Rapport – O que é e como aplicar?

Saber usar as técnicas de rapport se torna importante se você quer conquistar seus clientes e criar um método eficiente de persuasão. Se você ainda não sabe o que quer dizer o conceito, está na hora de aprender um truque que mudará a sua vida.

A seguir, vamos te explicar o que é a incrível técnica de rapport e como ela pode te ajudar. Acompanhe, também, dicas para fazer um uso eficiente da estratégia. Assim, você consegue atingir seus objetivos com êxito.

O que é rapport?

Apesar de ser um conceito do ramo de vendas, o rapport pode ser usado em diferentes áreas de trabalho e variadas situações. Na realidade, o termo tem sua origem na psicologia, mas foi ampliado para outros segmentos de mercado dada a eficiência da técnica.

Rapport é um método usado para criar laços com o cliente ou paciente durante o processo de diálogo. Você não somente transmite conhecimentos e fornece serviços à pessoa. Aqui, é necessário formar uma ligação baseada na sintonia entre você e o outro.

E como isso é feito? As estratégias para alcançar o êxito ainda estão sendo estudadas, mas estão avançando rápido. O uso de aproximações graduais, contato visual e empatia ajudam muito.

Como sabemos que uma técnica de rapport foi aplicada com sucesso?

Existem 3 elementos fundamentais para atestar a eficiência do seu método. Eles são: coordenação, atenção mútua e positividade. Quando esses conceitos estiverem envolvidos na relação, você pode dizer que houve o estabelecimento de uma ligação completa e sincronizada entre os pares.

O laço entre coach e cliente precisa ter bases sólidas. A compreensão de ideias e aceitação de opiniões precisam ser integrantes do processo a todo momento. Caso isso não ocorra, você corre o risco de falhar ao estabelecer o rapport por um período de tempo maior.

Agora que você já sabe o significado do conceito, podemos prosseguir para a aplicação. A área de coaching utiliza essa técnica para promover o bem-estar e a confiança do cliente. Assim, a relação profissional pode ser formada por mais tempo!

Como aplicar?

A seguir, separamos algumas dicas de aplicação para você. Acompanhe.

Se posicione como uma autoridade

Primeiramente, precisamos esclarecer um detalhe: no processo de coaching, utilizar o rapport não significa perder autoridade no assunto. O cliente contratou os seus serviços por conta de sua qualificação para entender o mercado financeiro.

Por isso, o passo inicial para estabelecer confiança é construir autoridade no assunto. Esse é um longo processo, que começa muito antes de marcar a primeira sessão com o consumidor. Você precisa promover os seus conhecimentos em espaços amplos, como na internet.

Quando estiver cara a cara com o cliente, tenha certeza de que está tirando todas as dúvidas e explique conceitos importantes em detalhes. É essencial que o consumidor confie na sua palavra.

Entenda o contexto do cliente

Padronizar as suas relações profissionais é uma péssima ideia quando estamos falando do processo de coaching. Afinal, cada cliente é um cliente, com problemas singulares impulsionados por conta tão diversos.

O primeiro passo para estabelecer um forte laço com o outro é entender qual a sua demanda e compreender as causas da situação que o levaram a procurar ajuda. Nesse sentido, você age muito como um conselheiro. É por isso que usamos esse conceito emprestado da psicologia!

Nas primeiras sessões, recomendamos que você trace um histórico do problema do cliente. Assim, você conseguirá saber de onde surgiram as questões que perduram até hoje. Não se esqueça de deixar a pessoa à vontade para falar quando ela se sentir bem.

Esteja pronto para ouvir outras opiniões

A técnica não deve ser usada como um guia para o consumidor. Agora, você é mais do que um orientador para a questão do cliente: você é um negociador. O acocorado a partir das estratégias é baseado em diálogo e em entendimentos mútuos.

Nossa dica é não impor uma solução para os problema. Não forneça fórmulas mágicas, pois sabemos que essa não é uma possibilidade no mundo financeiro. O convencimento é essencial!

Pergunte, por exemplo, o que o cliente pensa sobre uma determinada mudança em sua estratégia de economia. Se ele discordar, não condene sua ideia ou aja por impulso. O melhor a fazer é estabelecer um diálogo limpo e claro. No final das contas, ele pode até mudar de ideia.

Facilite a tomada de decisão

Construir um laço próximo significa muita confiança no outro. Essa é a técnica de ouro para quem precisa tornar o processo de tomada de decisão mais dinâmico. O cliente não sabe muito sobre o conceito aplicado? Eduque! Ele está em dúvida? Mostre uma situação prática em que a saída proposta por se encaixar.

É essencial que os seus esforços não sejam voltados para a tomada da decisão que você acha mais benéfica. Como mencionamos, o coach de clarear o caminho do cliente. Se, após entender a situação, ele decidir seguir outra rota, você deve trabalhar em cima dessa decisão.

Cuidado com a postura

O coach é um negociador em tempo integral. Por isso, é essencial tomar cuidado com a sua postura dentro e fora do ambiente de atendimento. Durante o processo, alguns pontos precisam ser destacados.

Não se esqueça de estimular o contato visual. Você ainda pode fazer contato físico moderado para que o cliente se sinta mais à vontade. Uma dica que funciona é ter uma postura mais descontraída. Isso tira a tensão do cliente, principalmente quando estamos falando sobre um ramo preocupante da vida.

Trace objetivos

A técnica apresentada é excelente para criar vínculos, mas ela não pode tornar os atendimentos bagunçados. A conversa precisa ser estimulada, mas não a ponto de promover a distância entre objetivos.

Para evitar maiores problemas, apresente as metas que foram decididas junto ao cliente. Quando for pensar em soluções, não se esqueça de destacar a relação entre a saída idealizada e o objetivo final do consumidor. Pode ser complicado não perder o foco na hora de estimular a relação, mas com prática você chega lá!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top