadora, e ela deve ser desempenhado com cautela.

Aproveite e tire todas as suas dúvidas com a gente. Basta deixar um comentário abaixo!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top