Quero comprar uma casa e não sei a melhor forma. Como fazer?

calculadora e maquete de casa em cima de papeis
Existem três formas de adquirir a tão sonhada casa própria: à vista, financiamento ou consórcio.

Comprar uma casa é o principal objetivo financeiro de muitas pessoas, e esta é possivelmente a mais alta transação financeira de toda a sua vida. Porém, ter a casa própria é um sonho que pode se deparar com diversos desafios burocráticos e econômico, exigindo muito planejamento e alguns sacrifícios nos hábitos de consumo.

De modo geral, há três formas de adquirir uma casa própria: comprando à vista, realizando um financiamento ou aderindo a um consórcio. Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens, e é importante entender como elas funcionam para identificar a que está mais adequada à sua realidade financeira.

Como comprar uma casa própria?

Pagamento à vista

Esta é a opção ideal, mas exige muito tempo de economia e planejamento financeiro. Quem consegue juntar dinheiro para o pagamento à vista geralmente consegue usufruir de bons descontos, fugindo das dívidas e dos altos juros.

Financiamento de imóveis

O financiamento é a alternativa encontrada pela maioria das pessoas, e funciona como um empréstimo bancário dividido em prestações mensais de valores pré-fixados e com juros. A principal desvantagem do financiamento está justamente nos juros embutidos, que geralmente são muito elevados e podem se transformar em uma grande dívida. Além disso, a maioria dos financiamentos exige que o comprador dê pelo menos 20% de entrada.

Consórcio

Quem optar pelos consórcios tem mais facilidade para entrar no programa e pagar as mensalidades sem juros, já que se trata de um valor fixo descrito no ato do contrato. São realizados sorteios e leilões mensais para que a pessoa possa receber o valor para compra da casa própria, porém não há previsão de quando ela será sorteada. A única certeza é do prazo final para que os grupos formados durem. É mais indicado para quem tem um local para morar e não tem pressa de ter as chaves da casa própria em mãos.

Dicas para conseguir crédito

Antes de pleitear crédito, resolva qualquer pendência financeira com cartões de crédito e outras dívidas, além de separar um comprovante de tenda e de outras atividades paralelas. Faça simulações de crédito e tenha consciência do que pode pagar. Isso evita o desgaste de gostar de uma casa que está além do que seu orçamento permite.

Imagem: © Depositphotos.com / maxxyustas

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top