6 passos para conquistar riqueza - Roberto Navarro

6 passos para conquistar riqueza

Você ainda acredita em dinheiro fácil? Afinal, ganhar dinheiro é uma questão de sucesso, organização ou só de sorte mesmo? Na realidade, todos nós sabemos que a riqueza não vem do céu. Você precisará de estratégias se quiser ganhar e manter uma renda ao longo da vida.

Você pode até trabalhar duro e achar outros meios de ganhos de dinheiro, como investimentos na bolsa. Porém, sem uma boa estratégia para conquistar riquezas, você não chega muito longe. Ainda não sabe quais são essas técnicas? Não se preocupe, pois é isso que vamos ensinar hoje.

Você pode aprender a acumular quanto capital quiser sem crise e sem se matar no trabalho. Fique de olho nas nossas dicas e cuide melhor da sua saúde financeira!

Conheça o seu perfil financeiro

O seu perfil financeiro deve ser entendido, antes de você considerar melhorar sua riqueza. Esse é o primeiro passo para muitas pessoas que nunca sequer pensaram em como lidar com a entrada e saída de renda.

riqueza

Para começar, você precisa lembrar de um fato: as pessoas são diferentes em relação ao dinheiro. E não estamos falando só dos gastos. Existe uma série de questões que podem ser avaliadas, como a frequência de gastos mensais, os usos do seu dinheiro, as inclinações financeiras, entre outros.

Na verdade, você pode adicionar as questões relevantes para si mesmo. Se você é uma pessoa que gosta de sair para restaurantes, por exemplo, comece analisando o seu perfil de gastos com alimentação. Depois, poderá passar para outros ramos da sua vida.

O importante é traçar um perfil. Você é uma pessoa mais segura ou mais insegura? Arrisca perder parte da sua riqueza ou gosta de segurança? Pense nesse tipo de pergunta.

Observe sua conta e suas despesas

Sua conta bancária, além de ajudar a construir o seu perfil, pode servir como base para melhorar a sua relação com sua riqueza. De maneira geral, você precisará de organização e análise quando for lidar com as suas despesas.

Para começar, é interessante separar alguns meses do ano em que você vai fazer um levantamento. Defina, por exemplo, quais são as suas despesas mensais e como pode melhorar a sua relação com elas. Existe alguma coisa que você pode eliminar? É vantajoso ter as despesas que você tem?

Antes de tudo, vá com calma. Você não precisa sair eliminando todas as despesas que vê pela frente. Manipular sua conta bancária é necessário para o acúmulo de dinheiro, mas essa tarefa pode ser feita aos poucos.

Em um primeiro momento, você deve fazer um exercício apenas de observação. Isso te ajudará, também, a entender mais do seu comportamento financeiro sem que planeje muito. É algo como entender o seu comportamento em um ambiente natural.

Monte um plano

Agora que você já conhece o seu perfil e já entendeu um pouco mais sobre a sua conta bancária, está na hora de criar um plano. É ele que te ajudará a caminhar para perto da riqueza. Esse planejamento também é essencial para manter e equilibrar os seus ganhos.

Mas como fazer isso? Na verdade, não existem muitas regras. Você pode planejar por meio de um diário em papel, de uma planilha em computador ou até de um aplicativo para celular. O importante é ter um ambiente organizado, em que você possa anotar as coisas.

No começo, você pode achar a tarefa um pouco complicada e trabalhosa. Pode até se perguntar:

  • Mas eu preciso computar todos os meus gastos?

Na realidade, isso depende do grau de manipulação das suas finanças.

Se você quer manter o seu dinheiro em controle, mas não precisa saber exatamente tudo sobre a sua conta, deixando as coisas fluírem naturalmente, pode planejar com mais liberdade. O essencial, entretanto, é fazer um plano cuidadoso, se você quer realmente enriquecer.

Controle o seu dinheiro

O controle financeiro é essencial para quem quer cuidar da sua riqueza de maneira saudável. Agora que você já possui um planejamento detalhado, essa tarefa se tornou imensamente simples. Você só precisa fazer um controle básico, como é feito em várias outras instâncias da vida cotidiana.

Para começar, saiba mais sobre os acessos. Como e de onde você quer acessar sua conta? Se você precisa de controle detalhado, é interessante que receba um SMS de celular, todas as vezes que você gastar, por exemplo.

Sugerimos, também, que você separe a sua renda por ramos de atuação: uma quantia “X” vai servir para o transporte, outra quantia “Y”, servirá para ajudar em cursos e educação. Não se esqueça de considerar os seus dependentes nesse cálculo.

Ademais, você pode usar uma estratégia que sempre funciona. Nunca deixe para o final: se você tiver despesas, lide com elas assim que você receber o pagamento.

Considere uma ajuda profissional

Você já ouviu falar em coach financeiro? Esse é um profissional que entende tudo sobre o mundo das finanças e está preparado para te acompanhar nessa jornada de conquistas. Ele pode atuar no seu planejamento, por exemplo.

São muitas as tarefas de um coach ao seu lado. Se você precisar, ele definirá em porcentagem os seus gastos com instâncias da sua vida privada. Ele ainda pode te orientar em relação às poupanças e investimentos, para que você sempre faça a melhor das escolhas.

Seja como for, você não deve deixar de considerar a possibilidade de ter um coach. Você pode até achar o contrário, mas organizar cada porção de suas finanças pode ser uma tarefa complicada. Um coach é otimizado e perspicaz na hora de fazer isso.

Analise a possibilidade de investir para conquistar riqueza

Já introduzimos esse assunto, mas vamos adiante. Investimentos são difíceis e você até pode considerar alguns, mas faça isso ao lado de um orientador. Com a ajuda do seu coach, organize seu capital e veja quanto você pode investir.

Há, por fim, a necessidade de definir os tipos de investimento. Procure entender mais para saber se você deve investir em títulos, na bolsa, ou em outra modalidade. Esse entendimento é indispensável para seu sucesso.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top