Reeducação financeira – 7 passos para conquistar

A reeducação financeira é um importante primeiro passo para quem quer mudar as suas atitudes frente ao dinheiro. Se você tem hábitos ruins e quer rever o seu estilo de vida, precisa aprender a controlar as finanças com qualidade.

Para te ajudar, separamos um interessante material que lhe revelará mais sobre reeducação financeira de maneira prática.

Confira como você pode melhorar os seus conhecimentos e ter uma saúde financeira de maior qualidade.

Entenda mais sobre reeducação financeira!

Reeducação financeira

Avalie o seu consumo

Um dos processos de reeducação financeira mais importantes é a avaliação do seu consumo.

  • Será que você está consumindo apenas o necessário?

E mais importante…

  • Você está consumindo com consciência?

Existem muitas pessoas que até consomem menos do que ganham, mas investem nas coisas erradas. Parte do exercício de se reeducar também parte de práticas que garantam a qualidade de vida e o bem-estar.

Aqui, também falamos em hábitos prejudiciais, claro. Se você investe seu dinheiro em coisas que não precisa e acaba o mês no vermelho, seu consumo está completamente prejudicado. O melhor a se fazer é garantir que essa situação melhore urgentemente.

E como podemos investir nisso? Apenas um longo cotidiano de reeducação pode ajudar. O primeiro passo você já está dando: entender mais sobre o que você consome e sobre a necessidade daquilo em sua vida.

Coloque os fatores em números

Para que você consiga tirar maior proveito da sua reeducação financeira, é necessário colocar todos os seus gastos e ganhos em números amplos. Estamos falando de valores em porcentagem e de valores anuais.

É aquela velha constatação: 200 reais por mês podem não fazer a diferença em um momento pontual. Porém, 2400 reais em um ano é bastante dinheiro desperdiçado em algo que não vale a pena.

E se você parar para pensar quanto em porcentagem você gasta por ano? O cenário já muda! Nossa dica é sempre dividir os seus gastos e colocá-los em porcentagem, se referindo ao valor total do seu rendimento.

Entenda mais sobre o conceito de riqueza

O que é ser rico? A sua resposta pode indicar a necessidade de um processo de reeducação financeira urgente. Ser rico não é ter mil bens materiais ou poder ostentar. Na realidade, rico é quem consegue ganhar mais do que gasta.

É por isso que falamos que o conceito de riqueza é transitório. Tudo vai depender do seu estilo de vida e até do local em que você mora. O importante é verificar se o seu conceito de riqueza está correto e condizente com o seu rendimento.

Para uma pessoa que ganha 2.000 reais por mês, ser rico é uma coisa. Para alguém que fatura facilmente 20.000 reais, ser rico é completamente diferente. Para começar a entender melhor, se pergunte:

  • Eu ganho mais do que gasto?
  • Meu padrão de vida condiz com minha renda?

Conceitos simples de finanças podem ajudar

A reeducação financeira envolve uma série de estratégias. Para tornar os seus conhecimentos mais fáceis, você precisa entrar em contato com alguns conceitos simples do mundo das finanças.

O conceito de juros simples e juros compostos, por exemplo, pode te ajudar a entender como funcionam as aplicações e até as dívidas, como o parcelamento em cartão de crédito. Por meio desses ensinamentos, você garante a escolha certa.

Entender mais sobre os tipos de aplicação no mercado financeiro também é uma excelente ideia. Assim, você saberá exatamente qual tipo de investimento é indicado para o seu perfil.

Para conhecer esses conceitos, você pode pesquisar por artigos, comprar livros e até contratar um coach financeiro. Aqui, estamos falando do básico, para começar. Você não precisa se aprofundar nesse primeiro momento.

Cuidado com a aposentadoria

Um aspecto muito importante dos exercícios de reeducação financeira é pensar na sua aposentadoria. A maioria das pessoas não pensa no futuro quando o assunto é finanças, pois não foram educadas corretamente desde jovens.

Agora que você está reaprendendo, pode começar da maneira correta e se preocupar efetivamente com esse detalhe.

  • Mas qual é a importância da aposentadoria?

Uma das missões da organização financeira é deixar dinheiro para aposentadoria.

Afinal, não teremos mais nossa principal fonte de renda, considerando que nos aposentamos com certa idade. Ao mesmo tempo, precisamos fazer pagamentos. Não podemos deixar de viver de acordo com nosso estilo de vida.

Esse dilema só pode ser resolvido com um longo plano de poupança e aplicação para aposentadoria. Uma dica eficiente é deixar de 20 a 30% do seu salário para quando você se aposentar.

Aprenda a investir

Investir no mercado financeiro é essencial. Você não somente poupa o seu dinheiro, mas também rentabiliza a poupança. Uma das etapas de reeducação é aprender a aplicar com sabedoria. Uma pessoa que não é educada financeiramente pode até investir, mas ela tende a perder muito mais do que ganha.

  • Como saber em qual modalidade investir?
  • Onde eu vou administrar meu dinheiro e ganhar mais?

Primeiramente, você tem que saber qual o seu perfil de investidor. Investidores mais agressivos tendem a apostar em modalidades com grande oscilação. Para os mais conservadores, a tendência é contrária.

Depois dessa definição, você pode contratar um bom coach financeiro. Esse profissional vai te ajudar a dar os passos básicos para saber investir.

Não aprendemos sobre o mercado do dia para noite: é necessário ter técnica e entendimento especializado para se dar bem no ramo.

Eduque familiares

Por fim, precisamos expandir o conhecimento. A educação financeira não é comum nem estimulada. Você pode começar a mudar esse aspecto educando também os seus familiares.

Se eles já são mais velhos, invista em reeducação e mudança. Se você tem dependentes ainda novos, invista em conhecimentos desde cedo.

O importante é que eles entendam o valor do dinheiro, o significado de ter qualidade de vida e as possibilidades de investimento. Quando pensamos na educação, esses são alguns dos fatores que não podem faltar.

Com o tempo, a prática se torna mais simples. Você precisa dar um impulso inicial para educar familiares com qualidade e com garantias para o futuro.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top